22 / 01 / 2019

Entenda como funciona o processo seletivo online!

Como se destacar em um processo seletivo online? Neste post a gente explica. Confira!
por
http://www.empregos.com.br

Hoje, com diversos sites e aplicativos que permitem a comunicação através de voz e vídeo, as empresas estão utilizando esses meios para selecionar profissionais. Entrevistas presenciais ainda existem, mas atualmente muitos recrutadores optam pelo processo seletivo online. Além de facilitar o contato, as empresas contam ainda com o apoio de ferramentas para aplicar testes online de raciocínio lógico e comportamental nos candidatos.

Como é feito o processo seletivo online?

O processo seletivo online é aquele escolhido pelas empresas para que a principal ou até mesmo a única forma de contato entre ela e os candidatos seja a internet. Isso ocorre desde o anúncio das vagas em portais de empregos até as entrevistas, que muitas vezes são realizadas a partir de ferramentas sociais, como o Skype.

A empresa pode optar por realizar todas as etapas virtualmente ou determinar que essa solução seja parcial, com algumas fases presenciais. Entre as alternativas que podem acontecer virtualmente, destacamos:

Avaliações de conhecimento técnico;
Testes de personalidade;
Exames para identificar a proficiência em línguas;
Entrevistas por vídeos;
Entre outros.

Essas mudanças trouxeram benefícios para os processos seletivos, uma vez que não é mais necessário estar presencialmente na organização em todas as fases do recrutamento, inclusive no envio de currículo.

Como se destacar em um processo seletivo online?

É preciso estar atento a alguns pontos para que você consiga se destacar em um processo seletivo online. A seguir, elencamos as principais questões que devem ser observadas ao participar de um recrutamento como esse. Confira!

Tenha atenção ao seu currículo

currículo é a porta de entrada para que você se dê bem em qualquer processo seletivo, até mesmo o online. Por essa razão, tenha atenção a todas as suas informações básicas, como:

Dados pessoais;
Objetivo profissional;
Resumo das suas qualificações;
Trajetória profissional;
Redes sociais atualizadas;
Entre outros pontos.

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos profissionais tendem a cometer esse erro e são descartados devido à inconsistência das informações.

Faça os testes online

O candidato deve encarar os testes solicitados pela empresa com seriedade e determinação, mesmo que ele seja opcional, pois é a partir desses resultados acerca de temas básicos da área pretendida que os recrutadores entenderão se você tem a competência técnica necessária para a vaga em questão.

Por meio deles, a empresa confere se você tem conhecimentos básicos para ocupar o cargo, além de ter a chance de saber se o candidato tem o domínio de um outro idioma, caso esse seja um requisito. Dessa forma, busque atingir uma pontuação elevada nessas avaliações para se destacar do candidato que provavelmente não está apto para exercer as funções.

Assim, você terá mais chances de garantir a continuidade no processo e passar para as próximas etapas, estando cada vez mais perto de conquistar a vaga pretendida.

Como são os testes online

Normalmente, os testes online são parecidos com os testes aplicados em entrevistas presenciais. Em sua maioria, são questões de alternativa, com o tempo cronometrado, que podem investigar diversos aspectos: comportamentais, habilidades e conhecimentos específicos, perfil psicológico, vocacional, emocional, entre outros.

Uma dica é não tentar descobrir qual o objetivo do teste, mas sim atingir uma boa pontuação. Tenha em mente que o seu desempenho pode não ser o único fator determinante para a escolha do recrutador, pois ele também irá se basear nos resultados dos outros recursos que ele utilizou durante o processo, inclusive a entrevista.

Para que tudo ocorra bem durante a avaliação, deixe apenas a página do teste aberta e assim previna distrações ou lentidões no site. Geralmente, no entanto, quase todos os sites são pensados para funcionar em qualquer tipo de computador e contam com um suporte de ajuda caso ocorra algum erro. Por isso, fique sempre atento a essas informações e responda as questões tranquilamente.

Destaque-se na entrevista por vídeo

Não é por ser uma entrevista por vídeo que você deve demonstrar desleixo com a sua aparência e falta de comprometimento com horário. O candidato precisa ter o mesmo zelo, como se estivesse indo a entrevista presencial. Ou seja, escolha aquela roupa apropriada para a ocasião, pois uma entrevista de processo seletivo online é tão formal quanto a presencial.

Além disso, aqui você pode se deparar com eventuais problemas não muito comuns dos encontros tradicionais, como falhas na webcam e da internet. Para que isso não aconteça, cheque tudo com antecedência e garanta que você seja pontual nessa fase decisiva do recrutamento.

Como os sites de empregos podem contribuir?

Ao cadastrar o seu currículo em sites de empregos, como o Empregos.com.br, as chances de você ser selecionado para participar de processos seletivos aumentam significativamente. A partir das funcionalidades do site, é possível aparecer para mais recrutadores, destacar-se de maneira mais eficiente e enviar currículos para as vagas que estejam de acordo com o seu perfil.

Terá a oportunidade, ainda, de saber quem visualizou o seu currículo e acompanhar como está a sua situação nos processos dos quais está participando. Tendo em vista todas essas vantagens apresentadas, você vai ter mais chances de conquistar a vaga almejada.

A partir das informações apresentadas, você pôde entender como funciona o processo seletivo online e como se destacar em um recrutamento como esse. Além disso, você teve acesso às vantagens de adquirir pacotes adicionais em plataformas de emprego, aumentando as chances de se dar bem em todas as fases da conquista do novo emprego.

Ficou interessado pelo assunto? Continue no site e entenda a vantagem da tecnologia em uma entrevista de emprego à distância.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 480 pessoas ajudadas

Comentarios