Carreiras | Empregos

10 coisas que você já fez na entrevista de emprego e nem percebe| Fonte: Envato

A busca por dicas para entrevista de emprego é um dos pontos que mais interessa quem está passando por esse momento. É durante esse processo que o candidato quer chamar a atenção do entrevistador e conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Mas muitos não percebem que exageram demais ou fazem de menos e acabam se prejudicando.

Sabe aquela mania que você tem, todo mundo diz que você tem, mas você não admite? Pode ser algo rotineiro, alguma mania com as pernas ou braços, o jeito de olhar, isso pode significar muito para um recrutador. É o que é chamado de linguagem corporal na entrevista de emprego.

O recrutador está atento a como você se comporta, pois isso apresenta traços de personalidade. Mas também existem comportamentos tão inofensivos, que você mal percebe, mas que também podem influenciar. Quer saber quais são?

Fizemos uma lista com alguns exemplos e você pode aproveitar essas dicas para entrevista de emprego e se dar bem. Vamos lá?

1. Tenha uma boa postura é uma das principais dicas para entrevista de emprego

Quer saber como se comportar em uma entrevista de emprego? A primeira dica é ter atenção com a sua postura. Tanto fisicamente quanto comportamental. A gente explica.

Muitos candidatos não prestam atenção na maneira como se sentam, por exemplo. Alguns ficam praticamente quase deitados na cadeira ou com os ombros muito caídos, ou olhando sempre para baixo. Tenha cuidado!

Ao chegar na entrevista, sente-se de forma ereta, ombros para cima, é possível ter uma posição firme e confortável ao mesmo tempo. Isso passa a imagem de confiança.

Quanto à postura comportamental, muitos candidatos não prestam atenção na maneira como falam e o que falam. Mas vamos falar disso mais a frente.

2. Mania de mexer nos brincos? Saiba o que isso significa

Quer mais dicas para entrevista de emprego? Então vamos lá. Essa é para o pessoal que usa brincos. Muitas pessoas têm o costume de que quando estão conversando, ao mesmo tempo não param de mexer nos brincos. Parece algo simples, mas também pode significar algo quando está sendo entrevistado pelo recrutador.

Ao mexer muito nos brincos, isso demonstra que o candidato está nervoso, com um pouco de ansiedade. Talvez até mesmo com pouca confiança. É uma mania muito simples, mas passe a perceber em que situações você tem esse hábito. Geralmente, você pode não estar em uma situação confortável e esse hábito é uma forma de tentar aliviar de certa forma o estresse que está sentindo.

3. Você tem a perna nervosa? Isso é sinal de ansiedade

Pessoas que têm a perna nervosa, são aquelas que não conseguem deixar a perna parada por um minuto. É aquele hábito de estar sempre subindo e descendo a perna rapidamente. Isso é muito comum em pessoas ansiosas, mas durante a entrevista de emprego também pode demonstrar nervosismo.

Sabemos que esse é um momento em que muitos candidatos ficam nervosos, mas a dica é tentar se controlar. Esse tipo de movimentação também pode passar a impressão ao recrutador que você está sem paciência e quer ir embora. 

Leia também: Esteja preparado para uma entrevista de emprego

4. Você não precisa ver o celular a todo instante

Outra dica de entrevista muito importante é ter cuidado com o uso do celular enquanto conversa com o recrutador. Estamos tão acostumados a usar esse aparelho todos os dias, que parece que o celular virou uma extensão do corpo. Mas seja na entrevista ou em uma dinâmica de grupo, guarde o celular e deixe ele silencioso. 

Ficar olhando a todo o instante o celular também demonstra impaciência. O pior comportamento na entrevista de emprego também é ficar olhando as redes sociais. Lembre-se de que tudo tem o seu tempo, e durante a entrevista você precisa estar focado.

5. Morder as unhas ou os lábios

Morder as unhas ou os lábios é outro hábito bastante comum, que as pessoas nem percebem que fazem. Os dois gestos não são bem vistos durante a entrevista, por isso, fique atento. Enquanto morder os lábios pode ser uma mania que a pessoa faz enquanto está pensando, também pode demonstrar um pouco de nervosismo.

roer as unhas é um péssimo ato durante a entrevista de emprego

Já o hábito de roer as unhas é muito mais claro, demonstrando que a pessoa está um pouco ansiosa. Controlar esses tipos de gestos pode ser um pouco difícil, mas a dica é tentar segurar um objetivo, como uma caneta, para tentar controlar esse tipo de impulso.

6. Falar demais

Na tentativa de impressionar na entrevista muitos candidatos querem falar e falar muito. Claro que esse não é o momento de ficar quieto, mas é preciso saber o momento certo de falar e o que você deve dizer.

Por exemplo, se a entrevista conta com mais candidatos na sala, lembre-se de que eles também precisam falar. Cuidado para não ficar interrompendo ninguém ou tentar falar mais alto do que os outros.

Quando for falar das suas qualidades e experiências, comente sobre seus aprendizados, conquistas e como superou desafios.

7. Falar mal do emprego anterior

Outra dica de entrevista de emprego que você sempre deve considerar é ter cuidado com o que fala do seu emprego anterior. Às vezes, pode ser até mesmo um comentário pequeno, algo que você acha que não é nada demais, mas o recrutador está atento.

Então, mesmo que você não tenha tido uma boa experiência no emprego anterior, não precisa ficar falando mal. Caso seja questionado sobre o motivo da sua saída, você pode optar por uma resposta simples. Por exemplo: “Saí da empresa em busca de uma nova oportunidade”. Veja que isso não é uma mentira e assim, você não precisa falar dos pontos negativos da empresa anterior.

8. Desviar o olhar

Imagine que você está conversando com alguém e essa pessoa fica desviando o olhar. Será que você sente confiança no que essa pessoa fala? Pois é, esse não é um gesto legal e você precisa ficar atento quanto a isso.

Cuidado para não se distrair a toda hora e ficar olhando para outros lugares enquanto fala com o recrutador. Procure manter o olhar firme, sempre que conversar com o entrevistador ou outros participantes, olhe para a pessoa e não para os lados ou para cima. 

Isso pode demonstrar que você está mentindo e que também pode não estar confiante.

9. Você só dá respostas genéricas

Ao tentar buscar saber como impressionar na entrevista, é comum que os candidatos busquem saber o que responder. Porém, ao entender o que é preciso responder, muitos copiam a resposta. Isso torna a conversa genérica demais e acreditem, os recrutadores sabem quando a resposta não é sincera.

Sempre use as suas experiências e conhecimentos como base para as suas respostas, você não precisa copiar de ninguém. est

Aqui no Blog Carreiras temos muitas dicas sobre perguntas de entrevista de emprego. Nossa sugestão de leitura: As 30 perguntas mais feitas em entrevista de emprego. Mas fica a dica, é só para você se preparar, não precisa copiar as respostas!

10. Gesticular em excesso

Por último, quem tem mania de gesticular muito enquanto fala também precisa ter cuidado. Mas o que tem de mal nisso? Esse ato pode tirar a atenção da pessoa que está te ouvindo, no caso, o entrevistador. Além disso, gesticular demais pode causar a impressão de que a pessoa é expansiva demais ou que possui uma personalidade forte.

Então, o que fazer? Se você precisa se apresentar em alguma dinâmica, você pode se movimentar, mas com consciência do seu corpo. Posicione-se de forma confiante e tenha cuidado para evitar gestos repetitivos e bruscos.

Enfim, com essas dicas para entrevista de emprego sobre comportamento, você se identificou com alguma coisa? Talvez você já tenha feito algumas dessas coisas durante uma entrevista e nem se deu conta. Mas agora, aproveite essas orientações para se preparar e ter maior destaque enquanto conversa com o recrutador. Boa sorte!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *