07 / 06 / 2016

8 benefícios inusitados para manter os funcionários felizes

As ideias prometem evitar a alta rotatividade e até aumentam a produtividade! Saiba o que as empresas têm feito para motivar os seus trabalhadores
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Imagine ter um espaço reservado no seu trabalho para tirar uma soneca logo após o almoço. Ou então, poder levar o seu bichinho de estimação para ficar com você durante o expediente. Acha que isso é impossível?

Pois saiba que esses são apenas alguns dos benefícios incomuns que as empresas bem-sucedidas estão investindo hoje em dia. E a tendência é que cada vez mais as organizações apostem em estratégias diferenciadas para reter seus talentos.

Tudo isso porque, atualmente, a remuneração salarial não é mais capaz de segurar sozinha os bons profissionais – que buscam, dentre as qualidades de um bom emprego, benefícios que estimulem a qualidade de vida profissional e pessoal, que vão além dos tradicionais vale-alimentação, seguro médico, dentre outros.

Tais medidas criam um ambiente favorável ao companheirismo e felicidade no ambiente de trabalho, gerando comprometimento por melhores resultados, além de torna-los mais produtivos.

Abaixo, você confere algumas dessas medidas inusitadas para manter os funcionários felizes e produtivos:

1-Horário flexível
Não ter hora de entrada e saída pode parecer caótico à primeira vista. Mas a ideia é que cada equipe possa estabelecer seus horários com base em suas demandas. Assim, o departamento se mantém alinhado. Liberar o home office em alguns dias da semana também é uma opção.

2-Palestras e eventos dentro da empresa
Ter um espaço reservado para receber convidados, como coachs e consultores de RH, é o mesmo que investir no aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores. A empresa sai ganhando pois, o conhecimento ali adquirido aprimora a mão de obra que ela possui.

3-Jogos
Sabe quando você sente que tudo o que precisa é se distanciar um pouco do trabalho para retomar as forças e, depois, voltar com energia total? É para esses momentos que algumas empresas disponibilizam salas de jogos, com direito a pufes e TV’s amplas.

8 benefcios inusitados para manter os funcionrios felizes mat

4-Clube do esmalte
Essa é uma tendência para empresas que têm, em sua maioria, funcionárias do gênero feminino. Funciona assim: a empresa convida uma equipe de manicure, que pode se instalar ali uma vez por semana. As mulheres contam com a facilidade de fazer as unhas sem sair do trabalho. Além do relaxamento, a ideia promove maior integração entre as funcionárias de departamentos diferentes que frequentem o clube.

5-Escritórios personalizados
É comprovado que as cores influenciam no nosso humor, imagine, então no clima organizacional. Permitir que os funcionários decorem o ambiente como quiserem, seja escolhendo a cor das paredes, ou com pôsteres, mural de fotos ou desenhos à mão, é uma estratégia que faz com que os funcionários se sintam em um ambiente particular, mesmo que no trabalho.

6-Dinâmicas de grupo
Realizar gincanas entre os departamentos é uma forma de unificar a empresa e divertir os trabalhadores. Um exemplo é o “Post-it War”, brincadeira em que cada departamento deve criar um desenho, colando papeis autoadesivos coloridos nas janelas de suas salas. O mais criativo vence!

7-Espaço da soneca
Essa é para aqueles que sentem os olhos pesarem depois de almoçar. Especialistas do sono defendem que tirar um cochilo de até meia hora após o almoço é uma prática que faz bem à saúde, pois trata-se de uma necessidade natural do organismo após a refeição à tarde – capaz de revigorar a mente e o corpo.

8-Animais no trabalho
Percebendo que muitos funcionários são apaixonados por bichos de estimação, algumas organizações apostam no “Pet Day”, um dia do mês em que um funcionário sorteado pode levar seu bichinho para trabalhar junto com ele. Segundo pesquisas americanas, a presença de animais no ambiente de trabalho é capaz de reduzir o estresse da equipe!

E aí, qual desses benefícios inusitados você gostaria de ter onde trabalha? 🙂

Confira também: 7 dicas para motivar uma equipe sem precisar gastar dinheiro.

Esta matéria ajudou você?

+ 6 pessoas ajudadas

Comentarios