Carreiras | Empregos

Mulher ruiva confiante e satisfeita concentrada no laptop, assiste vídeo ou filme no laptop, desfruta de observa portfólio profissional online, ela é amigável, segura óculos transparentes,

Em algumas áreas o portfólio profissional deve ser apresentado. Ele não substitui o currículo, mas funciona como um complemento para que o entrevistador possa conhecer mais sobre o trabalho do candidato.

Geralmente, quem utiliza esse tipo de material são: publicitários, fotógrafos, maquiadores e cabeleireiros, arquitetos, decoradores, entre outros. Ao conseguir elaborar um bom portfólio, pode ajudar a aumentar as chances de conseguir um novo emprego.

Mas como fazer um portfólio atrativo? O que não pode faltar? Vamos te ensinar como fazer um portfólio do zero e apresentar o seu trabalho com muito mais confiança.

Portfólio profissional, o que é?

O portfólio profissional é um documento visual em que é apresentado o trabalho de um determinado profissional. Por exemplo, um fotógrafo tem em seu portfólio exemplos de trabalhos fotográficos que já realizou. Podem ser fotos para publicidade de produtos, eventos corporativos, moda e maquiagem, entre outros. Vai depender do estilo e área que aquele fotógrafo tem mais experiência. 

Mas para entender o que é um portfólio, vai muito além do que apresentar várias imagens de qualquer jeito. É preciso que o portfólio seja preparado de forma que demonstre a capacidade, conhecimento e experiência que aquele profissional possui.

 

Leia: Checklist do currículo digital: o que você não pode esquecer

Para que serve um portfólio profissional?

Esse tipo de material é utilizado justamente para provar a experiência que o profissional possui. Além disso, também pode servir de referência de trabalhos realizados para outras empresas.

Por exemplo, seguindo com o exemplo do fotógrafo, quando ele entrega o portfólio para um entrevistador, ele irá analisar o material e identificar se as fotos possuem a qualidade que o contratante está buscando. Da forma que o material é apresentado, também é possível avaliar se o fotógrafo entende das técnicas de fotografia e tem um “bom olhar” para captar as imagens.

Quem precisa ter esse tipo de material?

Não são todas as empresas que pedem um portfólio, isso vai depender da área de atuação de cada profissional. Geralmente, é solicitado para profissionais que trabalham com arte, fotografia, entre outros. Veja alguns exemplos de profissionais que precisam ter um portfólio.

  • fotógrafos profissionais;
  • maquiadores;
  • modelos;
  • figurinistas;
  • designers gráficos;
  • redatores;
  • escritores;
  • arquitetos;
  • artistas visuais;
  • animadores e motion designers;
  • produtores musicais;
  • designers de produtos;
  • cenógrafos;
  • designers de interiores;
  • diretores de arte.

Aprenda como montar um portfólio

Para aprender a como fazer um portfólio, o primeiro passo é fazer uma pesquisa dos tipos de materiais que os profissionais da sua área utilizam. Isso não significa que você deve copiar, mas usar como referência para montar o seu próprio portfólio.

A seguir, veja onde achar inspirações de como se faz um portfólio profissional e tenha as melhores ideias para montar o seu.

Tipos de portfólio

Assim como o currículo tradicional, o portfólio também era impresso em papel e muitos profissionais carregavam pastas com vários papéis com amostras dos trabalhos realizados. Atualmente, é possível montar um portfólio online e para quem está começando, saiba que é muito mais fácil fazer do que se pode imaginar. 

Sites de referência para portfólio

Para quem busca portfólio de exemplo para se inspirar, o segredo é analisar sites onde indicados para publicar esse tipo de material. Assim, você pode se inspirar no que outros profissionais estão fazendo. 

Ao escolher um site para publicar o seu trabalho, é só escolher um template que geralmente os sites disponibilizam e começar a publicar. O interessante é que você pode copiar o link do seu perfil e divulgar em redes sociais e deixar também no seu currículo. Confira exemplos de sites de portfólio na lista abaixo:

  1. Behance;
  2. Wix;
  3. Carbonmade;
  4. Coroflot;
  5. Journo Portfolio.

 

Existem muitos outros exemplos e você pode pesquisar na internet para encontrar a opção que mais te agradar. É importante verificar que alguns sites oferecem planos gratuitos e outros somente com planos pagos.

Portfólio profissional no Canva

Caso não queira criar um portfólio online que qualquer pessoa pode acessar, no site Canva também é possível utilizar templates prontos e adicionar o seu trabalho. Assim, você pode salvar no formato que achar melhor, como fazer um portfólio profissional em PDF e enviar por e-mail para os recrutadores.

Também é possível subir esse tipo de arquivo em pastas no Drive na sua conta do Google. Dessa forma, é só habilitar o acesso para quem você enviar o material. 

Redes Sociais

Outra forma acessível e ainda mais fácil de divulgar o seu trabalho é através das redes sociais. Muitos profissionais criam perfis no Instagram ou em outras redes como o Pinterest e TikTok, por exemplo. Enquanto uns preferem utilizar somente fotos, outros focam mais em gravações ou mostrar as suas animações, como no caso dos profissionais de motion e videomakers. A forma como irá divulgar o seu material vai depender daquilo que você achar melhor.

O que não pode faltar em um portfólio?

Como visto, diversos profissionais de diferentes áreas podem ter um portfólio profissional. E a forma como esse material será apresentado também pode mudar, no entanto, existem algumas informações que não podem faltar.

Apresentação pessoal

Ao criar o seu portfólio online em sites, é comum que tenha um espaço reservado para criar uma pequena biografia com a sua apresentação. Nela, você deve escrever brevemente sobre quem é, suas experiências e objetivos profissionais. Não se esqueça de adicionar uma foto sua em seu perfil também.

Resumo Profissional

Alguns sites de portfólio também podem oferecer um espaço para colocar informações adicionais sobre o seu currículo. Como empresas que já trabalhou e um resumo profissional.

Trabalhos ou Projetos realizados

Para ter um portfólio impecável escolha os melhores trabalhos que já realizou. Não é preciso colocar todos, até porque, o material pode ficar muito extenso. Escolha aqueles que acredita que podem chamar a atenção do entrevistador.

Informações de contato e redes sociais

Lembre-se de colocar as informações de contato como telefone, WhatsApp e e-mail. Afinal, o seu trabalho pode ser indicado por outras pessoas e é importante que os contatos sejam atualizados para você não perder uma oportunidade.

Também é indicado colocar as suas redes sociais, pode ser o seu perfil no LinkedIn e até mesmo o seu perfil no Instagram.

Design e Usabilidade

A apresentação do trabalho faz toda a diferença, pois quem analisa precisa encontrar as informações bem distribuídas. Então, escolha um site que funciona bem e que ofereça bons templates para divulgar o seu trabalho.

Confira: 6 erros mais comuns que você precisa evitar no seu currículo

Atualizações regulares

Mantenha o material de divulgação do seu trabalho sempre atualizado. O indicado é atualizar pelo menos 1x ao mês, sempre com os melhores trabalhos que realizou. Caso não tenha realizado nenhum trabalho recente, crie um conteúdo de sua própria autoria.

Não se esqueça que o portfólio profissional é um complemento do currículo, por isso, sempre mantenha as informações do seu CV também atualizadas! Para mais dicas, leia os nossos outros artigos aqui no blog Carreiras.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *