Comportamentos adequados para a entrevista de emprego

Você sabia que, durante a avaliação, o recrutador presta atenção em seus gestos e atitudes? Saiba como garantir uma boa primeira impressão
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Alguns profissionais acreditam que ter um currículo cheio de experiências e especializações basta para conquistar a vaga pretendida, mas não é bem assim.

Segundo pesquisa realizada pelo site Empregos.com.br, o comportamento na entrevista de emprego é um dos principais fatores classificatórios em  um processo seletivo. A principal dica é pesquisar o suficiente sobre a vaga e a empresa para não cometer gafes na hora e ainda aumentar as suas chances de contratação.

 

Leia também:
• Como usar adequadamente a expressão corporal
• Pergunte ao especialista: com que roupa eu vou?

 

Saiba quais são os principais comportamentos que devem ser mantidos (e reforçados) durante a entrevista:

1. Perfil profissional

Atualmente, as empresas buscam competências que nem sempre são aprendidas em cursos. Elas desejam agregar profissionais que tenham os mesmos valores e trabalhem conforme a missão de cada uma delas.

Para mostrar que você tem tudo a ver com a empresa que se candidatou, pode começar com a aparência. Roupas, acessórios (incluindo piercings) e a intensidade da maquiagem variam de acordo com a oportunidade.

A avaliação sobre as roupas e a maquiagem será diferente, por exemplo, entre um banco e uma empresa relacionada à moda. Procure identificar, por meio do site da empresa ou de amigos que trabalham ou trabalharam lá, as melhores opções.

2.Comunicação corporal

Sentar-se com postura e não cruzar os braços são regras básicas. Também é importantíssimo olhar nos olhos do recrutador – isso demonstra atenção, transparência e confiabilidade.

Gesticular demais ou balançar a perna constantemente também são atitudes não tão bem vistas assim, mas fique totalmente parado e duro. Deixe as pernas descruzadas e use somente as mãos para se expressar melhor, e não todo o braço.

3. Simpatia

É claro que você não deve fazer o papel de contador de piadas justamente em uma entrevista de emprego. No entanto, ficar sério demais também não ajuda a quebrar o clima, que naturalmente é mais pesado.

Sorrir e cumprimentar a todos que venham falar co você são pequenas atitudes que contam pontos.

4. Foco

Um dos principais erros na entrevista de emprego é estender a sua resposta a assuntos que sequer foram questionados pelo recrutador. Levar a conversa para os campos futebol, economia e política jamais terá um final feliz.

Mesmo que ele concorde com as suas ideias, pode achar que está divagando demais e concluir que não é um profissional objetivo, ou até que está tentando incrementar a resposta para disfarçar o fato de que não tem muitas competências para apresentar.

5. Sinceridade

falamos aqui que responder que o perfeccionismo é o seu pior defeito é uma falha terrível. Isso porque ser atencioso ou detalhista são, na verdade, qualidades. Usá-las como pontos fracos denota falsa modéstia ou resposta pronta.

Os recrutadores apreciam quando um candidato reconhece seus próprios erros e mostra disposição em contorná-los.


Leia mais:
• Como tratar questões delicadas na sua entrevista de emprego?
• Entrevista de emprego: o que NÃO responder

Esta matéria ajudou você?

+ 79 pessoas ajudadas

Comentarios