As piores gafes em uma dinâmica de grupo

Você cadastrou o seu currículo, foi selecionado na prova, fez a entrevista de emprego e agora é chamado para a dinâmica de grupo. Saiba como evitar erros nessa etapa!
por
http://carreiras.empregos.com.br/

No processo seletivo, a etapa que mais denuncia o perfil comportamental do candidato – e seus traços negativos – é a dinâmica de grupo. Nela, os participantes são convidados a realizar uma série de exercícios.

Esses desafios não relevam somente as suas competências técnicas, como também testam as suas habilidades em situações atípicas. Como você lida com o grupo, seu nível de proatividade e comunicação, sua produtividade sob pressão e a sua forma de pensar são julgadas ali.

Muitas vezes, é impossível prever quais são os exercícios promovidos pelos recrutadores. Podem ser gincanas mirabolantes ou mesmo simples perguntas em uma entrevista coletiva. Ainda assim, há uma forma de se preparar para quaisquer ocasiões e evitar que a sua imagem seja mal interpretada:

Vestir roupas inadequadas
Funciona como a entrevista de emprego. Você não precisa ir de terno e gravata ou saia risca giz, mas evite chapéu, camiseta, bermuda, decote e acessórios extravagantes. Dependendo do exercício, eles podem até te atrapalhar!

Falar palavrão
Não é porque você quer mostrar ao recrutador que é comunicativo que deve deixar o modo correto de falar de lado. Jamais diga palavrões na dinâmica de grupo. Trate todos com respeito e evite gírias.

Ser tagarela
Todos terão o seu momento de se apresentar e falar sobre si mesmos. Nessa etapa, prefira qualidade à quantidade – falar demais prejudica o tempo dos demais e te torna um candidato maçante para o recrutador. Jamais interrompa o discurso de alguém.

Não participar
Não é porque você é tímido que não tem chances em uma dinâmica de grupo. Você não precisa ser o centro das atenções, mas certifique-se de ser lembrado por suas ações. Contribua para as atividades e supere o nervosismo.

Dormir no ponto
Como é um processo atípico, qualquer detalhe que passa desapercebido pode afetar o seu rendimento. Ouça a todos com atenção, até os seus concorrentes. Há exercícios em que o recrutador pede que você repita o que outro candidato acaba de dizer.

Ficar com o nariz em pé
É fato que os profissionais estão disputando a mesma vaga que você. Mas agir como se você tivesse total vantagem sobre os outros, ou desmoralizá-los para se autopromover, em nada vai te garantir o emprego. Pelo contrário: você pode minar as suas chances justamente por isso! Afinal, que empresa vai contratar alguém que não tem respeito pelos colegas?

Como foram as suas dinâmicas de grupo? Conte para a gente nos comentários!

 

 

Esta matéria ajudou você?

+ 345 pessoas ajudadas

Comentarios