Carreiras | Empregos

People Analytics para RH: o que é e seus benefícios| Fonte: shutterstock

O People Analytics é um método de análise de dados utilizado para a gestão de pessoas. Além do trabalho de recrutamento e seleção, o RH também é responsável por entender como anda a experiência dos funcionários dentro da organização. Com a coleta e análise desses dados é possível antecipar tendências, melhorar o desempenho das equipes e até mesmo diminuir o turnover da empresa.

Entender os benefícios dessa metodologia é importante para ter um RH mais estratégico dentro da empresa. Saiba mais.

O que é People Analytics?

People analytics é uma abordagem de gestão de pessoas que utiliza dados e análises para auxiliar as empresas a tomar decisões pautadas na percepção e avaliação dos  seus funcionários. Com isso, é possível acompanhar de perto e de forma imediata fatores como:

  • a produtividade, 
  • satisfação, 
  • engajamento
  • rotatividade 
  • além de outras métricas.

Com base nesses dados, as empresas podem desenvolver estratégias para melhorar a eficiência e eficácia das suas equipes, tomar decisões mais assertivas sobre contratações e promoções, e implementar políticas que melhorem o bem-estar dos seus funcionários.

Saiba quais são os dados utilizados no People Analytics para RH

Os dados coletados para realizar uma análise utilizando o People Analytics pode variar de empresa para empresa. Isso vai depender da necessidade das informações que são consideradas relevantes no momento.

Veja alguns exemplos:

  • Dados Demográficos: idade, gênero, raça/etnia, nível educacional, entre outros.
  • Dados de desempenho: avaliações de desempenho, metas alcançadas, tempo de serviço, entre outros.
  • Dados de absenteísmo e rotatividade: número de faltas, licenças, demissões voluntárias ou involuntárias, etc.
  • Dados de recrutamento e seleção: número de candidatos, tempo para preenchimento das vagas, taxa de aceitação de ofertas de emprego.
  • Dados de satisfação e engajamento dos funcionários: pesquisas de clima organizacional, feedback dos funcionários.
  • Dados de remuneração e benefícios: salário, benefícios, bônus, incentivos.
  • Dados de treinamento e desenvolvimento: programas de capacitação, participação em treinamentos, impacto do treinamento no desempenho, entre outros exemplos.

Sobre a coleta de dados

Um ponto importante sobre a coleta e análise de dados, é que a empresa deve seguir com os procedimentos de forma ética e respeitando a privacidade dos funcionários. Veja:

  1. Transparência: Informar aos funcionários sobre quais dados estão sendo coletados, como serão utilizados e quais medidas de segurança estão sendo adotadas.
  2. Consentimento: Obter o consentimento explícito dos funcionários antes de coletar qualquer tipo de informação que possa identificá-los.
  3. Anonimização: Garantir que as informações coletadas sejam anonimizadas para proteger a privacidade dos funcionários.
  4. Minimização de dados: Coletar apenas as informações necessárias para atender aos objetivos de negócio da empresa.
  5. Segurança de dados: Implementar medidas de segurança para proteger os dados dos funcionários contra acesso não autorizado ou uso indevido.
  6. Avaliação constante: Monitorar continuamente a coleta e uso de dados para garantir que as práticas de privacidade e ética sejam mantidas.

Etapas da metodologia

O primeiro passo é a coleta de dados e informações, que foram determinadas pela empresa. Esses dados através de pesquisas internas, redes sociais, entre outras fontes. Depois de colher os dados, a próxima etapa é o cálculo. Lembrando que quanto mais variados forem os dados coletados, mais amplas são as suas possibilidades de análise. Através das informações coletadas e organização das respostas, será  possível ter uma melhor visão desses dados e descobrir respostas. 

A próxima etapa é o cruzamento das informações. Com ela você pode descobrir a conexão entre a escolaridade dos seus colaboradores e as promoções que eles recebem, o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.

Dessa forma, será possível pensar em maneiras de melhorar a estrutura da equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo e até mesmo elaborar, por exemplo, campanhas de conscientização. 

Assim, a última etapa é a tomada de decisão. Tendo como base os dados e os insights, a empresa pode tomar decisões mais assertivas e ter um melhor direcionamento de como aplicá-las.

Ferramentas utilizadas no People Analytics

Para trabalhar com a grande quantidade de informações, além de realizar análises, fica difícil fazer isso manualmente. A tecnologia entra como uma aliada para os profissionais.

Veja a lista das ferramentas mais utilizadas:

  1. Planilhas eletrônicas: Excel, Google Sheets e outras planilhas eletrônicas são frequentemente utilizadas para a coleta e organização de dados, bem como para realizar análises simples.
  2. Linguagens de programação: como Python e R, são amplamente utilizadas em análises de dados avançadas, permitindo a criação de modelos estatísticos complexos e a realização de análises preditivas.
  3. Ferramentas de Business Intelligence (BI): Ferramentas de BI, como Tableau, Power BI e QlikView, são utilizadas para visualizar e analisar dados de maneira interativa, permitindo que os usuários explorem dados e criem relatórios personalizados.
  4. Sistemas de gerenciamento de dados (DBMS): Sistemas de gerenciamento de dados, como SQL Server e Oracle, são utilizados para armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados, facilitando a análise e recuperação de informações relevantes.

Benefícios

O People Analytics ganhou espaço nas empresas nos últimos anos, pois essa metodologia tornou o processo de coleta e análise de dados muito mais eficiente para as práticas de gestão de pessoas. O método traz diversos benefícios para o RH, pois através de informações concretas o departamento tem base para a tomada de decisões.

Esse tipo de estudo também pode contribuir com o crescimento sustentável da empresa. Ao identificar quais são os fatores que impactam na produtividade dos colaboradores, é possível enxergar o que está dando certo ou implementar melhorias. 

Também entra como benefício a redução de custos, ao identificar padrões de absenteísmo e rotatividade. Dessa forma, o RH pode criar estratégias para reduzir esses custos.

São diversos os benefícios que a organização pode usufruir, mas basta utilizar a metodologia corretamente e saber aplicar na prática.

Agora que você já conhece os benefícios de uma gestão de pessoas baseada em dados realísticos da empresa e como o People Analytics pode revolucionar os processos, que tal continuar por dentro das melhores estratégias para o RH da sua empresa?

Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro das principais tendências para o recrutamento e gestão de pessoas!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.