Qual é a fase do processo seletivo que você considera mais assustadora? Se a entrevista de emprego logo passou pela sua cabeça, saiba que você não é o único. A maioria das pessoas se sentem nervosas quando tem uma entrevista agendada.
Isso faz com que os candidatos logo pesquisem quais são as principais perguntas da entrevista de emprego. Mas o que muitos não sabem, é que nem sempre o tipo de entrevista é o mesmo. Existem vários tipos, cada um com características próprias e objetivos definidos.
Preparar-se para essas modalidades diferentes te ajuda a superar o nervosismo e gerar confiança para mostrar que você é o profissional certo para a vaga.
O blog Adzuna listou quais são os principais tipos de entrevista de emprego aplicados atualmente, e como você pode se preparar para cada um deles. Confira.
1- Entrevista Técnica
Essa é a modalidade que foca em testar se o candidato possui os conhecimentos técnicos necessários para a vaga que está concorrendo.
Nesse caso, a conversa é normalmente conduzida por um funcionário no mesmo nível ou superior ao do candidato.
Também é comum que o profissional tenha que fazer alguma prova prática relacionada ao seu trabalho, para complementar a análise do recrutador.
Leia também:
• Perdendo o medo da entrevista de emprego
• As 20 perguntas mais comuns na entrevista de emprego
2- Entrevista comportamental ou baseada em competências
Um dos tipos mais aplicados hoje em dia. O objetivo é avaliar se a personalidade e as habilidades do candidato estão de acordo com a posição e cultura da empresa.
Além disso, a entrevista também serve para verificar se o candidato de fato já teve experiências que comprovam que consegue lidar com os requerimentos da função.
O entrevistador, que é normalmente especializado em recrutamento se seleção ou o futuro gestor do profissional que será contratado, pergunta sobre experiências profissionais e quer saber como o candidato agiu em determinadas situações.
Uma dica para esse tipo de entrevista é estruturar sua resposta com base na técnica STAR (Situação, Tarefa, Ações e Resultados):
Situação: Descreva uma situação específica em que você se encontrava ou uma tarefa que precisava cumprir.
Tarefa: Depois, explique qual era a sua função e como planejou resolver a situação.
Ações: Exponha quais foram as ações que você tomou (e em que sequência) e qual foi o seu raciocínio para chegar a suas conclusões.
Mesmo que esteja falando sobre um projeto, ou outra situação em que trabalhou em grupo, é importante focar as suas contribuições individuais.
Resultados: Resuma quais foram os resultados do seu trabalho. Seja detalhista e utilize porcentagens e outras métricas para embasar sua resposta e demonstrar o impacto do seu esforço.
3- Entrevista em grupo
Essa entrevista tem como objetivo avaliar vários candidatos de uma só vez, e é muito comum em processos seletivos para vagas de estágio ou trainee em grandes empresas.
Os recrutadores normalmente utilizam dinâmicas e jogos para fazer os candidatos interagirem entre si e analisam seu comportamento trabalhando em grupo, buscando identificar pessoas que se sobressaem.
4- Entrevista com estudo de caso
Esse é o tipo que avalia a capacidade analítica do candidato, ou seja, se ele é capaz de gerir questões específicas da indústria ou mercado em que a empresa está inserida.
Para isso, o recrutador apresenta um caso real do mercado e pede que ele resolva os problemas apresentados.
Também é possível que a empresa faça uma simulação de uma situação do dia a dia do cargo para qual o candidato se aplicou. Geralmente, é uma tarefa aplicada por um gestor da área ou diretor responsável pela empresa.
5- Entrevista-painel
Diferentemente da entrevista em grupo, em que vários candidatos passam pela entrevista simultaneamente, na entrevista em formato de painel, diversos avaliadores conduzem uma conversa com um único candidato. Isso tem como propósito avaliar o potencial contratado por meio de várias perspectivas, explorando questões relativas ao cotidiano da vaga em consideração.
Nessa entrevista, participam profissionais do departamento de RH, gestores da área e o superior imediato do cargo que o candidato está concorrendo.
6- Entrevista por telefone
Geralmente, a entrevista por telefone é a primeira abordagem para entrar em contato com o candidato, especialmente para obter informações básicas que possam não estar incluídas no currículo, como expectativas salariais e disponibilidade de horários.
Comentários 0 comentário