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Estresse no ambiente de trabalho pode ocasionar pressão alta| Fonte: Shutterstock

O estresse está entre os acidentes de trabalho mais registrados pela Previdência Social. A doença é como uma resposta do corpo ao excesso de estímulos externos que sobrecarregam o sistema nervoso central.
As causas variam de fatores psicológicos do funcionário, como a pressão durante a execução do trabalho e a relação conturbada com os colegas de equipe, até as condições físicas do ambiente profissional, como a exposição a ruídos e temperaturas muito frias.
Uma das principais reações provocadas pelo estresse é o aumento da pressão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, existem atualmente 17 milhões de brasileiros hipertensos.

Quais as consequências da hipertensão?

A pressão arterial é a força com que o seu sangue corre pelos vasos sanguíneos. Uma pessoa hipertensa tem os níveis de pressão superiores a 14/9, o que pode prejudicar as artérias ou mesmo alguns órgãos do seu corpo. Entre os riscos, estão a insuficiência cardíaca, insuficiência renal, ataque cardíaco, AVC e o rompimento de veias dos olhos.

Como combater a pressão alta no ambiente de trabalho?

Pessoas hipertensas devem tomar alguns cuidados para preservar a saúde no espaço profissional:

1- Deixe o trabalho no trabalho

Sua vida não pode se resumir às suas atividades profissionais. Quando estiver em casa, evite pensar nos projetos que deram errado ou naquilo que ainda precisa fazer. Também não vale acessar a caixa de e-mails de casa, nem adiantar o trabalho do dia seguinte.

2- Durma o suficiente

O cérebro aproveita o sono para recompor os esforços gastos durante o dia. Portanto, quanto mais descansado você ir ao trabalho, mais terá energia para resolver os problemas. Priorize o sono de qualidade. Se não lida bem com barulho ou iluminação quando vai dormir, evite deixar a TV ligada, por exemplo.

3- Pratique exercícios regularmente

Mesmo uma caminhada pode ajudar a gastar toda adrenalina acumulada em seu corpo, reduzindo a pressão. Musculação, natação e exercícios aeróbicos são boas opções. Procure exercitar-se ao menos três vezes por semana.

4- Alimente-se bem

Evite tomar muito café, a bebida libera ainda mais adrenalina – o que pode não ser a melhor opção para quem já sofre com o estresse. Reduza o sal das refeições e, durante o dia, consuma alimentos ricos em potássio, como banana e batata doce.

5- Fuja de conversas negativas

Relações interpessoais negativas, são capazes de aumentar a pressão arterial. Por isso, evite conversas polêmicas e discussões com os colegas. Se o chefe costuma pegar no seu pé, procure não internalizar esse sentimento, respire fundo e dê o seu melhor para apresentar resultados cada vez melhores. Clicando aqui, você confere dicas de como lidar com diversos perfis de chefes difíceis.

O que a empresa pode fazer para evitar a hipertensão?

Cuidar para que o horário de trabalho seja compatível às competências do funcionário, e proporcionar uma interação saudável entre os colaboradores, são algumas iniciativas que as organizações podem tomar para evitar o estresse e suas consequências.
Os funcionários hipertensos costumam levar frutas e se alimentar em intervalos menores. Disponibilizar locais para que possam lanchar é uma alternativa. Além disso, apostar na ginástica laboral mantém os trabalhadores ativos fisicamente.
Também é importante acompanhar a saúde dos colaboradores através do exame médico ocupacional esporádico.

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