Carreiras | Empregos

Entrevista de emprego: 5 perguntas para você se preparar| Fonte: Shutterstock

Em uma entrevista de emprego, os candidatos passam por uma série de perguntas que ajudam o recrutador a entender mais sobre o perfil. Geralmente, esse é um momento de tensão para a maioria dos entrevistados, seja pelo nervosismo, timidez ou até mesmo falta de preparo. 

As perguntas realizadas na entrevista fazem com que o recrutador identifique se o candidato tem o perfil ideal para a empresa, bem como, entender os diferenciais entre os profissionais que estão concorrendo para a vaga. Por isso, é preciso demonstrar segurança e conhecimento  em suas respostas, para aumentar as chances de ser contratado.

Preparamos uma lista com as 5 principais perguntas em uma entrevista de emprego. Aprenda quais são os objetivos por trás dessas perguntas e como você pode respondê-las.

1 – Fale sobre você na entrevista de emprego

A primeira pergunta realizada pelo recrutador geralmente é sobre o candidato falar mais sobre si mesmo. Nesse momento, muitos candidatos fogem daquilo que é realmente o foco da entrevista. 

O recrutador não quer saber exatamente sobre a sua vida pessoal. O objetivo é que você forneça uma breve descrição da sua trajetória profissional. Você pode mencionar de forma objetiva sobre as suas habilidades e competências adquiridas até o momento. Veja a seguir alguns exemplos:

Como responder: “Sou formado em administração de empresas e tenho mais de cinco anos de experiência no ramo industrial. Nesse período tive a oportunidade de atuar em algumas empresas, em que ajudei com o planejamento organizacional, tenho experiência com negociação com fornecedores e também na área financeira.

Minhas habilidades incluem gerenciamento de projetos, análise de dados e gerenciamento de equipes. Sou uma pessoa comprometida e pró-ativa, sempre buscando melhorar e crescer profissionalmente.”

Tipo de resposta errada: “Bem, eu sou uma pessoa bastante normal, eu gosto de sair com amigos, assistir TV e cozinhar. Eu trabalhei em alguns empregos diferentes ao longo dos anos, mas nada muito emocionante.”

Leia mais: 5 exemplos de texto para enviar um currículo por e-mail

2 – O que responder sobre: quais são os seus pontos fortes e fracos?

Outra pergunta que deixa os candidatos sem saber o que responder é sobre os pontos fortes e fracos. É muito fácil falar quais são os pontos fortes, mas quando se trata de avaliar os pontos fracos, muitos não conseguem dizer. Ou respondem: sou perfeccionista demais.

Quando o recrutador realiza esse tipo de pergunta, além de avaliar mais sobre as competências e habilidades, também quer analisar a capacidade de autocrítica que o candidato possui.

Ao falar sobre os pontos fortes, o recrutador quer saber se as habilidades do candidato são relevantes para o cargo que o candidato está se candidatando. Além disso, também quer verificar se o candidato sabe se comunicar de forma clara e objetiva.

No entanto, não basta falar somente quais são os seus pontos fortes, mas como você os aplica no dia a dia no trabalho. Por isso, também é interessante citar como seus pontos fortes contribuem para o trabalho.

Já para os pontos fracos, pode ser difícil realizar uma autoavaliação. Esse é um processo que você deve realizar todos os dias, para conseguir aprender mais sobre si mesmo. Ao responder seja autocrítico sobre as áreas que você precisa melhorar. O recrutador precisa perceber que o candidato tem a capacidade de se autoavaliar, além de saber o que está sendo feito para melhorar os pontos fracos.

Como falar na entrevista de emprego: “Um dos meus pontos fortes é minha habilidade de liderança. Eu tenho experiência em liderar equipes em projetos complexos e tenho um histórico de sucesso em cumprir prazos e metas. Por exemplo, no meu último emprego, liderei uma equipe de vendas que precisava bater a meta de 100 mil na loja. Nossa equipe foi a melhor do setor naquele mês. Além disso, sou muito organizado e atento aos detalhes, o que me ajuda a gerenciar projetos de forma eficiente e eficaz.

Sobre meus pontos fracos, estou trabalhando para melhorar minha habilidade de delegar tarefas. Eu tenho uma forte ética de trabalho e, às vezes, assumo muitas responsabilidades, o que pode ser prejudicial à minha produtividade e ao trabalho em equipe. No entanto, estou trabalhando para melhorar essa habilidade, sendo mais consciente em identificar as habilidades e pontos fortes dos membros da equipe e atribuir tarefas de forma mais eficiente.”

Tipo de resposta errada: “Eu não tenho muita certeza do que são meus pontos fortes, acho que sou uma pessoa bastante normal. Eu faço o que me é pedido e tento fazer o meu melhor.

Quanto a pontos fracos, eu acredito que não tenho nenhum ponto fraco. Nunca pensei sobre isso!”

3 – Quando o recrutador pergunta: Qual é o seu maior sonho?

Ao perguntar sobre sonhos, muitos candidatos novamente se confundem e acreditam que aqui podem focar nos sonhos pessoais. Se o recrutador especificar sobre sonhos pessoais, não há problema algum. Mas quando se trata de uma entrevista de emprego, o recrutador quer saber quais são as ambições e objetivos profissionais do candidato.

O motivo desse tipo de pergunta é verificar se as expectativas do candidato estão alinhadas com as possibilidades que a empresa pode oferecer. Além de que, o entrevistador quer avaliar se o candidato possui uma visão clara sobre a sua carreira e o quanto está disposto a trabalhar para alcançar isso.

Por isso, é importante falar sobre os seus sonhos profissionais, que cargo deseja alcançar ou em que área quer atuar. O que tem estudado para alcançar esses objetivos e em quantos anos deseja alcançá-los.

Exemplo de resposta: “Meu maior sonho profissional é me tornar um especialista em minha área de atuação. Estou buscando oportunidades para trabalhar com equipes talentosas e desafiadoras para melhorar minhas habilidades e me desenvolver profissionalmente. Além disso, quero aprender com meus líderes, para poder um dia atuar como liderança. Quero atuar no nível sênior daqui a 5 anos.”

Como não falar: “Meu maior sonho é ficar rico e sair viajando pelo mundo. Eu não estou realmente interessado em trabalhar duro, só quero um emprego fácil que me pague o suficiente para fazer o que eu quiser.”

4 – Quais são as suas expectativas de salário?

Um tema bastante delicado é falar sobre pretensão salarial. Muitas pessoas acham que falar de salário ainda é um tabu, mas não precisa ser assim. Lembre-se de que esse é um dos vários fatores que você deve levar em consideração antes de se candidatar a um emprego. 

Em primeiro lugar, é importante entender o que o entrevistador está avaliando ao fazer essa pergunta. Por exemplo, um dos quesitos avaliados é o nível de conhecimento sobre a posição que o candidato está se candidatando. Além disso, o quanto esse candidato valoriza o seu próprio trabalho.

O próximo ponto é conferir se as expectativas salariais são compatíveis com o que a empresa está oferecendo. Sendo assim, uma das dicas para responder a essa pergunta é pesquisar antes qual a média salarial do cargo. Além disso, você também precisa considerar qual o seu tempo de experiência e conhecimento que complementam o seu perfil profissional. Assim, você chega a uma pretensão salarial justa.

Veja como você pode responder: “Com base na minha experiência e habilidades e o que o mercado pratica, eu espero um salário na faixa de (mencione o valor).”

Como não responder na entrevista: “Eu realmente não sei quanto eu deveria ganhar. O que vocês estão oferecendo para a posição?”

Para te ajudar a entender a média salarial do mercado consulte: https://www.empregos.com.br/pesquisa-salarial. Insira o nome de seu cargo e a localidade que deseja consultar para conhecer a média dos salários pagos, de acordo com dados fornecidos por profissionais cadastrados em nosso site.

5 – Por que a empresa deve te contratar?

Se você já passou por um processo seletivo com certeza já te fizeram essa pergunta. Alguns podem até responder: Porque eu preciso trabalhar!

Só que esse não é o tipo de resposta que o recrutador quer escutar. O objetivo do entrevistador é entender o que o candidato tem a oferecer para a empresa.

Esse é o momento que você deve enfatizar sobre as suas habilidades e qualificações. Demonstre que você tem o conhecimento necessário para preencher a vaga e o quanto você gosta de atuar na área. Se já possui experiência, é importante destacar exemplos concretos de resultados que já conquistou nas experiências anteriores.

Para quem está em busca do primeiro emprego, é possível citar conquistas acadêmicas, por exemplo. Além disso, cite as suas qualidades e como você tem a vontade de aprender e o desejo de fazer parte da empresa.

O que responder na entrevista: “Eu acredito que sou um candidato forte para essa posição porque tenho a experiência e habilidades necessárias para contribuir significativamente para o sucesso da empresa. Eu tenho X anos de experiência na área, com destaque para a minha capacidade de liderança e visão estratégica, bem como minhas habilidades em resolver problemas complexos e gerenciar projetos. 

Eu também sou uma pessoa muito comprometida com meu trabalho, e estou sempre disposto a assumir responsabilidades extras quando necessário. Acredito que minha habilidade de trabalhar em equipe, juntamente com minha capacidade de liderança, tornam-me uma escolha valiosa para esta posição. Eu estou animado para contribuir para o sucesso da empresa e da equipe, e estou confiante de que posso fazer a diferença.”

Tipo de resposta errada: “Eu acho que a empresa deve me contratar porque eu sou muito qualificado para a posição. Eu tenho muita experiência na área e acredito que posso ser um ativo valioso para a equipe. Além disso, eu estou precisando de um emprego, então seria ótimo se vocês pudessem me contratar.”

Veja que esse último exemplo até parece uma boa resposta, não é mesmo? Mas não se engane, embora seja uma resposta honesta, o pedido final é um tipo de declaração que pode deixar o recrutador desconfortável.

Dica

Agora que você já sabe como responder o recrutador em uma entrevista de emprego, não esqueça de treinar. Você não precisa usar exatamente as mesmas palavras, mas sabe qual é o intuito do recrutador. Além de treinar, pesquise sobre a empresa, sobre a descrição da vaga e veja se você se encaixa ao perfil que eles buscam.

Quanto mais você se preparar e pesquisar sobre a vaga, melhor se sairá na entrevista. Para aprender mais dicas sobre entrevista de emprego, fique ligado nos conteúdos disponíveis aqui no blog!

Saiba mais: Currículo on-line: saiba como usar as palavras-chave

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.