13 / 12 / 2018

Confira 4 dicas de livros sobre autoconhecimento

Descubra em nosso blogpost 5 livros que você precisa ler para entender mais sobre autoconhecimento e ter sucesso na sua carreira.
por
http://www.empregos.com.br

O autoconhecimento é um processo importante na vida de qualquer pessoa. A falta de conhecimento sobre si pode ser sinônimo de ausência de objetivos e de propósitos, inclusive profissionalmente.

Sendo assim, mais do que técnica ou vocação, saber seus valores, suas vontades e, também, pontos fracos, pode ajudar você a aprimorar todos esses pontos e a se destacar positivamente no mercado de trabalho.

Para isso, é fundamental ler livros sobre o assunto para aprofundar o conhecimento como forma, até mesmo, de alcançar os objetivos desejados. Continue a leitura e confira 4 dicas de livros sobre autoconhecimento!

1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Este é um dos livros mais conhecidos sobre autoconhecimento. Afinal, o sucesso profissional está intimamente ligado à inteligência emocional. Nesta obra, o autor mostra que, mais do que expertise, vitórias e derrotas estão relacionadas à maneira como lidamos com as pessoas, seja na vida social ou profissional.

Nesse sentido, o nível de estudo de uma pessoa ou sua colocação na sociedade está menos relacionado ao sucesso e à felicidade do que se possa imaginar. O livro também deixa para trás um pensamento muito comum: o de que a genética seria a responsável pela inteligência de uma pessoa. Ela estaria, então, ligada ao controle das emoções e dos impulsos, à persistência, empatia (capacidade de compreender o outro) e habilidade social.

2. O poder do Agora – Eckhart Tolle

Muitos de nós nos acostumamos a pensar sempre no futuro. Planos e idealizações tomam grande parte dos nossos pensamentos no dia a dia. Da mesma forma, o passado também pode tomar mais espaço do que o necessário, nos fazendo esquecer de viver o agora.

Esse livro faz uma análise dessa ansiedade em relação ao que está por vir e, ao mesmo tempo, mostra a importância de darmos valor ao que acontece no presente.

Eckhart Tolle conta sua experiência com essa descoberta e constrói uma espécie de manual para lidarmos com nossas emoções e caminharmos em direção à felicidade. Essa é uma maneira de deixar todo aquele estresse de lado e aprender a lidar com o momento em que se está vivendo.

3. Propósito – Sri Prem Baba

Escrito por um mestre espiritual brasileiro, Propósito é um livro que fala justamente disso: encontrar um propósito. É uma espécie de viagem interior ao mesmo tempo em que acabamos por nos questionar sobre nossa existência e nossa missão no mundo. Aqui, é comum relacionarmos isso à nossa carreira e aplicar os conceitos em busca do sucesso.

Assim, por meio do amor, da empatia e da coragem, o livro provoca o leitor a encontrar o seu melhor e a agir de forma livre. Apesar de parecer ser algo muito religioso, pode ser aplicado na vida de diversas formas, inclusive no ambiente profissional. Afinal, conhecendo a si mesmo, fica até mais fácil lidar com conquistas, frustrações e com pessoas também.

4. A Arte da Felicidade – Dalai Lama

Escrito pelo famoso líder espiritual, originário do Tibete, Dalai Lama, este livro é uma verdadeira aula de sabedoria. Nele, é possível ler sobre como deixar de lado fatores que acabam nos jogando um pouco para baixo. São eles: ansiedade, insegurança, contrariedade e desânimo.

No livro, são abordadas formas de pensar e técnicas que permitem chegar a um objetivo verdadeiro em nossas vidas, tudo isso tendo a felicidade em vista. Com linguagem simples e direta, o autor usa de exemplos do dia a dia e mostra como obstáculos comuns a várias pessoas podem ser superados. Esta, com certeza, é uma leitura contagiante que, entre os assuntos já citados, trata do amor, da compaixão e do sofrimento.

Essas são leituras essenciais não apenas para quem começa uma trajetória profissional, como também para quem já tem anos de carreira. Afinal, como o próprio livro Inteligência Emocional aborda, não basta expertise: é preciso saber lidar com as situações de maneira racional para obter sucesso.

Portanto, não deixe de incluir essas leituras no seu dia a dia e de aplicar esses ensinamentos em busca dos seus objetivos profissionais. Você verá como o autoconhecimento pode tornar alguém bem-sucedido!

Agora que você conferiu alguns livros sobre autoconhecimento, que tal entender a maneira certa de direcionar sua carreira?

Esta matéria ajudou você?

+ 18 pessoas ajudadas

Comentarios