Carreiras | Empregos

Dinâmica da bula de remédio| Fonte: Shutterstock

por Izabel Failde

Pergunta

Dinâmica da bula de remédio

Como deve ser desenvolvida uma dinâmica onde o candidato deve se apresentar usando os tópicos de uma bula de remédios? Não pode dizer o seu nome mas irá falar de si através dos tópicos de uma bula.
Vanusa dos Anjos
Rio de Janeiro – RJ

Resposta

Vanusa,
Como muitos exercícios, essa dinâmica pode ser utilizada tanto em seleção quanto em treinamento. Nos processos seletivos, por exemplo, facilitam a apresentação e a interação dos candidatos, principalmente através do incentivo à espontaneidade e criatividade. Na realidade o candidato não fala do remédio, fala de si próprio, de suas características e mesmo no caso do ‘candidato profissional’ (aquele que se sente ‘moldado’ e ‘preparado’ para qualquer processo seletivo) é o tipo de exercício que estimula o participante a mostrar-se como realmente é.

Como responder

Neste exercício fala-se dos interesses, valores, facilidades e dificuldades, interesses, expectativas, objetivos. Veja um exemplo da técnica:
– Nome: “Alergex”.
– Ação esperada do medicamento: provoca a melhoria de alergias.
– Farmacologia: “Alergex” é composto, principalmente, de motivação, energia, dinamismo, respeito ao outro, paixão pelo trabalho, interesse genuíno pelas pessoas. Contém, também, baixa tolerância aos pacientes que cultivam o sentimento de ‘vítima’, que se acham ‘o máximo’ e, principalmente, mau-humorados.
– Indicações: especialmente eficiente nas alergias alimentares provenientes de alimentos ingeridos sem critério, que já estão há longo período no organismo do paciente ou ingeridos imediata e repentinamente.
– Contra-indicações: em casos extremos (patológicos) como medo de mudança, resistência, arrogância, liderança autoritária, falta de empenho, sentimento de ‘vítima’, acomodação, “Alergex” poderá demorar a fazer algum efeito, também devido ao fato dos pacientes ‘se abrirem’ à possibilidade ou não do aproveitamento adequado do medicamento.
– Cuidados com armazenamento: frágil, portanto evitar exposição excessiva ao sol, vento e, principalmente, baixas temperaturas.
– Prazo de validade: muito extenso, se bem cuidado.
– Posologia: doses homeopáticas na forma ‘um pouco por dia’ é a melhor indicação, pois a ingestão excessiva (superdosagem) pode causar enjôo, como quase todo medicamento.
– Interrupção do tratamento: seguindo a posologia indicada não há necessidade de interrupção do tratamento.
– Uso em crianças, gestantes, lactentes e idosos: não foram constatados problemas e considerando a posologia indicada, os efeitos poderão ser muito benéficos. Nos pacientes cuja antipatia, chatice e, principalmente, arrogância, imperam, podem surgir reações adversas ou, até, nenhuma reação após a ingestão do remédio.
Gostou? Imagine o seu medicamento e não se prepare. É melhor ser espontânea e verdadeira porque as empresas preferem pessoas assim.
Sucesso e paz profunda a você!

Dra. Izabel Failde

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.