Carreiras | Empregos

Gap no currículo: o que dizer em relação a períodos sem emprego?| Fonte: Envato

O gap é um termo bastante comum entre os recrutadores, mas muitos trabalhadores não entendem o que essa palavra significa. O gap no currículo se trata de um período em que você ficou sem trabalhar. Às vezes, esse período pode ser longo e pode causar preocupações em alguns candidatos na hora de explicar o motivo para os recrutadores.

Neste artigo, vamos abordar mais sobre como o gap no currículo pode ser explicado para os recrutadores e não te prejudicar em uma entrevista de emprego.

O que é considerado gap no currículo?

O termo “gap” em inglês significa vão ou lacuna, ou seja, um espaço entre alguma coisa. Quando se trata do mercado de trabalho, essa lacuna acontece quando uma pessoa fica muito tempo sem trabalhar.

Por exemplo, se o seu último emprego foi em outubro de 2022 e você está desempregado até agora. Isso significa que existe uma lacuna na sua carreira. Os recrutadores ao analisarem o currículo percebem essas lacunas e questionam o que o candidato fez durante esse tempo.

Você deve explicar um gap no seu currículo?

O que colocar no currículo quando você ficou um longo período sem trabalhar? É melhor deixar o currículo em branco ou escrever uma justificativa? Essa é uma dúvida bastante comum, mas dependendo do período em que você ficou sem trabalhar, é interessante informar o que fez.

Dessa forma, o recrutador entende o que você fez durante esse período. E dependendo das atividades realizadas, elas podem demonstrar características importantes sobre o seu perfil profissional.

Leia também: Como adaptar o currículo digital para diferentes posições?

Exemplos de gaps na sua carreira profissional

Uma pessoa pode ficar muito tempo sem trabalhar por diversos motivos. A seguir, apresentamos alguns exemplos de gaps na carreira e como você pode descrever isso no seu currículo.

Projetos pessoais ou empreendedorismo

Cada vez mais pessoas estão investindo em ter o próprio negócio. Empreender pode ser desafiador, mas também é um momento de muito aprendizado. Por isso, é comum que muitos candidatos fiquem com um “vazio” no currículo. Para que você não cometa esse erro, siga esse exemplo de explicar gap no currículo:

2019-2020: Fundei e administrei meu próprio negócio no setor de [especificar]. Embora tenha optado por encerrar o empreendimento devido a [razões], essa experiência proporcionou um profundo entendimento sobre gestão, tomada de decisões e habilidades empreendedoras.

Trabalho voluntário ou projetos freelance

Muitos profissionais também dedicam o tempo que estão desempregados para realizar projetos voluntários e/ou projetos freelance. Não deixe de colocar esse tipo de realizações, pois elas são bem apreciadas pelos recrutadores. Veja como colocar no currículo:

2017-2018: Dediquei-me a atividades voluntárias, contribuindo para [nome da organização] como [função] e trabalhando em projetos freelance relacionados a [área de atuação]. Essa experiência proporcionou aprimoramento em [habilidades específicas].

Cuidar de um familiar

Alguns profissionais também se afastam do trabalho por motivos de saúde. Seja para cuidar de si mesmo ou de um membro da família. Esse é um momento muito delicado, mas você pode descrever de forma simples o motivo desse afastamento. Confira como fazer:

2016-2017: Período dedicado ao cuidado de um membro da família/doença pessoal. Nesse tempo, mantive-me atualizado sobre as tendências do setor por meio de leitura constante, participação em webinars e networking online.

Educação

Algumas pessoas pausam a carreira para se dedicar mais aos estudos. Isso é muito comum entre pessoas que querem se tornar servidores públicos, por exemplo. Confira um exemplo de como você pode colocar isso em seu currículo:

2018-2019: Pausa na carreira para buscar desenvolvimento pessoal e aprimoramento de habilidades. Durante esse período, participei de cursos online em [tema relevante] e obtive certificações em [nome dos cursos].

Como justificar uma pausa na profissão durante a entrevista de emprego?

Agora você sabe como explicar um gap no currículo, mas como fazer isso durante uma entrevista de emprego? Geralmente, esse é um momento de muita tensão para os candidatos. Mas assim, com as nossas dicas sobre o que colocar no currículo, você pode adaptá-las ao responder o recrutador. Para se preparar para esse momento, siga essas dicas:

  1. Seja sempre claro e conciso em suas respostas;
  2. Não tenha vergonha do período que ficou sem trabalhar;
  3. Fale sobre as conquistas que teve durante esses momentos
  4. Diga quais competências desenvolveu durante esse período;
  5. Faça ligações com as atividades que realizou e que podem ser aplicadas na empresa.

 

Lembre-se que é durante a entrevista de emprego que o entrevistador quer saber mais sobre o seu perfil profissional. Então, você pode usar essas dicas sobre as maneiras de explicar gap e apresentar os pontos positivos e negativos das experiências.

Confira também: 10 coisas que você já fez na entrevista de emprego e nem percebe

Gostou desse conteúdo? Aqui no blog Carreiras contamos com diversas matérias para te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho. Por isso, aproveite e confira mais dos nossos artigos disponíveis. E se esse artigo te ajudou, compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *