Carreiras | Empregos

Nos últimos 10 anos, o mercado de trabalho mundial experimentou diversas transformações, e as principais delas estão diretamente ligadas à globalização.
Hoje, os países estão muito mais interligados. Basta alguns minutos para que um acontecimento do outro lado do mundo seja noticiado no Brasil. Isso também reflete na economia – as ocorrências globais interferem diretamente no mercado de trabalho brasileiro.
Além disso, o rápido avanço das tecnologias e das redes sociais influenciaram diretamente a nossa cultura. Antes, procurar emprego envolvia bater à porta das empresas para entregar um currículo impresso. Agora, temos sites especializados que fazem o intermédio entre as organizações e os candidatos.
As mudanças não param, pelo contrário: o mercado mostra evidências de que outras reformulações estão por vir.
Entenda as mudanças no mercado de trabalho atual
O Fórum Econômico Mundial revelou neste ano, a pesquisa The Future of Jobs (O Futuro dos Empregos), que aponta grandes mudanças na oferta de trabalho, moldadas pela tecnologia. A expectativa é que, em aproximadamente 10 anos, robôs, softwares e drones sejam utilizados no mercado profissional.
Trata-se da 4ª revolução industrial. Se a primeira foi marcada pela produção de energia através do carvão; a segunda pela química e o petróleo; e a terceira pela robótica – a internet e a computação são os protagonistas da vez, bem como as mudanças comportamentais que advém da nossa relação com o mundo virtual.
Saiba quais são essas transformações e como se preparar para o mercado de trabalho do futuro:
1-Novos cargos
A pesquisa do Fórum Econômico Mundial também observou que os cargos mais requisitados atualmente sequer existiam há dez anos e que 65% das crianças que hoje estão no ensino fundamental irão desempenhar, no futuro, funções que ainda não existem.
Será preciso buscar especializações a fim de acompanhar o mercado. Expandir as atividades em sua área é um modo de se preparar para as novas vagas que irão surgir.
2-Versatilidade nas relações de trabalho
Outra mudança acentuada no mercado é a desvinculação entre horário de trabalho e produtividade. Ou seja, trabalhar mais horas não significa, necessariamente, trabalhar mais – como você pode observar neste infográfico.
Portanto, soluções como home office, horários flexíveis na jornada de trabalho, teleconferências e sistema de coworking (compartilhamento de espaços) estarão cada vez mais presentes nas empresas.
3-Diversidade
Com o trabalho remoto em outros países, saber lidar com diferentes culturas, idiomas, raças e etnias, será indispensável. Não só isso: a tendência é que pessoas com diferentes costumes também tenham que conviver no mesmo ambiente de trabalho.
Outro marco do fim das relações tradicionais é a maior participação da mulher no mercado de trabalho.
4-Automação
A automação nada mais é que a substituição de profissionais por máquinas. Neste caso, os trabalhadores devem ficar bem atentos: profissões que exigem baixa qualificação são as que estarão em risco. Será preciso buscar competências técnicas para se manter no mercado de trabalho.
Mais que um diploma atestando seus conhecimentos, a exigência será o conhecimento. A autoaprendizagem é tendência, e já pode ser realizada por meio de cursos gratuitos, cursos online, grupos de estudo no WhatsApp e até por canais do Youtube.
5-Diploma
Como os profissionais terão mais autonomia para buscar conhecimento, o critério de admissão das empresas não se restringirá à formação superior. Elas vão focar nas qualificações que você possui, de modo prático.
6-Pensamento empreendedor
Já que os profissionais terão tanta individualidade, seja nas relações de trabalho ou no modo como adquirem conhecimento, os melhores trabalhadores terão interesse nas organizações que estimulam o crescimento conjunto – de empresa e trabalhador.
A tradicional relação “patrão-funcionário” vai dar lugar às equipes motivadas por líderes, que buscarão estratégias para reter talentos, muito mais do que já vemos hoje.
Lembre-se: o principal diferencial que os profissionais podem desenvolver é a resiliência – capacidade de se adaptar da melhor forma às transformações.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.