20 / 06 / 2017

O que fazer para se destacar em um mercado de trabalho competitivo?

Para você que está procurando emprego, ou mesmo deseja se garantir no seu: confira dicas para fortalecer o seu perfil profissional
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Você sabe o que é empregabilidade? Ser empregável é se manter desejado pelo mercado de trabalho. Isso significa que trabalhadores empregáveis são aqueles que as empresas mais desejam reter, e, uma vez desempregados, não têm dificuldades para encontrar uma nova oportunidade.

Em um mercado de trabalho competitivo como o atual, tanto para conseguir emprego como para se manter nele, essa competência torna-se essencial. Para alcançá-la, é preciso ampliar sua visão profissional:

• Mantendo-se informado
Saber o que o mercado precisa é o primeiro passo para ser um profissional empregável. Você deve pesquisar constantemente como está a demanda do mercado para a sua profissão – seja em artigos online, jornais impressos ou feiras para estudantes e profissionais. E, é claro, se atualizar. Boa dica são os cursos de graça para fazer pela internet.

• Sendo estrategista
Mantenha o currículo sempre atualizado. Mesmo que esteja empregado, nada impede que uma oportunidade melhor possa surgir. Aposte, principalmente, no meio online. Cadastre-se em sites de emprego confiáveis, como o Empregos.com.br, cuide da sua imagem nas redes sociais e, se você possui portfólio profissional, publique-o em um meio online, como você pode fazer no site Carbonmade.

• Transmitindo confiança
Prove que a sua palavra tem valor. Atenda aos prazos, sempre responda os e-mails e, quando não for possível atender a alguma ligação, retorne assim que possível. Deixe claro que as pessoas podem contar com você em situações adversas e sob pressão.

• Adotando a humildade
O que você aprendeu com os seus erros até hoje? É preciso ter humildade para reconhecê-los e crescer com a lição que eles lhe dão. Além disso, é indispensável que você respeite a todos ao seu redor, independente da profissão ou nível que ocupam. O modo como você lida com as pessoas diz mais sobre o seu caráter que um currículo cheio de formações e experiências profissionais.

• Comunicando-se bem
Ainda que você seja tímido, é possível falar bem em público se você treinar para isso. Pessoas bem articuladas tendem a ser mais lembradas e levadas em consideração. Porém, não basta ter um bom discurso. É preciso ser bom ouvinte também.

• Tendo postura resiliente
Quando você se conhece bem, consegue gerenciar melhor o seu tempo e a sua produtividade. Isso eleva a sua competência e permite que você se adapte aos mais diversos ambientes. A flexibilidade é uma das competências mais valorizadas pelas empresas atualmente.

• Perseverando
Por último, mas não menos importante. Esta é, na verdade, a principal das virtudes. O sucesso depende do trabalho duro. Ter um bom networking, conquistar espaço no mercado de trabalho, atuar em projetos cada vez mais importantes e abrangentes, não desistir na busca por emprego – tudo isso demanda esforço e dedicação, e pode não trazer retorno imediato. Mas é preciso insistir, pois, uma vez empregável, as oportunidades certas sempre estarão por perto.


Leia mais:
• 6 coisas que você precisa ter para ser contratado
• Dicas para conseguir emprego em época de crise

Esta matéria ajudou você?

+ 528 pessoas ajudadas

Comentarios