Carreiras | Empregos

Currículo otimizado para IA| Fonte: shutterstock

Não é de hoje que a quantidade de vagas de emprego está abaixo da demanda dos profissionais economicamente ativos. Essa diferença entre a procura e a oferta torna as buscas muito mais difíceis – de ambos os lados. Para os candidatos resulta em uma concorrência cada vez maior para as oportunidades disponíveis. Para os recrutadores, o volume de candidatos para avaliar e identificar qual está melhor preparado para ocupar a vaga.

O uso da tecnologia tem sido tratado como vilão pelos candidatos. Boa parte considera o processo de triagem injusto. Mas a realidade é que essas ferramentas vieram para ficar e elas não são, necessariamente, ruins. Elas foram criadas para, além de agilizar o processo, trazer assertividade, ou seja, fazer um match mais certeiro entre vagas disponíveis e candidatos.

 Por isso, é importante que os candidatos saibam como deixar o currículo otimizado para os processos de recrutamento digital. Se você quer aprender essas dicas, confira o artigo completo.

Como funcionam os sistemas de Inteligência Artificial para Recrutamento e Seleção?

Em primeiro lugar, é importante que os candidatos entendam como funcionam os sistemas de IA para otimizar o currículo. Diferentemente do que muitos pensam, a tecnologia de match realizada pelas plataformas digitais foi desenvolvida  para otimizar os processos, ou seja, elas trabalharam em conjunto com os recrutadores e de maneira nenhuma substitui a avaliação humana.

Os sistemas de inteligência artificial também conhecidos como ATS (Applicant Tracking Systems) são ferramentas que automatizam e agilizam o processo de triagem de currículos. Eles são utilizados para conseguir filtrar e classificar grandes volumes de informações de uma forma mais eficiente. Assim, os recrutadores têm acesso a candidatos mais alinhados com a vaga.

Veja exemplos de atividades que a IA pode realizar:

  • Coleta de currículos: Os ATS recebem currículos em diferentes formatos e armazenam esses currículos no banco de dados do sistema.
  • Análise de texto: Com o uso de processamento de linguagem natural (NLP) os sistemas de IA conseguem analisar conteúdos dos currículos. É possível identificar palavras-chave, habilidades, experiências de trabalho, entre outras informações.
  • Triagem inicial: Conforme critérios pré-estabelecidos, os currículos são filtrados e encaminhados para os recrutadores.
  • Funções adicionais: Os ATS também podem realizar agendamento de entrevistas, gerenciamento de candidatos, integração com plataformas de carreiras, entre outras atividades.

Principais passos para deixar currículo otimizado para IA

Agora que você já sabe o que os sistemas de IA podem fazer, está na hora de aprender como otimizar o seu currículo. Assim, você pode aumentar as suas chances de ser selecionado no processo seletivo e avançar nas etapas. Confira essas dicas.

Use palavras-chave

Por aqui no blog Carreiras sempre estamos reforçando a importância do uso das palavras-chave no seu currículo. São elas que facilitam a análise dos ATS e assim, é possível identificar se o perfil corresponde a um possível candidato para a vaga. Mas que tipos de palavras-chave devem ser usadas?

Uma das orientações é utilizar palavras-chave que a empresa usa na descrição da vaga. Por isso, o primeiro passo é ler a descrição da vaga e identificar quais palavras aparecem com frequência na descrição e são usadas como requisitos de conhecimento. Por exemplo, se você é um profissional da área de  marketing, será comum você encontrar palavras como: Google Ads, Google Analytics, SEO, Copywriting. Mas, lembre-se de que os termos escolhidos devem ser utilizados apenas se você tem conhecimento na sua área de atuação.

Outro ponto interessante para deixar o seu currículo otimizado para IA é usar palavras como “domínio” ou “forte”, veja um exemplo:

“Possuo excelente domínio na utilização do Google Ads e Google Analytics”. Neste exemplo, podemos perceber que a palavra “domínio” traz um peso maior para o conhecimento das ferramentas. Esses são alguns detalhes que fazem a diferença quando o currículo está sendo analisado.

Tenha um currículo estruturado

Embora seja comum que os sites de emprego tenham campos de preenchimento para currículo, também há a possibilidade de exportar um currículo pronto. Por isso, é de suma importância que o profissional monte um currículo bem estruturado, com ordem, pois isso facilita a leitura e interpretação dos sistemas. Afinal, não adianta ter experiências interessantes, se elas não estão claras no currículo. 

Portanto, é interessante seguir a seguinte ordem:

  • Nome completo. 
  • Dados de contato;
  • Objetivo profissional;
  • Experiências profissionais;
  • Formação;
  • Cursos complementares;
  • Habilidades profissionais.

Seguindo essa ordem, o candidato segue uma ordem lógica de informações prioritárias. Aqui no Empregos os candidatos contam com o formulário do currículo, onde o usuário pode preencher as informações seguindo a ordem e assim, não esquecer nenhum detalhe.

Tipo de formato de currículo otimizado para IA

O candidato deve prestar atenção ao formato do currículo que enviará. Os sistemas de Inteligência Artificial conseguem ler currículos em Word ou PDF, mas o Word é o mais indicado para a análise. Veja o motivo:

  • Acessibilidade aos dados: O formato Word é mais acessível para extrair e analisar os dados contidos no currículo. O texto em um arquivo Word pode ser facilmente processado, pesquisado e categorizado por uma IA. Por outro lado, o formato PDF é projetado para preservar a formatação e a aparência do documento, o que pode dificultar a extração direta de informações.
  • Estrutura e edição: Um currículo em formato Word permite uma edição mais fácil da estrutura e conteúdo. Isso significa que a IA pode avaliar melhor os diferentes componentes do currículo, como seções, títulos, descrições de trabalho, habilidades e histórico educacional. No entanto, no caso de um PDF, a IA pode ter dificuldades para identificar e entender a estrutura do documento devido à falta de formatação consistente ou até mesmo ao uso de imagens ou elementos gráficos.
  • Flexibilidade na análise: A IA pode realizar análises adicionais, como a contagem de palavras-chave, a identificação de padrões de texto e a comparação com outros currículos. Essas análises podem ajudar a classificar ou destacar currículos com base em critérios específicos.

Ênfase nas habilidades

É importante que você dê destaque para as suas habilidades, tanto as técnicas e comportamentais, além de deixar claro a área em que você deseja atuar. Você pode descrever essas habilidades em tópicos ou, se preferir, pode elaborar um pequeno texto explicando como você aplica suas habilidades no dia a dia do trabalho e os resultados que já alcançou.

Falando em resultados, quando mencionar sobre isso, é interessante trazer em números. Por exemplo: “Liderei uma equipe da área de estoque e diminuímos em 10% o tempo de empacotamento de mercadorias”.

Ressaltamos que o uso desses sistemas são importantes para agilizar os processos seletivos. Os próprios recrutadores estabelecem os critérios utilizados. Sendo assim, é importante que o candidato esteja sempre atento na forma de como deixar o currículo otimizado para IA e participar dos processos virtuais. Lembrando que, apesar de a tecnologia fazer a primeira filtragem, o recrutador sempre estará envolvido no processo de análise.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.