Carreiras | Empregos

As 30 perguntas mais feitas em entrevista de emprego| Fonte da imagem: Envato

As perguntas em entrevista de emprego podem variar dependendo da empresa e do cargo que o candidato pretende ocupar. Buscar conhecer quais são as perguntas mais realizadas é um ponto importante para se preparar para a entrevista com o recrutador. 

Dessa forma, é uma maneira de contornar o nervosismo e se apresentar muito mais preparado para conquistar a vaga de emprego. Mas vale lembrar que respostas prontas não agradam o entrevistador. Muitos candidatos são dispensados por não saber o que responder e nem como se comportar nesse momento.

Por isso, separamos uma lista com as 30 perguntas mais realizadas em uma entrevista de emprego. Talvez você não se depare com todas elas, mas vale o conhecimento.

Tópicos:

Áreas abordadas nas perguntas em entrevista de emprego

Como candidato, é importante entender que nenhuma pergunta é realizada de forma aleatória. Elas têm como objetivo abordar 7 áreas para poder conhecer melhor o candidato, veja:

  1. Experiência profissional e qualificações
  2. Motivação e Interesse
  3. Habilidades Interpessoais e de trabalho em equipe
  4. Resolução de problemas e tomada de decisões
  5. Adaptação e flexibilidade
  6. Liderança e autodesenvolvimento
  7. Valores e cultura empresarial.

Confira a lista com as principais perguntas feitas pelos recrutadores

Agora que você já sabe quais são as áreas que os recrutadores abordam durante uma entrevista, separamos as perguntas por categoria. Assim, fica muito mais fácil de você identificar qual o objetivo e o que o recrutador espera ouvir de você.

Recrutadora fazendo perguntas em entrevista de emprego| Fonte da imagem: envato

Vamos iniciar a lista com as perguntas que fazem parte da categoria “experiência profissional e qualificações”.

1- Quais são as suas maiores qualificações para este cargo?

Para esse tipo de pergunta você deve estar pronto para destacar as suas habilidades, falar das suas experiências e conhecimentos. Lembre-se de que eles devem estar alinhados diretamente com os requisitos e responsabilidades do cargo que está se candidatando.

2- Quais são seus pontos fortes e fracos?

Fale quais são seus pontos fortes em relação ao trabalho, como resiliência e trabalho em equipe, por exemplo. Agora, ao falar dos pontos fracos, não trave! Fale a verdade e lembre-se de dizer o que está fazendo para melhorar esses pontos fracos.

3- Descreva um desafio profissional que você superou

Esse é o momento para que você possa demonstrar as suas habilidades de resolução de problemas e como agir durante situações difíceis. Você pode falar de algum caso em que liderou um projeto ou a implementação de alguma nova ferramenta, por exemplo.

4- Onde você se vê daqui a cinco anos?

Quando te perguntarem sobre isso, tenha cuidado. Muitas pessoas focam somente em planos pessoais. Isso não é um grande problema, mas o recrutador deseja saber como você se vê daqui a 5 anos profissionalmente.

5- Por que você está deixando o seu emprego atual?

Essa pergunta é direcionada somente para quem já trabalha, mas busca uma nova oportunidade. Seja honesto, mas não fale mal da empresa nem de colegas de trabalho. Você pode falar sobre buscar novos desafios

6- Qual é a sua abordagem para resolver problemas?

O recrutador quer saber mais sobre as suas habilidades de resolução de problemas. Afinal, essa é uma das soft skills mais importantes no mercado de trabalho. Mais importante do que o resultado, o recrutador quer saber como você agiu desde o começo da identificação do problema, até a resolução.

7- Como você lida com feedback construtivo?

Esse é o momento em que você deve mostrar sua abertura à melhoria e sua capacidade de aprender com os outros. Diga que você valoriza essa troca e como aplica o direcionamento no seu dia a dia.

8- Como você se mantém atualizado sobre as tendências do mercado de trabalho?

Essa pergunta também pode aparecer de outra forma, como: “Como você se informa”? Dependendo da vaga, essa é uma pergunta importante. Portanto, cite exemplos de como você se mantém atualizado, seja por meio de cursos, notícias, entre outros.

9- O que o diferencia de outros candidatos?

Outra oportunidade de “vender o seu peixe”. Você não precisa focar no ponto fraco dos outros candidatos. Fale sobre você, suas habilidades e como pode contribuir com a empresa.

10- Como você define e mensura o sucesso?

Quando for questionado sobre isso, você pode falar tanto sobre questões pessoais, quanto profissionais. Você deve demonstrar a sua compreensão de objetivos, valores pessoais e habilidades de avaliação de desempenho.

Saiba mais: Entrevista de emprego: 5 perguntas para você se preparar

Perguntas sobre motivação e interesse

Com essas perguntas o recrutador quer poder entender a motivação do candidato para trabalhar na empresa. Qual a sua visão do futuro e valores pessoais.

11- Por que você está interessado em trabalhar nesta empresa?

Ao responder essa pergunta, é importante demonstrar que você pesquisou sobre a empresa. Também fale como as suas habilidades e objetivos estão alinhados com a cultura da empresa.

12- O que o motiva a fazer um bom trabalho?

Você pode dizer sobre os seus valores e o que te inspira a alcançar um alto nível de desempenho.

As 30 perguntas mais feitas em entrevista de emprego| Fonte: Envato

13- Qual é a sua filosofia de trabalho?

Aproveite essa pergunta para compartilhar crenças fundamentais de como você aborda o trabalho. Por exemplo, comprometimento e colaboração.

14- O que o diferencia dos outros candidatos?

Neste tipo de pergunta você também pode responder sobre as suas experiências mais relevantes. Como elas são diferenciais e que te tornaram um profissional mais adequado para a vaga.

15- Como você lida com a falta de motivação?

Responda como você lida com momentos desafiadores, sobre sua capacidade de resiliência e como contorna momentos assim.

Habilidades Interpessoais e de Trabalho em equipe

Ao fazer essas perguntas, o foco é avaliar a capacidade do candidato de colaborar com outros membros da equipe. Além disso, avaliar como é a sua comunicação e habilidades de relacionamento interpessoal.

16- Como você lida com colegas e trabalho em equipe?

O entrevistador deseja saber como você colabora e seu respeito pelas opiniões dos outros. Por isso, foque em responder sobre as suas habilidades de comunicação e exemplos de trabalho em equipe.

As 30 perguntas mais feitas em entrevista de emprego| Fonte: Envato

17- Como você lida com clientes difíceis?

Essa é uma pergunta importante para quem vai trabalhar com público. Por isso, foque em responder sobre a importância de ter empatia. E fale sobre a sua capacidade de manter a calma sob pressão.

Leia mais: Dicas para primeiro emprego, veja como se destacar

Resolução de problemas e tomada de decisões

Essas são perguntas que ajudam a avaliar como o candidato enfrenta desafios, lida com situações difíceis, sua capacidade de tomar decisões assertivas e a aprender com experiências anteriores.

18- Como você lidou com um conflito no ambiente de trabalho?

Essa pergunta pede um exemplo. Você pode citar casos de conflitos com clientes, por exemplo. Ou até mesmo uma divergência com o chefe, mas como isso foi solucionado e principalmente, como foi o seu comportamento.

19- Qual é a sua abordagem para resolver problemas?

Essa pergunta é parecida com a anterior. Mas neste caso, foque na abordagem, ou seja, como você analisa e vê as melhores opções para solucionar um problema.

20- Como você reage sob pressão?

Aqui pode se tratar de pressão sobre entregas, clientes, cobranças de chefes, entre outros. Também tem relação para entender sobre o seu comportamento e inteligência emocional.

21- Fale sobre um momento em que você falhou e o que aprendeu com isso

Ninguém é perfeito! Sendo assim, seja sincero e conte algum caso em que você falhou e como reagiu. Mas principalmente, fale o que aprendeu com esse erro.

Adaptação e flexibilidade

As perguntas em entrevista de emprego voltadas para adaptação e flexibilidade tem por objetivo avaliar como o candidato lida com situações em constante mudança. Além disso, como ele trabalha com o cumprimento de prazos e como se ajusta a diferentes abordagens de liderança ou ambientes de trabalho.

22- Como você lida com prazos apertados?

Em algumas situações, pode acontecer de ter prazos de entrega bem curtos. Por isso, o recrutador quer saber como você se organiza e age em momentos assim.

23- Como você lida com situações de mudança?

Pode ser mudança de gestor, modo de trabalhar ou até mesmo de área. As mudanças acontecem e aqui, você deve responder como lida com as mudanças, vale citar exemplos e como isso afeta o seu trabalho.

24- Como você gerencia seu tempo e prioridades?

Gestão de tempo é algo fundamental para o trabalho. Você deve explicar como se organiza, pode citar se usa agendas pessoais, calendários e como classifica as suas atividades por nível de importância, por exemplo.

Liderança e autodesenvolvimento

25- Fale sobre um momento em que você liderou um projeto

Se você já liderou um projeto, diga qual foi o projeto, como dividiu as tarefas, desafios e os resultados. Se nunca teve uma liderança, não tem problema.

Mulher realizando algumas atividades de trabalho| Fonte: Envato

26- Fale sobre um momento em que você teve que aprender uma nova habilidade rapidamente

Neste caso, pode ser a necessidade de aprender a utilizar uma nova ferramenta, um novo processo de trabalho, entre outros. Fale dessa experiência, os desafios, como se sentiu em relação a essa solicitação.

27- Descreva um momento em que você trouxe inovação ao seu trabalho

Esse tipo de inovação pode ser a sugestão de uma nova ferramenta ou ideias de projetos para aumentar as vendas. Caso não tenha tido a oportunidade, diga que você espera ter essa chance no novo emprego.

Valores e cultura empresarial

Fique atento com esse tipo de pergunta, pois o recrutador deseja avaliar se o candidato se alinha aos valores e cultura da empresa. 

28- Você tem alguma pergunta para nós?

Esse é o seu momento de “entrevistar” a empresa. Pergunte como funciona os processos, o que a empresa espera dos funcionários e como ela colabora com o crescimento deles. Aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a empresa.

29- Como você lida com a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho?

A pauta de diversidade e inclusão é muito importante. Por isso, responda o que você acha sobre isso. Por exemplo, diga como a diversidade e inclusão impactam de forma positiva a experiência entre colegas de trabalho e no crescimento da empresa.

30- Você participa/participou como voluntário de alguma atividade comunitária ou projeto social?

Esse tipo de pergunta também visa entender se os valores do candidato estão alinhados com os da empresa. Você pode citar exemplos de trabalhos voluntários em igrejas, ONGs, instituições, entre outros. Caso não tenha participado, informe e explique quais áreas tem interesse de um dia participar como voluntário.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveita que aqui no blog Carreiras você fica por dentro das novidades e aprende a como se destacar no mercado de trabalho. Assim, você potencializa as suas chances de conquistar um novo emprego!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *