Carreiras | Empregos

Após um fim de semana de descanso e diversão, encarar a volta ao trabalho faz com que a segunda-feira seja a vilã da rotina profissional. Quem nunca sentiu aquela preguiça, aquela vontade de ficar em casa só mais um dia?
Manter o ânimo neste dia pode não ser uma tarefa tão fácil. Veja 6 comportamentos capazes de motivar os profissionais em uma típica segunda-feira:
Faça um cronograma possível
Parte das frustrações que começam na segunda-feira é causada por metas inalcançáveis. Muitos acreditam que desafios difíceis são estimulantes, mas você corre o risco de não conquistar bons resultados – e o que antes era uma estratégia de motivação, se transforma em motivo de frustração. Trabalhe dentro do que sabe que é plausível.
Tome café da manhã
Muitos são os “contratempos” que os profissionais justificam para deixar o desjejum de lado. Indisposição para cozinhar, trânsito, falta de apetite… mas ficar sem comida por tanto tempo, faz com que o corpo busque outra forma para gerar energia. É por isso que muitas pessoas sofrem com o sono excessivo e o mau humor no período da manhã.
Inspire-se em exemplos
Fazer uma pausa para assistir a vídeos ou ouvir podcasts que abordam temas relacionados ao seu trabalho são uma injeção de ânimo na parte da manhã, pois despertam a vontade de colocar em prática os ensinamentos recém-aprendidos. Vale tudo: desde palestras motivacionais e aulas comportamentais, aos vídeos que mais tem a ver com a sua profissão.
como nao desanimar na segunda feira
Alongue-se antes de trabalhar
Procure fazer alguma atividade física pela manhã. Se não tem tempo ou local ideal para praticar essas atividades nesse período, experimente alongamentos e exercícios que podem ser feitos dentro do escritório.
Entenda o que te desmotiva
A infelicidade no trabalho pode ter vários motivos. Você pode estar apenas na função errada, na empresa inadequada ou até na profissão incompatível com o seu perfil. Você só saberá se a sua infelicidade é passageira ou não analisando constantemente as suas emoções.
Tente combater essa sensação buscando novas vagas, fazendo cursos – ações que determinam novos rumos. Se o descontentamento persistir, talvez seja o caso de mudar de carreira, mesmo em tempos de instabilidade econômica.
Seja recompensado
Outro motivo comum para a desmotivação no ambiente de trabalho é a falta de reconhecimento por seus esforços. Às vezes, nem os próprios profissionais se reconhecem por seu trabalho – o que te ajuda a se sentir confiante.
Quando você apresentar bons resultados, nem que seja a finalização de uma pequena tarefa do seu dia, se dê um prêmio proporcional à complexidade da tarefa executada. Seus prêmios podem ser: uma pausa para o café, uma caminhada ao redor da empresa, um almoço em um lugar novo, entre outras ações que você mesmo considera motivadoras.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.