29 / 09 / 2017

Como as empresas buscam por profissionais?

Atualmente as empresas procuram alcançar resultados mais eficientes, e para obter sucesso durante a produção de seus produtos e serviços é necessário levar em consideração a qualidade, agilidade e produtividade do trabalho. Desta forma as empresas estão exigindo cada vez mais profissionais qualificados e competentes para exercer as funções.

 

Vamos tratar aqui o passo a passo do processo de contratação de profissionais:

  • O Setor de Recrutamento e seleção
  • Divulgação das vagas
  • Formas de recrutamento
  • Etapas do processo seletivo
  • Reter talentos e plano de carreira

O Setor de Recrutamento e seleção

Os recrutadores são responsáveis por escolher os profissionais adequados para as vagas.

Este profissional cuida do desempenho e coordenação dos funcionários e também pela demissão e admissão dos mesmos.

Saiba mais sobre a carreira de RH aqui

 

Divulgação das vagas

A cada dia as empresas tendem ser cada vez mais seletivas durante a busca de novos talentos internos e externos para ocupar um novo cargo dentro da organização.

Para obter êxito e atingir exatamente o público desejado, cada empresa pode optar por diversas maneiras de divulgação das vagas e ainda optam por uma descrição bem detalhada em relação ao cargo, atividades da vaga, tipo de contratação, benefícios e salários.

Local de publicação de vagas:

  • Portais online de empregos e carreiras
  • Jornais e revistas
  • Anúncio de vagas em cartazes
  • E-mail
  • Comunicados internos e externos
  • Redes sociais

Veja como as empresas publicam vagas!

 

Formas de recrutamento

Antes de selecionar um candidato para a vaga é necessário separar os currículos nos quais cumpre todos os requisitos para o cargo oferecido.

As empresas precisam de profissionais multitarefas no qual tenha capacidade de levar inovação, valores e novos conhecimentos para a empresa, ou seja, o potencial de cada candidato conta muito.

Essa etapa de captar pressionais é dividida em 3 etapas:

Recrutamento interno: dar oportunidades de crescimento para os profissionais de dentro da empresa. Esse processo tende a ser mais rápido, afinal o recrutador e a diretoria já conhece o perfil de cada funcionário.

Recrutamento externo: é o ato de captar profissionais fora da empresa com o objetivo de encontrar o perfil adequado para a vaga. O interessante é conhecer novos pensamentos, porém tende a der mais demorado e mais caro, afinal é necessário publicar as vagas em diversos canais de comunicação e treinar os contratados.

Recrutamento misto: Com a necessidade de mais abrangência durante a busca do profissional adequado, no qual a empresa da oportunidades de crescimento para seus funcionários e ao mesmo tempo está aberta para novos talentos.

Aumente a sua visibilidade

 

Etapas do processo seletivo

Em média um processo seletivo dura cerca de 45 ou dias, podendo ser mais ou menos, isso depende da quantidade de currículos recebidos, se o profissional cumpre todos os requisitos da vaga etc.

Coleta de dados: verificar os custos, estruturar o anuncio da vaga, estabelece tempo de contratação, determina o perfil do candidato ideal, organiza os testes e possível remuneração.

Planejamento: verifica qual é o tipo de contratação (interno, externo ou misto), como e onde vai divulgar as vagas, critérios a analisar nos candidatos etc.

Execução: Divulgação da vaga.

Avaliação 1: Análise de currículos, tempo que a vaga ficará disponível, seleção de perfil.

Avaliação 2: Aplicação te testes psicológicos, provas técnicas referente a função, dinâmica de grupo, entrevista com RH.

Finalização: Seleção dos perfis mais adequados para as vagas, entrevista com a diretoria e contratação.

Saiba mais sobre talentos técnicos e Inteligência Emocional no perfil do cargo

 

Esta matéria ajudou você?

+ 331 pessoas ajudadas

Comentarios