Durante o recrutamento, os entrevistadores conversam com diversos candidatos para conseguir encontrar o profissional certo! No entanto, quando isso acontece, em muitos casos os demais candidatos não recebem nenhum retorno sobre a entrevista ou um feedback.
Essa é uma das constantes reclamações entre quem procura por um emprego. Pois a falta de resposta por parte do recrutador gera uma ansiedade no candidato e fica aquela expectativa enquanto aguarda. E infelizmente, em muitos casos essa resposta não chega, ou o recrutador dá um feedback genérico.
Se você está cansado de passar por isso em todo o recrutamento que participa, vamos te ajudar com dicas do que fazer quando não se tem uma resposta do recrutador. Confira.
- Quanto tempo dura um recrutamento?
- Por que os entrevistadores demoram a dar uma resposta sobre o recrutamento?
- Sem resposta sobre a entrevista? Veja como entrar em contato
- O que você não deve fazer
- O que fazer quando você não tem um retorno da entrevista?
- Reavalie a entrevista de emprego
- Analise o seu currículo
- Melhore os seus pontos fracos
- Continue procurando um emprego
Quanto tempo dura um recrutamento?
Antes de entrar em contato com o entrevistador para saber o status de como você foi na entrevista de emprego, é preciso levar em consideração o tempo que o processo seletivo leva.
Esse é um tipo de pergunta que você pode fazer ao recrutador durante a entrevista. Você pode perguntar em quanto tempo eles pretendem fechar a vaga ou quantos dias ele irá te dar um retorno. Com essa informação, você tem um prazo certo para esperar, até poder entrar em contato com o recrutador.
Por exemplo, se ele te passou a informação que iria retornar depois de 7 dias e já se passaram 2 semanas, você pode entrar em contato pedindo informações sobre o processo seletivo.
Por que os entrevistadores demoram a dar uma resposta sobre o recrutamento?
Na maioria das vezes, os recrutadores recebem muitas candidaturas. Dependendo da vaga e da empresa, até mesmo mais de 1000 candidatos se cadastraram na vaga. Por isso, é preciso avaliar de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa. Contudo, nem sempre conseguem avaliar todos os currículos e alguns podem ficar sem resposta.
O ideal, é que o recrutador conte com um sistema que o auxilie a avaliar os currículos de forma mais rápida e eficiente. Por isso, o uso da Inteligência Artificial está cada vez mais comum. Quando essa etapa se torna mais rápida, fica mais fácil do recrutador enviar um retorno para o candidato.
Confira: Desvendando o processo seletivo: como se preparar para etapa e alcançar o sucesso profissional
Sem resposta sobre a entrevista? Veja como entrar em contato
Se após um determinado período o recrutador não der uma resposta sobre a entrevista de emprego, você pode entrar em contato. Mas de que forma? Isso é muito simples, mas precisa seguir umas regras básicas. Veja:
- E-mail: se o contato com o recrutador foi por e-mail, procure a última conversa que teve com ele e entre em contato solicitando informações sobre o processo seletivo.
- Telefone: caso a conversa tenha iniciado por telefone, é importante confirmar com o recrutador se você pode ligar naquele número em casos de dúvidas. Se precisar, também pesquise o número de telefone da empresa.
- WhatsApp: está cada vez mais comum o contato de recrutadores pelo WhatsApp. Então, você também pode usar esse canal para obter informações sobre o processo seletivo.
- LinkedIn: esse é um meio que os recrutadores também usam para achar candidatos. Sendo assim, você também pode pedir por uma atualização através da conversa que já teve com o recrutador nessa rede.
O que você não deve fazer
Embora ter o direito de responder sobre a entrevista de emprego é importante para o candidato, é imprescindível que você tenha cuidado para não exagerar. Por exemplo:
- Instagram: não busque o Instagram pessoal do recrutador para pedir informações sobre o status do recrutamento. Opte sempre pelos canais de trabalho que ele usa.
- Ir até a empresa: mesmo que você já tenha ido até lá para fazer a entrevista, o pedido de um feedback pode ser feito de outras maneiras. Assim, você também evita qualquer tipo de constrangimento.
- Frequência: tente o contato pelo menos 2x, no e-mail, telefone ou WhatsApp. A insistência pode se tornar algo frustrante para você.
O que fazer quando você não tem um retorno da entrevista?
Quando não há nenhum retorno do recrutador sobre o processo seletivo, mesmo com todas as tentativas. Essa é a hora de reavaliar alguns pontos. Em primeiro lugar, tente não levar a falta de resposta para o lado pessoal. Se você fez todas as tentativas possíveis, a sua parte você fez!
Agora, é o momento de entender o que pode ter influenciado na decisão do recrutador de não ter te contratado. Se autoavaliar como profissional é importante, pois isso pode te ajudar nas próximas entrevistas.
Reavalie a entrevista de emprego
Tente relembrar como foi a sua entrevista com o recrutador. Essa é uma maneira de tentar identificar pontos, falas ou ações que podem ter sido negativas. Você chegou atrasado? Se atrapalhou um pouco com as respostas? Não foi bem no teste prático? Tente analisar tudo o que for possível. Pense no que poderia fazer de diferente quando tiver outra oportunidade.
Analise o seu currículo
Se você só enviou o currículo, mas não foi chamado para uma entrevista, então é hora de avaliar o seu currículo. Você pode pedir ajuda de um colega ou familiar para que você tenha uma segunda opinião sobre o seu currículo e identifique o que pode ser melhorado.
Pessoas que cadastram o currículo aqui na Empregos.com.br contam com o auxílio de nossas ferramentas para identificar informações que podem estar faltando e dicas de como melhorar o currículo.
Melhore os seus pontos fracos
Você não teve o retorno da entrevista, mas identificou alguns pontos que podem ser melhorados. Por exemplo, você não estava devidamente preparado para as perguntas feitas na entrevista de emprego. Então, esse é um momento para pesquisar e treinar sobre como responder.
Teve alguma dificuldade com a dinâmica em grupo? Isso também pode ser resolvido através do treino que você pode fazer em casa. Assim, quanto mais você estiver preparado, maiores são as suas chances de sucesso.
Confira: As 50 perguntas mais difíceis em uma entrevista de emprego
Continue procurando um emprego
É normal ficar frustrado quando não se tem a resposta que esperava do recrutamento para a vaga que deseja. No entanto, esse não é o momento de desistir! Você pode ter outras chances e conseguir um novo emprego. Por isso, mesmo que tenha feito uma entrevista, não deixe de se candidatar para outras vagas.
Aqui no Empregos.com.br, candidatos podem acompanhar o avanço da sua candidatura. Assim, é possível acompanhar de forma transparente se você vai participar para as próximas etapas do processo seletivo.
Quer aproveitar essa oportunidade? Clique aqui e cadastre-se hoje mesmo e conheça as melhores oportunidades para o seu perfil.
Comentários 0 comentário