Carreiras | Empregos

Transição de carreira, como saber qual é o momento certo? | Fonte: Shutterstock

Com um novo ano iniciando, entra na lista de metas de muitas pessoas a mudança de carreira. A transição ocorre quando uma pessoa deseja fazer uma mudança profissional, que pode ser dentro da própria área de atuação ou em uma profissão totalmente diferente. 

Em uma pesquisa realizada pelo Empregos, 81,8% dos entrevistados responderam que não estão felizes com a sua ocupação atual. Outro dado que chama bastante a atenção é que 77,2% dos entrevistados também pretendem mudar de trabalho em 2023. E você está pensando em mudar de emprego? Se você se identificou com a situação, é provável que esteja passando por um momento difícil e estamos aqui pra te apoiar!

Quando fazer a transição de carreira?

Essa decisão vai depender de cada pessoa e as situações  podem variar. Antes de tudo, comece fazendo as  seguintes perguntas a si mesmo:

  1. Eu estou satisfeito com o meu trabalho?
  2. Sinto que meu trabalho faz a diferença?
  3. Me sinto cansado e desanimado antes mesmo de trabalhar?
  4. O salário que ganho é o suficiente para meu sustento?
  5. No trabalho atual existe possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem?

 

Me diz aqui, a maioria das suas respostas foi “não”? Se isso aconteceu, significa que realmente você não está feliz com a sua carreira atual. Um dos segredos do sucesso e da produtividade no trabalho é realmente gostar do que faz e sentir que a atividade realizada traz sentido e propósito de vida. Quando isso não acontece, é porque há algo de errado.

Agora vamos a mais um questionário rápido:

  1. Você acredita que tem muito mais capacidade para desempenhar seu trabalho?
  2. Além da sua profissão atual, você tem interesse em outras áreas?
  3. Você se sente aliviado (a) quando termina o expediente do seu trabalho?
  4. Você já pediu por oportunidades dentro da empresa, mas não recebeu?
  5. Você quer fazer a diferença com o seu trabalho?

 

Se a maioria das suas respostas foi “sim”, então quer dizer que você realmente deseja uma mudança. Nesse momento é comum que as pessoas fiquem inseguras, mas o que vem depois do medo é o frio na barriga, então deixe-o de lado primeiro e abrace as mudanças que virão na sua carreira.  Faça uma avaliação dos pontos de insatisfação com a sua área de atuação, são mais pelos motivos financeiros ou por falta de oportunidades?

Considere o que você acha importante e que não tem atualmente no seu trabalho. Se quiser, faça uma nova lista e avalie os pontos negativos e positivos. Se há mais pontos negativos do que positivos no seu trabalho atual, então essa é a hora de mudar!

Quais são os tipos de transição profissional?

Para se orientar melhor sobre a sua decisão de transição de carreira, é preciso conhecer os três tipos que existem. Eles são: mudar de emprego, mudar de carreira, mudar de profissão.

Olhando assim até parece que são a mesma coisa, mas não é bem assim. Veja a seguir quais são as diferenças entre eles.

Mudar de emprego

Entre os três, esse é o tipo de transição mais simples. E com certeza, muitas  pessoas já passaram por ela em algum momento da vida profissional. Aqui o objetivo é buscar uma outra oportunidade profissional dentro da própria área de atuação, no entanto, o foco é fazer isso em outra empresa.

Você gosta do que faz, sabe que escolheu a profissão certa, mas não se sente valorizado. Por isso, buscar uma nova empresa, pode ser o que você precisa para encontrar a motivação e reconhecimento profissional.

Mudar de carreira

Nesse processo pode ser que você esteja apenas interessado em fazer algo diferente. Por exemplo, você é uma enfermeira geral, mas deseja atuar na enfermagem pediátrica. Essa é uma mudança de carreira. Você se mantém dentro da área da saúde, mas tem interesse em ampliar as suas experiências profissionais. A mudança de cargo dentro da própria área de atuação, pode te apresentar diversas outras possibilidades. 

Mudar de profissão

A mudança de profissão é o tipo que as pessoas mais associam com a transição de carreira. Esse é o nível mais complexo, pois literalmente a pessoa vai começar tudo de novo, uma nova profissão em uma área totalmente diferente. Por exemplo, um advogado decide atuar com hotelaria. São coisas totalmente diferentes e muitas das vezes, mesmo sendo um  profissional com experiência de mercado, será necessário dar um passo atrás para adquirir a prática e habilidade necessária para desempenhar a nova função. 

Como se preparar para uma transição de carreira? 

Agora que você já escolheu a transição de carreira, vamos ao passo a passo de como fazer isso na prática?

Comece pelo planejamento 

Agora que você já sabe quais são os 3 tipos de transição profissional, está na hora de se planejar. Não importa qual for a sua escolha, o planejamento é fundamental para que essa mudança ocorra da melhor forma. Você sabe que quer mudar de área, mas ainda não sabe para onde deseja ir, você precisa descobrir qual profissão você gostaria de trabalhar! Um bom começo é fazer um teste vocacional, ele te ajudará a identificar qual área mais te agrada e apresentará uma lista de opções. 

A partir disso, converse com profissionais que já trabalham na área, entenda o mercado de trabalho, saiba como é o dia a dia da profissão, incluindo os desafios. Se possível, tente encontrar oportunidades de trabalho voluntário ou faça cursos que te exponham à realidade daquela atividade, assim, você terá uma maior segurança de que é realmente a área que pretende seguir. 

Pesquise o mercado

Você deve pesquisar como está a área em que você deseja atuar. Para isso, você deve buscar mergulhar e pesquisar o máximo de informações possíveis, porque isso vai ajudar no seu planejamento. Pesquise se há vagas disponíveis, quais são as habilidades e competências necessárias, se é exigido algum curso específico, salários e empresas. Dessa forma, você vai saber exatamente o que quer e como fazer para conseguir o seu objetivo.

Tenha uma reserva financeira

Além de se preparar emocionalmente, você também precisa preparar o seu bolso. Acontece que com a transição profissional, existe o risco da pessoa ficar sem emprego por um tempo (se sair do emprego atual), ou receber menos do que recebe atualmente. Sendo assim, o recomendado é que você faça uma reserva financeira de pelo menos 1 ano. Algumas pessoas fazem de 2 a 3 anos, mas isso vai depender da situação financeira de cada um.

Se o seu principal objetivo é receber um salário mais alto, tenha paciência, principalmente se iniciar em uma profissão nova. Portanto, ao fazer a sua reserva financeira leve em consideração todos os seus gastos mensais (água, luz, telefone, aluguel, alimentação) e possíveis gastos de emergência. Assim, enquanto ainda não tem o salário desejado, conseguirá se manter.

Qualificação

É mais difícil começar a trabalhar em uma área sem uma experiência profissional prévia. Por isso, cursos podem ser uma excelente alternativa para ter mais conhecimento no campo que você gostaria de atuar.Será necessário que você estude coisas novas, então, entenda quais são as capacitações e conhecimentos exigidos na área de interesse e entenda o que será necessário para se destacar em um processo seletivo. 

Aprenda a fazer um currículo para transição de carreira

É comum para quem já tem experiências profissionais destacar cargos anteriores, projetos que participou e as diferentes empresas que trabalhou. Mas e quando ainda não existem experiências, o que fazer? Para quem está com planos de mudar de carreira, fazer um novo currículo pode causar algumas dúvidas. Por isso, separamos aqui um passo a passo simples e prático para te ajudar.

  1. Atualize o seu currículo: Faça um raio-x completo do seu currículo, mude o objetivo profissional e confira se não há erros ortográficos.
  2. Conhecimentos: Dê uma atenção maior à qualificação, analise todas aquelas que se alinham com o que pretende trabalhar agora e busque conhecimento na área de diferentes formas: trabalho voluntário, cursos, projetos para freelancers etc. 
  3. Experiências profissionais: Mesmo que nunca tenha atuado na área que deseja, coloque as 3 últimas experiências profissionais que teve e destaque os pontos positivos e aprendizados.
  4. Soft Skills: Mencione as suas habilidades comportamentais que adquiriu com a sua experiência profissional e que podem ser úteis para a sua nova carreira.

Entrevista

No momento da entrevista os candidatos podem ficar ansiosos com o que dizer para o recrutador. Mas você não precisa ter medo, a transição de carreira é algo comum e você só precisa explicar os pontos que te levaram a essa decisão. Mas como fazer isso da maneira certa?

Fale das suas expectativas

Conte ao recrutador quais são suas expectativas profissionais. Mas nunca fale mal da empresa em que trabalhou. Mesmo que não tenha recebido as oportunidades que desejava ou o aumento salarial, falar mal da empresa em que trabalhou é um erro.

Por isso, diga que saiu porque acredita que pode desempenhar novos papéis e que deseja trabalhar em áreas diferentes, por exemplo. 

Mencione as suas experiências

Suas experiências sempre são válidas, mesmo que não tenha nenhuma relação com a nova área, afinal, sempre aprendemos com as nossas experiências. Por isso, fale quais eram as suas atividades, se você já liderou alguma equipe, cursos que teve que realizar etc. A dica é sempre enfatizar algo da sua experiência que você pode aplicar no seu novo emprego.

Encare a idade como ponto positivo

Muitas pessoas que estão passando por transição de carreira estão acima dos 40 anos. Quando se trata do mercado de trabalho, sabemos que a idade ainda influencia bastante e nem sempre pelo lado positivo. Mas isso não quer dizer que não há oportunidades. Por isso, em uma entrevista de emprego não se sinta incapaz, lembre-se de todo o aprendizado que você teve e que pode aplicar no seu novo emprego. O recrutador sente essa confiança e pode ficar mais inclinado a te contratar.

Esperamos que com essas dicas esse processo seja mais tranquilo pra você! Te desejamos boa sorte nessa mudança 💙

E que tal começar descobrindo quais são os requisitos exigidos para a sua transição de carreira? Use o filtro de busca do Empregos e veja o que os recrutadores estão procurando nos candidatos da sua área de interesse.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.