26 / 06 / 2017

Entrevista com o diretor-executivo: o que fazer?

Além dos conhecimentos na sua área, é preciso saber o segmento, a missão e os valores da empresa em que pretende trabalhar na ponta da língua
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Após ser chamado para a entrevista de emprego, passar por uma ou duas seleções que podem incluir testes, dinâmicas, redações e perguntas sobre as suas competências profissionais e sua carreira, algumas empresas propõem, como última etapa classificatória, a entrevista diretamente com o diretor-executivo.

Esta é uma etapa delicada que gera preocupação, afinal, seu desempenho será decisivo para uma eventual contratação. Por isso, muitos profissionais ficam nervosos e não sabem como devem se comportar ou se preparar para ela.

Mas não se preocupe: o segredo para se dar bem é estar antenado no mercado e pesquisar bastante sobre a empresa antes da entrevista.

Interesse e respeito pela empresa

A melhor forma de demonstrar que você está interessado no cargo e apto para exercê-lo é deixar claro o seu conhecimento sobre a empresa. Não basta somente dizer que sonha em trabalhar ali e que tem muito a colaborar, você deve provar.

Deve mostrar que pesquisou sobre a situação da empresa no mercado, sobre o segmento de atuação dela, sua missão e seus valores. Essas informações são facilmente obtidas realizando uma pesquisa rápida na internet ou no próprio site corporativo.

Se tiver contatos que já trabalham nela, melhor. Eles podem oferecer informações sobre o perfil que estão buscando, bem como o que precisam executar e como você pode contribuir com isso. Pesquise também sobre a área para a qual está concorrendo a vaga.

Quando falar

Tenha cautela e respeite o tempo de seu entrevistador. Não basta sentar a frente dele e reproduzir tudo o que você pesquisou. Deixe para mostrar seus conhecimentos quando for questionado por que acredita que deve ser contratado, ou como desempenharia seu papel na empresa caso fosse contratado.

Jamais interrompa o diretor e responda de forma objetiva e clara, nem se prolongando demais ou sendo exageradamente direto, restringindo suas repostas ao “sim” e “não”. Basicamente, valem as mesmas regras da entrevista de emprego com o recrutador da área de RH.


Leia mais:
Comportamentos adequados para a entrevista de emprego
Entrevista de emprego: o que NÃO responder

Esta matéria ajudou você?

+ 30 pessoas ajudadas

Comentarios