“Perguntas na entrevista de emprego” – Por que você ficou muito tempo sem trabalhar?

Mentir para o recrutador é um dos piores erros nos processos seletivos. Saiba como se sair dessa sinuca de bico
por
http://www.empregos.com.br

Não é incomum que os profissionais precisem se afastar do mercado de trabalho em algum momento de suas carreiras. O retorno pode ser um verdadeiro desafio, já que esse período sem emprego costuma envolver problemas pessoais.

Com isso, muitos trabalhadores acreditam que mentir para o recrutador é a melhor saída, inventando alguma história que justifique sua demissão e a sua dificuldade em se reinserir no mercado de trabalho.

Mas o que eles não sabem, é que esse é o maior erro em entrevistas de emprego. Quando o recrutador percebe que a história é muito suspeita, costuma fazer outras perguntas que coloquem à prova o discurso do candidato. Qualquer deslize revela a mentira e acaba com a suas chances de ser contratado.

O QUE DIZER?
O ideal é ser sucinto e sincero. Você não precisa dar grandes explicações sobre o que o levou ao tempo em que ficou desempregado, basta falar os motivos reais e focar no que você fez de produtivo para a sua carreira nesse período, apesar de tudo.

Boas experiências para contar:

– Cursos

– Trabalho voluntário

– Trabalho freelancer

– Emprego temporário

Se você está em transição de carreira, confirme que os seus esforços estão voltados a isso, seja com a matrícula em algum curso específico ou a busca por conhecimentos em livros e palestras. Se tirou um período sabático, explique o seu motivo e conte como foi bem planejado e estruturado.

No caso de doenças (sua ou de parentes) diga como as superou e já está preparado para voltar à ativa, não só quanto às suas habilidades técnicas, mas também sua inteligência emocional.

Se ficou afastado para cuidar dos filhos, conte como essa experiência foi enriquecedora para o seu perfil pessoal, e o que está sendo feito para que você volte ao trabalho sem se preocupar.

Lembre-se: não se estenda demais ao contar a sua história. Deixe para gastar o seu tempo de entrevista de emprego ao responder sobre suas formações acadêmicas e experiências profissionais.

Se o motivo de ter saído do último trabalho foi demissão por justa causa, clique aqui para saber o que responder.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 101 pessoas ajudadas

Comentarios