Carreiras | Empregos

Como enviar currículo por e-mail? 5 erros que você deve evitar| Fonte: Envato

É comum que ao se candidatar para uma vaga, seja necessário enviar o currículo por e-mail. Mas o que parece algo simples, pode gerar muitas dúvidas. E muitas pessoas se perguntam porque às vezes os recrutadores nem retornam. Isso pode acontecer porque você deve ter cometido algum erro ao enviar o currículo. Por isso, é preciso estar atento às boas práticas de como entrar em contato com o recrutador.

Se você está na dúvida de como enviar currículo por e-mail, este artigo é para você. Selecionamos os 5 erros mais cometidos e como você pode evitá-los.

1º erro: enviar o currículo com um assunto genérico

Uma das principais regras sobre como enviar currículo por e-mail é ter atenção sobre o que colocar no assunto. Neste caso, muitos candidatos ficam com dúvida e optam por colocar algo genérico. Geralmente, colocam “Currículo” ou “Vaga de emprego”, mas isso é muito genérico.

Lembre-se de que o recrutador pode receber muitos currículos, além disso, ele pode receber currículos para diversos cargos. Então, é importante que você especifique do que se trata o e-mail. 

Uma sugestão é colocar o cargo para o qual você está se candidatando. Por exemplo: “Candidatura para o cargo de atendente de loja – [Seu nome]”

Assim, o recrutador consegue identificar de imediato do que se trata e isso pode contribuir com a sua chance de ser notado.

2º erro: não seguir as instruções

É comum ficar com dúvida sobre o que escrever no assunto do e-mail para enviar currículo. Por isso, preste atenção nas instruções informadas no anúncio da vaga de emprego. Muitos recrutadores colocam algumas orientações sobre o que colocar no assunto. Caso não tenha, você pode seguir com o nosso exemplo acima citado.

No entanto, as instruções não se limitam apenas ao assunto, mas como o e-mail deve ser enviado. Por exemplo, o recrutador pode passar algumas instruções, como:

  • Formato do documento do CV que será enviado (Word ou PDF);
  • Informações adicionais no corpo do e-mail;
  • Portfólio;
  • Pretensão salarial;
  • Entre outros.

Portanto, leia com atenção o anúncio e siga todas as instruções. Caso deixe de fazer algo, isso pode ser um critério eliminatório para a empresa.

Leia também: 6 erros mais comuns que você precisa evitar no seu currículo

3º erro: esquecer de escrever no corpo do e-mail

Você já enviou um currículo para o recrutador e não escreveu nada no corpo do e-mail? Nem um oi? Sem nenhuma apresentação👀? Se o recrutador retornou, então você teve sorte.

É uma boa prática escrever um texto para enviar currículo por e-mail. Sendo assim, você pode fazer uma breve apresentação, mencionar como soube da sua vaga, citar de forma resumida sua experiência e objetivos profissionais.

Aqui vai mais uma dica, leia o artigo 5 exemplos de textos para enviar um currículo por e-mail.

4º erro: usar endereço de e-mail não profissional

O 4º erro também parece algo muito simples, mas realmente pode influenciar de forma negativa a percepção do recrutador. O correto é usar um endereço de e-mail que seja profissional e apropriado para quem está buscando emprego. Evite usar tipos de endereços de e-mail com apelidos ou engraçados. Por exemplo:

  • ale.ocara@gmail.com
  • lilica.lindinha@yahoo.com.br

Veja que os dois exemplos acima não passam nada de profissionalismo. Sendo assim, use um estilo mais formal, como:

  • alexandre.moraes@gmail.com
  • alice_almeida21@gmail.com

Aqui você pode perceber que nos dois exemplos é usado o nome e sobrenome e se for necessário, você pode adicionar um número. Caso você não tenha um e-mail profissional, faça isso assim que terminar de ler esse artigo. Fazer um e-mail é simples e prático e você deve usá-lo sempre que for enviar um currículo.

5º erro: enviar sem revisar

O último erro da nossa lista, também é mais comum e muitas pessoas esquecem de fazer. É muito importante que você sempre revise o conteúdo antes de enviar o seu CV para o recrutador. Veja os itens que você deve revisar:

  • destinatário (e-mail do recrutador ou da empresa);
  • assunto do e-mail;
  • texto no corpo do e-mail;
  • conteúdo no currículo;
  • conferir se o currículo foi anexado corretamente.

Se estiver tudo certo, é só clicar em enviar e aguardar o retorno da empresa. Lembre-se de que isso também faz parte do processo seletivo e que é preciso ter atenção para não perder a sua chance.

Agora que você já sabe como enviar currículo por e-mail e quais erros evitar, maiores são as chances de você ser notado. Sabemos que montar um currículo pode ser desafiador, assim como enviar um currículo para uma empresa. Aqui no blog Carreiras você encontra muitas outras dicas, por isso, não deixe de conferir.

Além disso, se você quer ser notado pelos recrutadores, você também pode ter o seu currículo online. Se cadastrando aqui na empregos.com.br é só preencher algumas informações e seu currículo online fica disponível para mais de 90 mil empresas. Clique aqui e faça o seu cadastro.

Avalie:

Comentários 2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Henriques eu gostei muito pela ajuda de como escrever um currículo que Deus vos abençoe

Empregos.com.br disse:

Olá Henrique,

Que bom que gostou do nosso artigo! Continue acompanhando o nosso blog e veja mais dica!