“Perguntas na entrevista de emprego” – Fale sobre um projeto que fracassou

Não é raro que os recrutadores peçam exemplos de como você se saiu ao errar em algum momento da sua carreira. Saiba como explicar a situação e conquiste a vaga!
por
http://www.empregos.com.br

Seu currículo é aprovado pelo recrutador e você está na entrevista de emprego. Já provou que suas qualificações profissionais estão à altura da vaga e que possui boas experiências na área. Então, de repente, o recrutador pede: “conte-me sobre uma vez em que você fez algo errado, e como você lidou com isso”.

Não deixe para ser pego de surpresa e tenha a resposta na ponta da língua em 3 passos:

1-Como é o seu comportamento diante das dificuldades?

Uma das coisas que os recrutadores esperam perceber fazendo essa pergunta, é se você possui inteligência emocional para lidar com situações desfavoráveis.

Alguns profissionais não conseguem resolver problemas devido ao nervosismo. O ideal é saber reverter as crises ao seu favor, e mostrar que você é forte diante das dificuldades.

Comece contando a situação em que você errou no trabalho, e acrescente quais são as suas qualidades essenciais para lidar. Se você é paciente, calmo, crítico ou experiente, por exemplo – explique como essas habilidades contribuíram para a resolução do problema.

2-Você assume a culpa ou a coloca nos outros?

Outro aspecto que você deve deixar claro ao recrutador é que você é capaz de assumir e resolver os seus próprios erros.

Comentar um problema que teve no passado colocando a culpa na empresa em que trabalhou, ou mencionando ex-colegas de trabalho, pode te queimar.

Afinal, além de não ter humildade e responsabilidade para encarar o erro, você denigre a imagem de outras pessoas – o que não é bem visto pelos entrevistadores. Se o erro não foi seu, escolha outro caso em que realmente seja.

3-Qual a sua forma de pensamento para reverter os problemas?

Explique em detalhes quais foram as medidas que você adotou para resolver o problema, pois isso passa confiança ao recrutador.

Em seguida, fale sobre as experiências aprendidas. Os recrutadores não estão tão atentos ao erro em si, mas no fato de que você não vai mais cometê-lo, uma vez que tem consciência do que aconteceu e já aprendeu com aquilo.

Por exemplo, se você não conseguiu cumprir um prazo importante, explique por que isso aconteceu, como você reverteu a situação e que, para que você não estoure mais nenhuma data, criou um cronograma diário que segue atentamente.

Boa sorte! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 69 pessoas ajudadas

Comentarios