04 / 07 / 2017

Quais são as principais dificuldades para conseguir um bom emprego?

Quais são principais dificuldades para conseguir um bom emprego?   Com o aumento da procura de trabalho a recolocação está a cada dia mais difícil, recentemente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a taxa de desemprego em relação ao primeiro trimestre deste ano, e de acordo com os dados a taxa foi

Quais são principais dificuldades para conseguir um bom emprego?

 

Com o aumento da procura de trabalho a recolocação está a cada dia mais difícil, recentemente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a taxa de desemprego em relação ao primeiro trimestre deste ano, e de acordo com os dados a taxa foi a maior desde 2012, este percentual chegou a 13,7 % que equivale a 14,2 milhões de brasileiros,

O problema? Possivelmente a crise, porém este não é o único fator por ter tanta gente desempregada.

E se você sempre se pergunta: “Por que eu não consigo emprego?”

Existem algumas questões que os próprios candidatos estão deixando de fazer e que se tornou primordial nessa época tão difícil para encontrar emprego.

Descubra o que te impede de conseguir uma recolocação rápida no mercado de trabalho

  1. A inexperiência e a procura do primeiro emprego
  2. Estados e regiões com poucas vagas
  3. Cargos muito específicos
  4. Mercado muito concorrido
  5. Candidato com pouca visibilidade na busca
  6. Falta de empenho durante a procura de emprego

 

A inexperiência e a procura do primeiro emprego

Para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho as empresas exigem experiência, porém para adquirir experiência requer trabalho, mas como ingressar se não tem oportunidades no mercado?

É ai que surgem diversas vagas como jovem e menor aprendiz, estágios e até mesmo empresas que não requerem qualificações muito específicas como atendimento, algumas áreas em supermercados etc. Investir na carreira, se candidatar em vagas para jovem aprendiz e estágios, e adquirir diplomas e certificados, seja livre, técnico ou graduação, sempre é a melhor maneira para inaugurar sua carreira.

Saiba mais sobre o assunto aqui: PRIMEIRO EMPREGO

Saiba mais sobre como adquirir cursos: A importância dos cursos gratuitos para a sua carreira

 

Estados e regiões com poucas vagas

Cidades distantes da metrópole tendem a possuir o menor número de empresas ativas e consequentemente maior índice de desemprego dentro da região.

Para suprir as necessidades as instituições geralmente preferem optar por buscar currículos ao invés de publicar as vagas, este fator está associado ao grande fluxo de candidaturas em apenas uma vaga, esta seleção é realizada através da ferramenta de busca localizada dentro de alguns poucos sites de recrutamento e seleção, como por exemplo o Linkedin e o Empregos.com.br.

Saiba mais sobre as ferramentas de busca de currículo que a empresas utilizam: Apareça nas buscas de currículos

 

Cargos muito específicos

Geralmente antes de especializar em uma área profissional, vem a pesquisa seja pela paixão, áreas mais requeridas em uma região ou facilidades.

Realmente não é fácil escolher em uma área de atuação, afinal são as suas escolhas que farão seu futuro. Antes de escolher sua especialização é importante entender se o mercado realmente está necessitando deste tipo de profissional, se o salário é compatível com seu estilo de vida e se o número de vagas disponíveis dentro de seu perfil é o suficiente.

Para não fazer uma escolha prejudicial, que tal verificar o mercado antes de iniciar sua carreira em determinada área de atuação.

Saiba mais sobre a colocação de sua profissão diante do mercado acesse aqui: GUIA DE PROFISSÕES

Saiba mais sobre a pesquisa salarial: PESQUISA SALARIAL

 

Mercado muito concorrido

A concorrência está acirrada  e as vagas estão cada vez mais exigentes, incluir apenas uma área de atuação no currículo já não é o suficiente, a necessidade de adquirir conhecimentos gerais atualmente é imprescindível. Fique atento as demandas, necessidades, da sua área e se antecipe em relação aos recrutadores e as entrevistas, procure organizar o seu currículo para a vaga referente a candidatura.

Buscar ferramentas que aumentam a sua visibilidade também é importante, quanto mais os recrutadores visualizarem o seu currículo, mais chances terá em uma futura oportunidade.

Saiba mais como funciona o mercado de trabalho: MERCADO DE TRABALHO

Saiba mais sobre ferramentas que aumentam a sua visibilidade:Como aumentar a visibilidade do seu perfil

 

Quer conhecer mais sobre ferramentas de aumento de visibilidade?

Não basta apenas escrever o currículo de qualquer maneira, sem confirmar ou rever as informações, erros ortográficos ou mini currículo, lembrando que cada informação deve ser inserida em uma ordem específica e uma existe uma explicação para isso, a visibilidade e relevância das informações.

Durante a ânsia de conseguir uma recolocação no mercado com urgência, muitas pessoas apontam falsas informações no currículo, e este fator é prejudicial para o candidato, uma vez que o recrutador pode solicitar um teste de conhecimento.

Para se destacar no mercado de trabalho requer investimento, qualificação e é necessário atender todos os requisitos que a profissão e a vaga exige e se posicionar da melhor maneira possível dentro do ramo empregatício.

Saiba mais sobre site de empregos pagos: Sites de empregos são confiáveis?

Saiba mais sobre seu currículo: Como redigir um currículo de sucesso

 

Falta de empenho durante a procura de emprego

A paciência é um dos atributos mais valiosos na busca por trabalho. Muitas vezes a quantidade de candidatos para apenas uma só vaga é gigante, neste caso o recrutador necessita de tempo para avaliar todos os currículos recebidos, este fator está relacionado a todas as etapas do processo seletivo. Sendo assim não é o suficiente enviar a candidatura para apenas uma ou duas vagas e aguardar, o ideal é aprimorar o currículo, buscar ao máximo se destacar e realizar o maior número de candidaturas possíveis, mesmo com entrevistas agendadas ou empregado.

Saiba mais sobre processo seletivo: Tenha destaque durante seu processo seletivo

 

Esta matéria ajudou você?

+ 93 pessoas ajudadas

Comentarios