Carreiras | Empregos

O Produto Interno Bruto (PIB) é utilizado para medir a atividade econômica de uma região em relação a um determinado período de tempo. Ele avalia os bens e serviços finais produzidos nas áreas: agropecuária, indústria e serviços. Por exemplo, quando o padeiro vende um pãozinho a R$ 0,25, esse valor é contabilizado pelo PIB. Quando o PIB aumenta, significa que a economia está fortalecida, pois o mercado está gerando bens e serviços, e o consumo impulsiona esse processo.
No entanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, neste mês, a queda de 3,8% do PIB em 2015 no Brasil. O número preocupa porque não há um recuo tão grande desde 1990, quando foi de 4,3%.
Mas afinal, como essa variação da economia influencia na sua vida?
Quando os consumidores fecham a mão, as empresas diminuem seus investimentos, o que resulta em um movimento econômico frágil. Consequentemente, a taxa de desemprego aumenta e as promoções e aumentos de salário, ficam estagnadas. Se você é comissionado, também pode sentir uma variação no salário, já que as vendas diminuem.
Como a queda do PIB afeta sua vida profissional
Veja o que fazer em diferentes campos:
Carreira
É o momento de priorizar a estabilidade no emprego. Para aumentar sua produtividade, siga algumas dicas:
– Seja organizado: mantenha sua mesa sempre em ordem. Documentos desatualizados e irrelevantes devem ir para o lixo. Com a boa disposição dos materiais, você não perde tempo de trabalho procurando coisas importantes na bagunça.
– Evite distrações: cafezinhos fora de hora e conversas aleatórias no horário de trabalho são prejudiciais ao seu cronograma de tarefas diárias. Se atua em escritório, não jogue tempo fora na internet.
– Cumpra horários: não somente o horário de entrada e saída, mas também os prazos estabelecidos para concluir suas atividades.
– Adiante-se às tarefas: se está com os afazeres adiantados e viu uma brecha no cronograma, adiante o trabalho. Não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer hoje!
– Seja solícito e mostre simpatia: o bom humor é capaz de transformar o ambiente profissional. Isso lhe renderá a confiança da equipe.
– Venda: se trabalha na área do comércio e a comissão não vai bem, você pode tentar algumas técnicas para conquistar o consumidor. Procure conhecer o perfil de seus clientes para ter em mente qual é a melhor abordagem para captá-lo. Pesquise bem sobre o produto que está vendendo e mostre domínio do assunto. Isso facilitará seu discurso e transmitirá segurança ao comprador.
Finanças
O momento não é propício para assumir dívidas de longo prazo, como o financiamento de um carro ou imóvel. Corte ao máximo os gatos superficiais – aqueles que não fazem parte da rotina mensal (como aluguel e conta de luz). Nada de mexer no dinheiro guardado se não tem um motivo relevante.
Previsões para 2016
O mercado começa a apontar estimativas melhores para este ano. Por mais que a previsão é a de que o PIB anual ainda seja negativo, deve mostrar resultados trimestrais positivos e deixar para 2017 uma economia em crescimento.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.