03 / 01 / 2019

6 habilidades de uma recepcionista para se destacar no mercado

Vai concorrer a uma vaga de recepcionista? Descubra aqui as habilidades mais admiradas nessa profissional e trabalhe essas competências!
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http://www.empregos.com.br

A recepção de um negócio costuma ser o primeiro contato do cliente com a empresa. Nessa hora, a habilidade de uma recepcionista pode contar muitos pontos a favor ou contra a imagem da organização. Quem ocupa ou deseja ocupar um cargo na recepção deve estar ciente dessa responsabilidade.

Para ser um bom profissional, é interessante desenvolver algumas competências para construir um currículo que chame a atenção e apresentar um diferencial na hora de participar de processos seletivos. Afinal, um bom atendimento pode ser um detalhe crucial na decisão de compra do consumidor.

No artigo de hoje, você vai conferir de perto 6 habilidades que devem ser aprimoradas e demonstradas durante uma entrevista de emprego. Acompanhe!

1. Paciência

Paciência não é só uma virtude, como também uma admirável habilidade para uma recepcionista. É comum ouvir por aí que “lidar com gente não é fácil”. Realmente, é preciso muita paciência para se relacionar com tantas pessoas diferentes no dia a dia, suprindo as suas demandas e respondendo a todo o tipo de dúvida que aparece.

Atrelado a isso, ainda é possível ter que atender clientes não muitos educados, nervosos ou impacientes, que podem acabar descontando suas frustrações justamente em quem está na recepção.

Ser paciente está diretamente relacionado à educação no trato com essas pessoas, à flexibilidade nas ações que devem ser realizadas diariamente e à facilidade em contornar situações adversas, fazendo o encaminhamento correto para cada demanda recebida.

Conquistar o equilíbrio entre o bem-estar do cliente, os objetivos da empresa e as políticas do negócio sem ser rude e agindo com educação, exige paciência e jogo de cintura. Em uma entrevista, você deve deixar nítido que está ciente que essa é a postura mais adequada para a sua rotina.

Exercícios de respiração, pensamento positivo e colocar as emoções para fora no momento adequado — ou seja, fora da empresa — funcionam muito bem para exercitar a paciência.

2. Discrição

Você já prestou atenção na postura dos recepcionistas das grandes organizações? A discrição nos gestos, tratamentos, ações e apresentações pessoais é quase unanimidade nas grandes empresas.

Esse comportamento deve ser regra em companhias de qualquer porte. Um profissional realmente preparado para ocupar esse cargo age com serenidade, mas com muita atenção. Por isso, assuma essa postura já no processo seletivo. Procure ouvir mais e falar menos, sem exageros.

3. Comunicação

Falar corretamente, manter um tom de voz adequado, atender o telefone com simpatia e saber repassar informações de forma clara e objetiva. A comunicação também é elemento básico na habilidade de uma recepcionista.

Para desenvolver essa competência, a leitura é o caminho ideal. Expandir o vocabulário, habituar-se à construção das frases e à conjugação de verbos acontece naturalmente com quem lê e isso é perceptível logo na entrevista.

4. Organização

Papéis, recados, agenda, telefonemas, reuniões e compromissos. O atendimento na recepção, na maioria dos casos, vai muito além de receber os clientes. Quando falta organização, aumentam as chances de perder documentos e informações importantes e, assim, prejudicar seriamente a empresa.

Se você tem dificuldades com organização, é bom começar a se habituar já no ambiente doméstico. Guarde o que pegou sempre de volta no lugar, separe documentos e contas em pastas ou caixas, faça uso de uma agenda para anotar as suas demandas.

Dessa forma, você vai se tornando naturalmente mais organizado e pode afirmar em uma entrevista que essa habilidade faz parte de você.

Vale frisar que a pontualidade para a entrevista, a forma com a qual você apresenta seu currículo e sua carteira de trabalho também demonstram o quão organizado você pode ser.

5. Aparência

A aparência não pode ser considerada exatamente uma das habilidades de uma recepcionista, mas é um aspecto que não poderia faltar em nossa lista.

Se você for a uma entrevista com roupas muito informais e maquiagem chamativa, possivelmente não conseguirá o emprego. O mesmo vale para os homens: você ainda não sabe se a empresa aceita que usem barba ou não, portanto, é mais prudente ir com o visual mais neutro possível nos primeiros contatos.

A imagem da empresa se reflete no profissional da recepção e isso é inevitável. Mesmo que o uniforme seja cedido, é importante tomar cuidado com o alinhamento da roupa, do cabelo, das unhas e dos sapatos.

6. Autonomia

Ao contratar uma recepcionista, a empresa espera que essa profissional seja capaz de lidar com as situações do cotidiano de maneira autônoma, sem precisa solicitar os seus superiores o tempo todo.

É preciso saber responder perguntas, tomar decisões rápidas e escolher as palavras certas quando realmente não puder ajudar um cliente, tomando cuidado para não passar a impressão de que não sabe o que está acontecendo.

Para isso, é imprescindível desenvolver a autoconfiança. A boa notícia é que todas as habilidades aqui relatadas podem se transformar em um ciclo a favor de tornar a pessoa mais confiante.

Por exemplo, ao ser uma pessoa mais organizada, você evita algumas dores de cabeça que, aos poucos, vão minando a sua confiança. Um descontrole financeiro, perder compromissos por não conseguir cumprir horários ou simplesmente porque esqueceu, são atitudes que nos fazem mal.

Contornar esse tipo de situação com as dicas que passamos nos tópicos anteriores fortalece a sua relação consigo mesmo e torna você uma pessoa mais confiante e segura de si.

Se não der tempo de desenvolver todas essas habilidades antes do próximo processo seletivo e as respostas forem negativas, não leve o feedback para o lado pessoal e não se desanime de buscar um bom emprego.

Aproveite as orientações recebidas nesse momento para o seu crescimento profissional, buscando sempre aprimorar as características que foram exaltadas durante o recrutamento e corrigir as eventuais falhas apontadas.

Vimos que só depende de você desenvolver a habilidade de uma recepcionista, ou todas elas. Cumpra suas responsabilidades com alegria, dedique-se a ser uma profissional sempre melhor do que já é e colha os frutos positivos dessa jornada!

Pensando nos objetivos para o seu futuro? Então veja como criar um plano de carreira e comece a traçar a sua meta rumo ao sucesso!

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