07 / 03 / 2019

Qual a importância da referência profissional no currículo?

Você sabe qual a importância de uma referência profissional para o seu currículo? No artigo de hoje contaremos tudo para você!
por
http://www.empregos.com.br

Na hora de fazer um currículo, muitos profissionais ficam em dúvida sobre quais informações não podem ficar de fora. E entre elas, está a referência profissional.

Uma boa lista de referências pode ser a porta de entrada para conseguir um emprego. Ela funciona como uma prova das suas habilidades e competências profissionais, dando mais segurança para o recrutador.

Quer entender mais sobre o assunto e como incluir uma referência profissional no seu currículo? Continue lendo este artigo!

O que é uma referência profissional

A referência profissional nada mais é que uma lista com os contatos das suas experiências de trabalho. Geralmente, possui nome, e-mail e telefone dos últimos empregadores ou superiores diretos.

A partir desses contatos, o futuro empregador pode perguntar sobre o seu desempenho, as tarefas que você desenvolveu e suas competências. Ou seja, uma lista de referências profissionais serve como uma garantia de que o candidato à vaga de emprego não mentiu no currículo ou durante a entrevista de emprego.

Não é à toa que 70% dos recrutadores pedem e checam as referências profissionais dos candidatos, de acordo com uma pesquisa da Skill Survey. Afinal, não adianta ter um ótimo CV, é preciso ter a certeza de que o candidato é a pessoa mais indicada para o cargo.

5 principais dúvidas sobre referências profissionais

Fazer um currículo não é fácil. Ele é o seu cartão de visitas, o primeiro contato que o empregador terá com você. Portanto, caprichar ao elaborar esse documento é fundamental para conseguir um bom emprego.

Como vimos, ter boas referências pode ajudar nesse momento. Entretanto, muitos candidatos ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Foi pensando nisso que respondemos algumas dúvidas mais comuns envolvendo referências profissionais. Confira:

1. O que é uma boa referência profissional?

Boas referências são aquelas que podem confirmar e reforçar suas habilidades e competências como funcionário. Geralmente, costumam ser ex-gestores ou colegas de trabalho.

O ideal é incluir apenas profissionais que possam confirmar com segurança e propriedade que você é um bom profissional e que as informações do currículo são verdadeiras.

2. Como pedir uma referência profissional?

Nunca mencione um ex empregador como referência sem pedir permissão a ele primeiro. Afinal, você está inserindo informações de contato dessas pessoas.

Avise as pessoas que você pretende citar no CV, preferencialmente por telefone ou pessoalmente, e pergunte se elas aceitam ser incluídas. Além disso, providencie uma descrição breve da vaga que você está concorrendo. Lembre-se de agradecer a ajuda, mesmo que não tenha conquistado a vaga.

3. Como colocar uma referência profissional no currículo?

Na hora de colocar as referências, não existe uma regra. Mas, de maneira geral, o ideal é inserir os contatos na última página do CV. Para escrever as referências, as informações mais importantes são:

  • Nome;
  • Empresa;
  • Cargo;
  • Relacionamento que tiveram (membro da equipe, cliente etc);
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail.

Por fim, procure colocar as suas melhores referências no topo da lista.

4. Quantas referências incluir no currículo?

Outra dúvida bastante comum é em relação ao número de referências ideal em um currículo.

Segundo Pamela Skillings, da Big Interview, entre três e cinco referências são mais do que suficientes na maioria das situações e cargos de empresa. O quadro muda para posições sênior ou executivo, em que cinco ou sete referências são mais apropriadas.

Gostou das nossas dicas?

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma referência profissional, chegou a hora de turbinar o seu currículo. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário no fim da página. Até a próxima!

Esta matéria ajudou você?

+ 267 pessoas ajudadas

Comentarios