Carreiras | Empregos

Ainda é importante fazer uma carta de apresentação para as empresas?| Fonte: shutterstock

Ter um currículo bem elaborado é um dos pontos fundamentais para chamar a atenção do recrutador. Afinal, é esse documento que traz as informações profissionais sobre o candidato. Mas além do currículo, a carta de apresentação também entra como um documento complementar que faz toda a diferença.

Ele não é um documento obrigatório, por isso, depende de cada empresa solicitar ou não. Mas com as mudanças que o mercado de trabalho tem passado, será que ainda vale a pena enviar uma carta de apresentação? Vamos explicar melhor sobre isso.

Saiba o que é uma carta de apresentação

A carta de apresentação é um documento adicional que pode ser solicitado, mas nem sempre é obrigatório. Além do currículo, através da carta o candidato se apresenta ao recrutador falando sobre suas experiências, qualificações e objetivos profissionais.

Era muito comum que esse documento fosse entregue impresso junto ao currículo nas empresas. Com a digitalização das coisas, agora é possível enviar a carta em anexo por e-mail ou escrever em um campo específico disponível em sites de recrutamento.

Diferença entre resumo e carta de apresentação

Uma carta de apresentação não é a mesma coisa que o currículo. Enquanto no currículo as informações são mais curtas e objetivas, na carta é possível explorar mais esse conteúdo. O mesmo com o resumo, em que o candidato deve explicar de forma mais objetiva sobre as suas experiências. Na carta, o candidato pode descrever melhor sobre as suas experiências, apresentar resultados e explicar o porquê deve ser contratado.

Quando enviar uma carta de apresentação?

Nem sempre o candidato vai ver anúncios de vagas solicitando a carta, pois esse é um documento opcional. Geralmente, quando a empresa exige, a solicitação da carta é feita na descrição da vaga. Por isso, o candidato deve estar atento ao que o recrutador está solicitando. A falta do envio desse documento pode ser um fator de desclassificação, sendo assim, esse documento continua sendo importante.

O que o recrutador analisa

Você que está em busca de um emprego e não sabe o que é avaliado em uma carta de apresentação, tenha cuidado. Existem muitos modelos de carta de apresentação pronta disponíveis na internet, em que é comum os candidatos fazerem um “copia e cola” da carta. Esse é um problema muito sério, pois os recrutadores analisam que o candidato não se apresentou adequadamente.

É através da carta que o recrutador consegue analisar os seguintes pontos:

  • Habilidade de comunicação: A carta de apresentação é uma chance para o candidato demonstrar que sabe escrever de forma clara e concisa, sem erros de ortografia ou gramática.
  • Adequação à vaga: O recrutador quer saber se o candidato tem as habilidades e a experiência necessárias para o trabalho em questão.
  • Interesse pela empresa: O recrutador quer saber se o candidato fez sua pesquisa sobre a empresa e demonstra entusiasmo em trabalhar lá.
  • Personalidade: A carta de apresentação é uma oportunidade para o candidato mostrar um pouco de sua personalidade e como ela se encaixa na cultura da empresa.
  • Realização: O recrutador quer saber sobre as realizações do candidato em experiências anteriores que possam ser relevantes para a posição.
  • Disponibilidade: O candidato deve deixar claro quando estará disponível para começar a trabalhar e se está aberto a mudanças geográficas ou horárias.
  • Polidez e profissionalismo: mas sem exageros ou arrogância.

Dicas de como escrever uma boa carta de apresentação

O responsável pelo recrutamento não quer receber uma carta genérica. Por isso, separamos algumas dicas para você aprender como escrever uma carta de apresentação adequada para uma vaga de emprego.

Siga as regras solicitadas

Em alguns casos, a empresa pode descrever o que espera da carta de apresentação. Por isso, leia atentamente a descrição da vaga e respeite as regras solicitadas.

Cuidado com a linguagem

Siga o padrão de linguagem em um tom mais profissional. Você pode ser formal e ter cuidado com o uso de gírias.

Pesquise sobre a empresa

Faça isso antes de começar a escrever. Assim, você vai saber falar sobre o que chamou a atenção sobre a vaga e o porquê você quer trabalhar na empresa.

Seja conciso

O recomendado é que o documento tenha no máximo uma página. Por isso, certifique-se de que todas as informações relevantes estejam incluídas de forma clara.

Sobre indicação

Se você foi indicado por alguém da empresa, mencione quem foi e de preferência cite o setor em que a pessoa trabalha. Esse é um ponto importante para o recrutador.

Habilidades e realizações

Não esqueça de mencionar quais são as suas habilidades profissionais, tanto técnicas quanto comportamentais. E não esqueça de mencionar sobre os resultado obtidos ao longo da carreira.

Revise

Por último, não esqueça de revisar o conteúdo antes de enviar para o recrutador. Confira se o texto está claro, se não faltam informações e principalmente se não há erros de ortografia e concordância.

Através dessas dicas você está preparado para escrever uma carta de apresentação adequada para o recrutador. Se você vai enviar por e-mail, aqui vai outra dica, confira o texto 5 exemplos de texto para enviar um currículo por e-mail. Você vai aprender o que escrever no corpo do e-mail para chamar a atenção do recrutador, além de evitar erros comuns.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.