14 / 05 / 2019

Confira as melhores técnicas de relaxamento após um dia cansativo

Está estressado no trabalho? Então confira as melhores técnicas de relaxamento que separamos para você fazer em casa.
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Trânsito, excesso de tarefas, muitas cobranças da chefia — são coisas que provavelmente geram muito estresse, cansaço e fadiga ao final de um dia de trabalho. Mas saiba que é possível resolver usando técnicas de relaxamento.

Elas são capazes de aliviar as tensões e afastar sérios problemas de saúde, que vão desde alterações no estado emocional, como a depressão, e síndromes, como a de Burnout e do Pânico. Problemas cardíacos e gastrointestinais desencadeados por uma rotina exaustiva também podem ser minimizados.

Quer saber quais são as melhores técnicas de relaxamento após um dia cansativo? Então confira este post que preparamos para você!

Faça um escalda-pés

Muito utilizado pelas antigas gerações, o escalda-pés é uma importante técnica utilizada para relaxar. Em uma bacia com água morna, coloque os pés até a altura do tornozelo.

Se você puder, coloque óleos perfumados, sais de banho ou mesmo o sal grosso de cozinha. Essa técnica estimula a circulação sanguínea nos pés, promovendo o relaxamento.

Medite e controle a respiração

A prática da meditação tem ganhado cada vez mais adeptos na sociedade atual. Isso porque diversos estudos evidenciam os benefícios físicos e mentais usufruídos por quem pratica a meditação, inclusive no combate à ansiedade e ao estresse.

Segundo o site Business Insider, para meditar é necessário apreciar a sua própria respiração. Escolha um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente com os dois pés apoiados no chão. Em seguida, feche os olhos e comece a prestar atenção na sua respiração.

Caso comece a se dispersar, volte a sua atenção para o toque das suas roupas no seu corpo, sinta o contato com o chão. Enquanto durar a prática, procure relaxar os ombros e braços.

A meditação pode durar o tempo que você quiser, mas cinco ou 10 minutos é o suficiente para começar, dizem os especialistas.

Deixe o celular e o computador de lado

Pode parecer algo impossível de se fazer, mas você se lembra que um dia já viveu sem as redes sociais, e-mails, notícias de sites e toda essa tecnologia? Tente evitar o celular e o computador à noite, principalmente no escuro. Isso porque a luz do monitor dilata a pupila dos olhos, fazendo com que o seu cérebro fique mais atento, o que dispersa o sono.

Além disso, sem os estímulos causados por notícias fora de casa, fica mais fácil relaxar e ter um sono reparador. Aproveite o seu momento em casa para estar com a família e conversar sobre o dia dos seus entes queridos.

Ouça uma música suave

A música tem um poder incrível sobre a nossa mente. Ela mexe com os nossos sentimentos e também pode nos acalmar. Coloque a sua música favorita, que o leva para outro lugar. Procure deixar os pensamentos de lado e coloque-se no momento presente, trazendo a sua atenção para ele.

Tome um banho quente

Um banho quentinho também é uma importante técnica de relaxamento que está ao seu alcance. Como já mencionamos, a água quente ativa o sistema circulatório, oferecendo a sensação de bem-estar. Caso sua casa tenha uma banheira, aproveite e repita o mesmo procedimento do escalda-pés, mas agora no corpo todo.

Durma cedo

Quase nada é tão revigorante quanto uma boa noite de sono. É durante o descanso que nosso corpo e mente se recuperam da agitação do dia anterior.

Para conseguir dormir bem, deixe o quarto arrumado, faça uso de aromas calmantes, coloque roupas confortáveis. A ingestão de chás e comidas leves também é indicada para garantir uma boa noite de sono. Tente pensar em coisas boas e relaxe!

Pratique uma atividade física

Pode parecer incoerente, mas o esforço físico após um dia exaustivo de trabalho ajuda a relaxar. Estudos comprovam que a atividade física favorece a produção da endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar. Além disso, os exercícios são capazes de reduzir outros hormônios, como a adrenalina, que são capazes de favorecer o estresse.

Faça um passeio

Passear com o seu pet ou sozinho pelo bairro pode ser uma ótima técnica de relaxamento. Aproveite para apreciar as ruas, praças, pessoas e, até mesmo, observar o movimento dos carros. Se o trânsito estiver tranquilo, isso pode ajudar você a se distrair das tensões do trabalho. Esse momento também pode ser usado para se alongar e, quem sabe, fazer uma corrida.

Leia um livro

Uma boa leitura pode levar você a locais incríveis. Se gosta de ler, faça dos livros a sua companhia após um dia de trabalho.

A leitura consegue acalmar, contribui para desacelerar o corpo e deixa a mente relaxada. Logo, é uma atividade altamente recomendada para aliviar o cansaço e o estresse. Antes de pegar o livro, descanse um pouco e tente desacelerar a mente.

Conte com a ajuda da aromaterapia

Aromas como alecrim, alfazema e cedro são capazes de acalmar e deixar o ambiente mais harmonioso. A aromaterapia é uma técnica que usa óleos essenciais para promover o relaxamento.

Os cheiros são colocados no difusor e espalhados por todo o ambiente. O aroma agradável é um convite para uma sintonia mais profunda consigo mesmo e também pode ser usado para preparar o quarto para uma boa noite de sono.

Como vimos ao longo deste post, é possível usar técnicas de relaxamento para fugir do estresse do dia a dia e ter mais qualidade de vida, além de aumentar a sua sensação de bem-estar nos momentos de descanso.

Colocando essas dicas em prática, você afasta doenças e evita que o estresse comprometa os seus resultados no trabalho. Algumas delas, como a meditação e o escalda-pés, são amplamente difundidas pela cultura oriental e chegam à nossa rotina para trazer mais leveza e equilíbrio.

Para aumentar a eficácia dessas técnicas de relaxamento, lembre-se de que o seu controle emocional é muito importante e você sempre deve estar atento a ele.

Se gostou deste post sobre as melhores técnicas de relaxamento após um dia cansativo, confira também o nosso artigo “Estresse no ambiente de trabalho pode ocasionar pressão alta”.

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