20 / 03 / 2018

O que fazer quando o recrutador não dá notícias?

Separamos aqui 6 dicas bem legais que vão te ajudar na hora de procurar seu feedback.

Já sabemos o motivo pelo qual o recrutador muitas vezes não nos comunica em relação ao processo seletivo, mas agora, você sabe como deve se posicionar para obter uma resposta em relação ao andamento de seu processo seletivo?

Tomar uma atitude é válido, entretanto é bom saber como e quando deve procura-lo após a entrevista.

Saiba mais:  Por que os recrutadores não dão retorno depois das entrevistas de emprego?

 

É REALMENTE O QUE VOCÊ ESPERAVA?

FIQUE ATENTO COM OS PRAZOS

COMO ENTRAR EM CONTATO?

AINDA NA ENTREVISTA…

E SE O RECRUTADOR NÃO DER PRAZO?

ENVIE EMAIL DE AGRADECIMENTO

RESPOSTA IMEDIATA

 

É REALMENTE O QUE VOCÊ ESPERAVA?

Se você realizou a entrevista e ela não saiu como planejado, o seu feedback pode ser negativo ou até mesmo não chegar!

Exemplos:

** Você não soube responder ou não tinha conhecimentos em relação a alguma pergunta realizada pelo recrutador.

** Foi pego de surpresa em alguma prova e não estava preparado.

** Teve algum problema com o recrutador.

** Não se saiu muito bem em uma dinâmica etc.

DICAS: Se não souber falar de algum assunto, informe que irá procurar saber mais sobre isso.

Interaja positivamente com o entrevistador.

Preste atenção nos requisitos, benefícios, descrição e qualificação da vaga. E principalmente mantenha-se organizado!

 

FIQUE ATENTO COM OS PRAZOS

Após uma entrevista, o recrutador costuma informar o candidato quando pertente fechar a vaga e candidato deve ficar atento em relação aos prazos de finalização do processo seletivo e aguardar pelo menos um dia após a data para em fim contactar a empresa em busca de um posicionamento.

De acordo oRenata Fillippi, headhunter da STATO, em uma entrevista para a revista exame, não é aconselhável esperar muito tempo após o prazo dado pela empresa para entrar em contato.

DICA: Organize-se, mantenha uma planilha ou anote na agenda cada entrevista ou processo seletivo que está participando, esse procedimento  vai facilitar na sua compreensão do status de cada vaga.

PS: mantenha essa planilha atualizada, com prazos e situação atual da oportunidade.

 

COMO ENTRAR EM CONTATO?

Procure se comunicar com o recrutador de maneira formal e da mesma forma do primeiro contato de vocês.

Se a empresa te contatou por telefone, no momento de ir buscar informações sobre a vaga é válido que tampem seja por telefone; no caso de ser por e-mail, faça o mesmo.

Lembre-se da conversa: dirija-se ao recrutador pelo nome, e informe a última data que conversaram (dia da entrevista), fale qual vaga se candidatou (as vezes a empresa possui mais de uma oportunidade ativa) e você pode até comentar sobre o que foi tratado, um exemplo disso é se referir ao principal motivo pelo qual deseja trabalhar naquela empresa.

Não se esqueça de agradecer a oportunidade e se a resposta dele for negativa, seja cordial e informe que está a disposição para próximas oportunidades e ainda poderá acrescentar que realiza trabalhos  como freelance aponte como seus serviços podem ser úteis caso a empresa precise terceirizar mão de obra.

 

AINDA NA ENTREVISTA…

Não deixe de esclarecer todas as suas dúvidas, tanto em relação ao emprego em si, quanto a conclusão do processo seletivo.

DICA: é válido deixar claro que você não se abala com feedback negativo e consegue trabalhar sob pressão. Tenha um bom relacionamento com o recrutador e pode até deixar um cartão com outras formas de contato.

PS: O processo de seleção dura em média 45 dias. Entretanto após a entrevista é comum que o recrutador sinta a necessidade de esperar de uma, até duas semanas para chegar em um acordo.

 

E SE O RECRUTADOR NÃO DER PRAZO?

Se após 2 semanas da entrevista você não tiver uma resposta,  poderá procurar pela empresa. Lembre-se do bom senso e empatia, você pode acompanhar seu processo seletivo, mas não seja muito insistente.

Se na primeira conversa for informado que o processo ainda está ativo e que não tem previsão de conclusão, aguarde mais uma ou duas semanas para fazer uma nova tentativa e saber se há alguma novidade.

 

VOCÊ REPAROU NOS SINAIS?

Caso tenha enviado e-mail, ou ligado e o recrutador não te respondeu, ou não atendeu é sinal que o processo seletivo já foi encerrado e você não foi selecionado.

Esse é um bom momento para refletir:  por qual motivo não foi selecionado?

E já que não foi desta vez, vise a experiência, você pode levar as perguntas que o recrutador fez em consideração, lembrar de suas respostas e se preparar mais para a próxima oportunidade.

 

ENVIE EMAIL DE AGRADECIMENTO

Assim que concluir a entrevista você pode entrar em contato com o recrutador para agradecer a oportunidade, informar que gostou muito da empresa, falar dos seus pontos positivos e informar que está a disposição para mais informações.

Mostrar interesse na vaga é válido tanto na hora da entrevista, quanto após o contato, mostre para o recrutador que se interessa pela vaga e que é organizado.

 

RESPOSTA IMEDIATA

O site Empregos te deixa a par de cada etapa do seu processo seletivo, mostrando detalhadamente a real situação do seu perfil diante daquela empresa, e mais o site possui um sistema inteligente que te avisa sempre que uma empresa desperta interesse em você te avisando por e-mail que em breve uma empresa irá te procurar. Confira: www.empregos.com.br  

Esta matéria ajudou você?

+ 1154 pessoas ajudadas
Fonte: EXAME

Comentarios