Para ser um vendedor de sucesso é preciso ir além. Ser um entusiasta e conhecer com profundidade o que está oferecendo ao cliente são apenas algumas habilidades. É imprescindível também manter uma boa postura pessoal, além de ter muito jogo de cintura em caso de imprevistos.
Neste post, listamos quatro habilidades que todo bom vendedor deve ter e como apresentá-las em uma entrevista. Para saber quais são, basta continuar a leitura!
Habilidades de um vendedor no dia a dia
1. Entender o cliente
Quando estiver em contato com o cliente, escute o que ele tem a dizer, ouça suas “dores” e o que ele precisa. Ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, também faz toda a diferença. Dessa forma, é possível abrir algumas possibilidades de oferecer o produto ou o serviço de maneira mais precisa.
Isso se chama “venda responsiva”. Trata-se de vender mais que o produto, e sim os valores agregados à marca, os benefícios que a mercadoria possui e as vantagens do serviço. A grosso modo, pense que o cliente não está comprando apenas um pão com leite e sim todo o café da manhã.
2. Conhecer o produto/serviço
Um bom vendedor deve estudar bastante o que está oferecendo, como detalhes do negócio e o que ele envolve, dados estatísticos, funcionalidades e benefícios. Até porque, não existe nada pior que deixar o cliente sem resposta, não é mesmo?
Para se tornar um vendedor de sucesso é fundamental conhecer o mercado ao qual o produto ou o serviço pertence, o perfil dos compradores e quem são os concorrentes. Estar bem informado passa confiança aos clientes. Profissionais que vão além conseguem enxergar tendências e o futuro do setor.
3. Manter uma boa comunicação
Todo vendedor é um exímio comunicador. Ou pelo menos deveria ser. A área de vendas realmente exige que a pessoa saiba falar e escrever corretamente. Não precisa ser formal demais no português, mas é recomendável evitar gírias e erros gramaticais simples, como “pra mim fazer” ou gerundismo — o famoso “estarei ligando, estarei anotando”.
Mais que isso, expor as ideias de forma clara para o cliente é garantia de uma conversa fluida e de bons negócios. Por isso, caso você esteja planejando ingressar na carreira, já comece a melhorar a comunicação, a prestar atenção nas palavras que diz e na construção de suas frases. O ideal é ser compreendido pelo receptor de maneira que ele entenda bem o que você diz.
4. Ter postura profissional
Na lista das habilidades de um vendedor de sucesso está a postura profissional. Isso envolve uma série de fatores, como a roupa e os acessórios escolhidos. Você gostaria de ser atendido por alguém com camisas amassadas ou vestidos curtos demais? Caso você esteja em um ambiente corporativo e profissional é quase certo que não.
Os cuidados com o visual fazem toda a diferença no atendimento ao cliente, bem como ser pontual nas reuniões. O trânsito intenso já não é mais desculpas para atrasos.
Outras habilidades importantes são:
- ser coerente nas palavras gerando confiança nos compradores;
- dominar estratégias de vendas, que podem ser adquiridas em cursos específicos;
- usar as redes sociais como vínculo de relacionamento;
- superar as expectativas do cliente;
- ser organizado.
Habilidades de um vendedor em uma entrevista de emprego
Já reparou como estamos constantemente nos “vendendo” ao construirmos nosso marketing pessoal? Por isso também é importante saber “vender-se”. Quando somos selecionados para uma entrevista de emprego sabemos que enfrentaremos pela frente uma maratona de etapas, que incluem entrevistas e até dinâmica de grupos.
A ideia, nessa hora, é mostrar ao empregador um currículo bem elaborado e as principais habilidades e conhecimentos que justifiquem a contratação para o cargo oferecido. Para começar, uma dica é prestar atenção na aparência física e na linguagem corporal e verbal.
Isso porque deve-se ter em mente que estamos em um ambiente mais formal e corporativo. Portanto, evitar gírias, palavrões, regionalismos e ter clareza nas ideias são outras recomendações importantes. Vale também ter cuidado com as contradições e dizer sempre a verdade, ainda que custe o cargo. Não vale dizer que seu inglês está fluente, caso não esteja, ou inventar um curso que não foi feito.
Conhecer a empresa antes de chegar nela, vasculhar o site, as redes sociais e notícias relacionadas ao setor também podem ser estratégias aliadas. Apresentar ao recrutador como você vai acompanhar o crescimento da empresa também pode ajudar.
Notou o quanto entender de vendas é fundamental em diversos aspectos da vida profissional e pessoal? Seja na venda direta no balcão de uma loja física ou pela internet, via e-commerce, todo negócio precisa de bons vendedores para manter-se ativo e competitivo no mercado.
Com o nível de exigência cada dia maior por parte dos clientes, transformar o momento da venda em uma experiência única para o consumidor pode ser uma estratégia bem-sucedida. É hora de estreitar relacionamentos e mostrar que o produto ou o serviço que você está oferecendo vai fazer a diferença na vida dele.
Para isso, além de apostar em técnicas e usar a tecnologia a favor do negócio é importante inovar. Seja em estratégias diferenciadas de comunicação e divulgação, um marketing digital mais customizado e próximo do cliente, além de novas opções de formas de pagamento. Que tal, ainda, um simples bilhete agradecendo a compra. Isso pode fazer muita ou toda a diferença.
Assim, é importante colocar em prática o máximo das habilidades de um vendedor que você já tenha adquirido ao longo de sua história de vida. Ter empatia pelo cliente, entender as suas necessidades e buscar uma venda responsiva certamente traz muito mais sucesso a todos os envolvidos.
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