Carreiras | Empregos

Entenda como funciona o Sisu - Fonte Shutterstock

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, é um programa do governo federal, que teve sua primeira edição em 2010. Ele seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. No início desse ano, uma média de 131 instituições de ensino superior, entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, oferecerão 228 mil vagas.

Para poder se candidatar na primeira edição do Sisu 2016, é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 – e não tenha zerado na redação. É a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Como se candidatar?

Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Documentos

Para se inscrever no Sisu o candidato precisa somente do número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2015. No entanto, o candidato deve atentar aos documentos exigidos pela instituição que escolheu para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

Notas e sistemas de cotas

O Sisu recupera as suas notas do Enem 2015 automaticamente, no momento em que você insere no sistema seu número de inscrição e senha do Enem. Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão no mínimo 50% de suas vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, seguindo as regras da Lei de Cotas, instituída em 2012. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Peso do Enem

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2015. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2015, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Nota de corte

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Mudança nas opções de curso

O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.

Resultado

O resultado do Sisu estará disponível no site do Sisu, nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.
Para saber mais informações sobre o programa, acesse o site do Sisu.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.