Carreiras | Empregos

carta de demissão

A carta de demissão é um documento importante que todo empregado deve entregar quando não deseja mais trabalhar para uma empresa. Então, se você quer mudar de emprego ou não está satisfeito com a empresa em que trabalha, é preciso fazer uma carta expressando o seu desejo.

Antes de conversar com o seu chefe, conheça o modelo de carta de demissão e torne esse processo menos burocrático.

Boas práticas para entregar uma carta de demissão?

Em primeiro lugar, antes de você entregar uma carta de demissão, o primeiro passo é conversar com o seu chefe sobre o seu desejo. Essa é uma boa prática, pois você sinaliza verbalmente que não deseja mais trabalhar na empresa e assim, seu chefe pode começar os preparativos para o seu desligamento ou até mesmo, tentar negociar e fazer com que você fique.

Seja como for, opte por uma conversa clara, objetiva e com muito respeito. Assim, depois dessa conversa, você pode elaborar uma carta de demissão.

Essa conversa é muito importante, pois você precisa saber se será necessário cumprir aviso prévio ou não. Afinal, essas são informações que também precisam constar na sua carta de rescisão.

Leia também: 10 coisas que você deve pensar antes de pedir demissão

Modelo de carta de demissão em PDF ou à mão?

Uma dúvida sobre como fazer uma carta de demissão é se pode ser digitalizado ou não. Neste caso, qualquer modelo de carta de demissão precisa ser feito à mão. Isso mesmo, você não pode escrever a carta no computador e só assinar. Mas por que isso é necessário? O motivo é para garantir a proteção do trabalhador, assim como da empresa também.

Você deve escrever a carta de próprio punho porque:

  • prova que a sua decisão foi tomada de livre e espontânea vontade;
  • se for necessário, pode-se comparar letras, para ter certeza de que não foi outra pessoa que escreveu no seu lugar.

Em casos em que o funcionário trabalhe em regime home office e não pode ir para a empresa, existe outra forma. Por exemplo, é só escrever a carta de próprio punho, digitalizar e aí sim, você envia para a empresa.

Como fazer

Agora que você já sabe que a carta precisa ser escrita à mão, está na hora de conferir quais informações não podem faltar. Veja:

  • nome completo;
  • nome da empresa;
  • local e data de entrega da carta de demissão;
  • cargo ocupado;
  • período do aviso prévio ou a informação de que o aviso não será cumprido;
  • assinatura de próprio punho.

Além disso, é importante que você faça pelo menos 2 vias deste documento. Dessa forma, uma via fica com você e a outra com a empresa.

Exemplos de modelos de carta de demissão

Com o conhecimento das regras do que não pode faltar na sua carta de demissão, agora fica mais fácil de fazê-la. Mas se você ainda está com dúvidas de como elaborar, veja a seguir alguns exemplos de modelos de carta de demissão.

Modelo de carta de demissão simples

[Seu Nome]

[Cidade, Estado, CEP]

[Data]

 

[Nome do Chefe ou Gerente]

[Nome da Empresa]

[Endereço da Empresa]

[Cidade, Estado, CEP]

 

Prezado/a [Nome do Chefe ou Gerente],

Escrevo para oficializar minha decisão de renunciar ao meu cargo na [Nome da Empresa]. Após considerável reflexão, tomei essa decisão para seguir um novo caminho em minha carreira profissional.

Meu último dia de trabalho será em [data, geralmente é de duas semanas a partir da data da carta], para garantir uma transição suave e para ajudar no treinamento do meu substituto, se necessário.

Por fim, agradeço sinceramente pelas oportunidades de crescimento e aprendizado que me foram proporcionadas durante meu tempo na [Nome da Empresa]. Valorizo as experiências e conhecimentos adquiridos, que certamente continuarão a me beneficiar em futuros desafios profissionais.

Estou à disposição para ajudar com a transição de qualquer maneira possível. Agradeço novamente pela compreensão e apoio.

 Atenciosamente,

 [Seu Nome]

 

Modelo de carta de demissão com aviso prévio

[Seu Nome]

[Seu Endereço]

[Cidade, Estado, CEP]

[Data]

 

[Nome do Chefe ou Gerente]

[Nome da Empresa]

[Endereço da Empresa]

[Cidade, Estado, CEP]

 

Prezado/a [Nome do Chefe ou Gerente],

Escrevo para informá-lo que decidi deixar meu cargo na [Nome da Empresa]. De acordo com o período de aviso prévio estipulado em meu contrato de trabalho, devo prestar [número de semanas ou meses, geralmente varia de acordo com o contrato] semanas de aviso prévio, com meu último dia de trabalho programado para ser em [data, geralmente é o último dia do período de aviso prévio].

Gostaria de expressar minha gratidão pelos anos que passei na [Nome da Empresa]. Agradeço pelas oportunidades de aprendizado e crescimento que me foram oferecidas durante minha permanência aqui.

Durante esse período, estou à disposição para concluir projetos pendentes e ajudar no processo de transição. 

Agradeço novamente por tudo!

Atenciosamente,

 [Seu Nome]

O funcionário demitido precisa fazer uma carta de demissão?

Não. Nesse cenário, é comum solicitar que o trabalhador assine um documento que confirme a demissão, conhecido como carta de rescisão ou termo de rescisão contratual. Este documento é preparado pelo empregador, geralmente por alguém da equipe do departamento pessoal

Confira: Quais são os direitos do trabalhador após a demissão?

Dê o próximo passo para a sua vida profissional

O processo de pedir demissão apresenta desafios, mas geralmente é escolhido por indivíduos que estão em busca de novas oportunidades de emprego. Se você procura pela vaga ideal e quer se destacar no mercado de trabalho, conheça o site empregos.com.br. Aqui você encontra diversas vagas em todo o país e uma delas pode ser a sua! Clique aqui e faça o seu cadastro!

Pontos abordados neste conteúdo:

O que é uma carta de demissão?

É um documento formal que um funcionário deve escrever para o seu empregador para informá-lo que não deseja mais trabalhar para a empresa.

Quem precisa fazer uma carta de demissão?

Todo funcionário que deseja pedir a demissão

O que não pode faltar em uma carta de demissão?

Deve constar:

  • Nome completo do funcionário,
  • cargo ocupado,
  • período do aviso prévio ou informação de que o aviso não será cumprido,
  • nome da empresa,
  • local e data e,
  • assinatura do funcionário.

Como fazer a carta de demissão?

O funcionário que deseja se demitir deve redigir a carta de próprio punho.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *