Carreiras | Empregos

Você sabia que dar risada diminui os níveis de estresse, reduz a pressão arterial e até combate dores? Além dos benefícios para a saúde, manter o espírito leve ajuda no desenvolvimento profissional.
Essa é a tese do livro The Levity Effect (O efeito leveza, em português), dos americanos Adrian Gostick e Scott Christopher, publicado pela Editora John Wiley & Sons. Segundo a dupla, um local em que há liberdade para conversas, brincadeiras e, eventualmente, algumas piadas, contribui positivamente para o faturamento da empresa.
Profissionais bem-humorados são também os primeiros a serem lembrados pelo presidente da organização quando o assunto é promoção. Um estudo da consultoria americana Hodge-Cronin & Associates apontou que 98% de 737 altos executivos contratariam ou promoveriam o boa-praça no lugar do carrancudo.
bomhumortrabalho
Comunicação eficiente
O dramaturgo irlandês Bernard Shaw (1856-1950), autor de peças como Pigmaleão e César e Cleópatra, já alertava: “Se você pretende falar a verdade para as pessoas, seja engraçado. Caso contrário, corre o risco de ser assassinado”. O fim do expediente pode não ser assim tão trágico, mas o humor faz com que as pessoas lhe deem mais atenção e memorizem a informação. Adrian Gostick e Scott Christopher revelam que estudantes alcançam notas 15% maiores em disciplinas cujos professores são engraçados.
Se você é mal-humorado de carteirinha, não se preocupe
Ninguém exigirá de um profissional que ele mude completamente sua personalidade. Por isso, não precisa se forçar a contar piadas ou gargalhar o tempo todo – isso causará o efeito contrário e você pode ficar conhecido como o bobo do escritório.
A questão central para que seu relacionamento interpessoal seja eficiente é se manifestar da maneira como se sente mais confortável, seja com a expressão séria ou sorridente. Um bom ponto de partida é se aproximar dos mais risonhos. Isso ajuda os introvertidos a se soltarem.
Evite revirar os olhos ou franzir as sobrancelhas o tempo todo. Tente relaxar e busque enxergar pontos positivos mesmo nas situações mais difíceis de lidar. Interessar-se pelos problemas dos outros e melhorar o diálogo também ajuda. Acredite, seus colegas de trabalho vão notar!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.