25 / 04 / 2019

Qual o melhor momento para enviar currículo? Entenda!

Você sabia que existe melhor dia e horário para enviar o seu currículo e que com isso você aumenta as suas chances de ser chamado para uma entrevista? Confira tudo aqui!
por
http://www.empregos.com.br

Quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho deve ficar atento a todas as oportunidades, manter o currículo atualizado, zelar pela aparência do documento e também entender qual o melhor momento para enviá-lo para a empresa.

Todos esses detalhes são fundamentais para aumentar as suas chances de ser chamado para participar dos processos seletivos. Para ajudar você a entender qual o melhor horário para enviar currículo, preparamos este post. Acompanhe!

Quais os piores dias e horários para enviar currículo?

Existem dias e horários que devem ser evitados para abordar o recrutador, seja pessoalmente ou mesmo por meio de redes sociais e e-mail. Coloque-se no lugar desse profissional: você gostaria de ser abordado no final de semana para a entrega de um currículo? Ou mesmo ser interrompido no seu horário de almoço por aquele amigo apresentando alguém que deseja uma vaga de trabalho?E receber notificações de entrega de currículo por e-mail no final de semana, de madrugada ou no seu momento de folga e lazer?

Viu só?! Não dá para sair por aí entregando currículo a qualquer hora. É preciso ter senso crítico nesse momento tão importante de sua carreira e pensar qual o melhor momento para abordar os recrutadores.

Isso porque uma abordagem mal sucedida pode derrubar as suas chances de ser selecionado, já que, logo no início do processo, você pode deixar uma má impressão, mesmo que essa não seja a sua intenção.

Afinal, quando enviar o currículo?

Conforme pesquisa da SmartRecruiters, que acompanhou mais de 270.000 oportunidades de trabalho, terça-feira é o melhor dia para as pessoas enviarem os seus currículos. Isso porque terça-feira concentra boa parte de todas as vagas anunciadas, sendo que 58% delas são anunciadas de segunda a quarta-feira.

Candidatos mais atentos também levam vantagem. O estudo revelou ainda, que aqueles que se candidatam primeiro têm mais chances de serem notados pelos recrutadores.

Esse é um importante fator competitivo na hora de conquistar uma vaga, pois quanto mais tempo um anúncio de emprego fica em aberto, mais disputada se torna a vaga em questão.

Melhor horário

Ainda segundo informações da SmartRecruiters, 11h é o horário preferido dos recrutadores para postar novas oportunidades de trabalho. Isso porque, geralmente, eles checam os e-mails durante a manhã. Logo, efetuar as candidaturas até às 10h é muito indicado.

Em contrapartida, grande parte das pessoas efetiva sua candidatura em torno das 14h. Ou seja, se você deseja se colocar à frente do seu concorrente, deve ficar atento aos horários de postagem das vagas referentes às empresas para as quais você gostaria de trabalhar.

Mas cuidado com a ansiedade! Você precisa se lembrar de que os responsáveis pelo recrutamento não ficam o tempo todo monitorando a caixa de entrada de e-mails. De modo geral, eles têm várias atividades e reservam um tempo para checar as mensagens.

Depois das 16h já não é recomendado enviar currículos por causa do fim do expediente. Com isso, o recrutador só visualizará a sua candidatura no outro dia, ou nem chegará a abrir o e-mail, já que outros currículos podem chegar à caixa de entrada e encobrir a sua candidatura.

Abordagem presencial: a que horas entregar?

Para responder a essa questão, o melhor a fazer é observar a rotina da empresa. Se for um restaurante, por exemplo, nem pense em ir na hora do almoço, já que é o horário de maior demanda e, provavelmente, você não receberá atenção.

Comércios, de modo geral, são mais tranquilos na parte da manhã, no momento em que a loja abre. Depois desse horário, já começa o movimento e fica complicado conquistar a atenção do responsável pela seleção.

Para indústrias e outros segmentos, também não é indicado ir no horário de almoço, pois provavelmente os responsáveis pela seleção estarão almoçando.

O que é melhor: enviar currículo por e-mail ou pessoalmente?

Hoje, a maioria das empresas já trabalham com e-mails e sites de empregos. Nesse último caso, quando você se candidata, o recrutador responsável pelo processo seletivo recebe uma notificação de que uma candidatura foi efetuada. Logo, essa é uma ótima forma de se candidatar e ainda reduzir custos com deslocamento e preservar o seu tempo. Dessa forma, você pode se capacitar e percorrer outros sites em busca de uma oportunidade.

No entanto, é comum que fábricas e alguns tipos de comércios mais tradicionais prefiram que a entrega de currículo seja feita pessoalmente. Para não errar, fique atento ao tipo de negócio e às instruções do anúncio.

O que eu não posso deixar de colocar no meu currículo?

Lembre-se sempre de manter os dados atualizados, pesquise sobre a empresa e capriche na formatação do documento antes de entregá-lo ou enviá-lo para o recrutador.

Informações do cabeçalho, como nome e telefone de contato, são indispensáveis! O mesmo vale para experiência profissional e formação acadêmica, seja ela qual for.

Comece sempre pelo maior grau de instrução. A disposição das informações, também é muito importante para chamar a atenção dos recrutadores.

Uma dica importante é elaborar um currículo que seja criativo, que chame a atenção do recrutador e que consiga avançá-lo para outras fases dos processos seletivos.

Caso tenha conhecidos que já trabalhem na empresa, procure conversar com eles para saber o que ela mais valoriza em um profissional. Se estiver alinhado com o seu perfil, evidencie isso no currículo da melhor maneira possível.

Dessa forma, você aumenta as suas chances de ser selecionado para a entrevista e pode conquistar a sua efetivação no emprego.

Enviei o currículo, e agora?

Você pesquisou sobre a empresa, os melhores dias e horários para enviar o currículo e caprichou na formatação? Agora deve aguardar o contato do recrutador.

Evite ligar se ele não fez um contato prévio, principalmente se você não o conhecer. Isso pode demonstrar ansiedade, mesmo que você precise muito trabalhar.

Se a empresa entrou em contato por telefone, redes sociais ou e-mail, fique atento e responda o mais rápido possível. Hoje em dia, é comum o envio de mensagens por Whatsapp e, principalmente, e-mail.

Como vimos ao longo deste post, são vários os cuidados que devem ser tomados na hora de enviar currículo. Para aumentar as suas chances, se possível, procure saber qual o melhor dia e horário que a empresa prefere receber o currículo e se você pode fazê-lo pessoalmente ou por e-mail.

Se você gostou deste post sobre qual o melhor momento para enviar currículo, confira também qual a importância da referência profissional no currículo.

Esta matéria ajudou você?

+ 808 pessoas ajudadas

Comentarios