Carreiras | Empregos

Jovens no mercado de trabalho - o que as empresas esperam de você?| Fonte: Envato

Conseguir um novo emprego pode ser desafiador nos dias atuais, ainda mais para os jovens no mercado de trabalho, em que muitos buscam a primeira oportunidade. Seja por não ser chamado para uma entrevista ou até mesmo não avançar no processo seletivo, fica a dúvida do que as empresas esperam dos jovens profissionais.

Neste artigo, preparamos as principais orientações que todo jovem precisa para ter sucesso no mercado de trabalho, confira!

Jovens no mercado de trabalho e a falta de experiência

Um dos principais desafios que os jovens no mercado de trabalho enfrentam é a pouca ou nenhuma experiência. Diante de tantos requisitos que as empresas colocam em suas listas, o candidato que está buscando um emprego não vê a oportunidade de se candidatar.

Mesmo assim, ainda existem empresas que oferecem chances para pessoas com pouca experiência ou em busca do primeiro emprego e por isso, você não deve desistir. Mas como tornar o currículo tão atraente para ser chamado para uma entrevista de emprego?

O primeiro passo é analisar a descrição do cargo e identificar se o seu perfil se encaixa. Por exemplo, se você tem habilidades com números, ou lida bem com as pessoas, pode ser algo interessante para cada tipo de vaga.

Se você teve identificação com a vaga e percebeu que seu perfil pode ter chance para concorrer a uma oportunidade divulgada, o próximo passo é adaptar o seu currículo. 

Leia também: Como escolher uma profissão? Veja o passo a passo

As habilidades técnicas básicas que as empresas desejam

Para começar a adaptar o seu currículo e superar a falta de experiência, existem algumas habilidades técnicas básicas que são exigidas. É comum que para alguns cargos é preciso ter habilidade com ferramentas específicas. Mas como estamos falando de jovens no mercado, ou seja, que estão iniciando a carreira, vamos focar nas habilidades básicas. Veja quais são.

Informática

Independente de qual área você deseja atuar, sem dúvida ter um curso de informática é fundamental para aumentar as suas chances de conseguir uma entrevista de emprego. Seja para atuar em telemarketing, vendas, supermercados e escritórios, esse conhecimento não pode faltar na sua carreira.

Ao realizar esse tipo de curso, o que as empresas esperam que o jovem tenha conhecimento é:

  • habilidade com digitação;
  • conhecimento dos principais comandos;
  • saber utilizar programas como Word e Excel;
  • capacidade de realizar pesquisas na internet.

Realizar o curso básico em Informática é obrigatório e se você tiver conhecimento mais avançado, pode ajudar ainda mais. Por isso, escolha um curso que ofereça um cronograma de estudo interessante e que te ajude a se desenvolver.

Idiomas

Outro fator que pode contribuir com a sua busca por um emprego é ter conhecimento em um segundo idioma. Na maioria das vezes, ter conhecimento básico em inglês já faz uma diferença quando os recrutadores estão avaliando os currículos. Mas por que investir nesse tipo de curso?

Além de demonstrar interesse em aprender algo novo, ter habilidade com outro idioma ajuda a trabalhar com programas de computadores ou até mesmo em comunicação com estrangeiros. Mesmo que não tenha fluência no idioma, compreender algumas palavras pode ser útil.

Não se esqueça da língua portuguesa

Além da informática e inglês, os jovens no mercado de trabalho também não devem esquecer da língua portuguesa. Infelizmente é comum encontrar erros de português no currículo, em uma apresentação via e-mail ou até mesmo em uma mensagem no LinkedIn. Tenha cuidado, pois erros assim podem te desclassificar do processo seletivo.

Por isso, procure estudar regras gramaticais da língua portuguesa. Mesmo que não tenha como fazer um curso pago, você pode assistir a vídeos no Youtube com especialistas da área. 

Habilidades comportamentais que as empresas buscam nos jovens

Agora vamos falar sobre as habilidades comportamentais. Enquanto as técnicas focam em conhecimento de programas e idiomas, por exemplo, as habilidades comportamentais se tratam de como o profissional age no dia a dia e como isso influencia no trabalho. Veja a seguir alguns exemplos.

Boa comunicação

Quando se fala de comunicação, isso significa a comunicação falada e escrita. E não adianta saber bem a língua portuguesa, se você não sabe expressar as suas ideias, ter uma comunicação efetiva que não gere conflitos ou falta de compreensão. Acredite, também existem cursos que podem te ajudar a melhorar a sua comunicação. E as empresas prezam por essa habilidade.

Trabalho em equipe

Dizer que sabe trabalhar em equipe é uma resposta padrão que a maioria dos candidatos respondem em uma entrevista de emprego. Mas como demonstrar isso no dia a dia? Para você que está em busca do primeiro emprego, pode usar como exemplo atividades realizadas em grupo ou em cursos, como foi o seu papel e como soube lidar com as diferenças de opinião.

Saiba como preparar o seu currículo para as empresas

As empresas também esperam receber bons currículos, isso vai desde a formatação, até o conteúdo. Então, vamos conferir algumas regras básicas que podem ajudar quem tem pouca experiência para fazer currículo.

Formatação

Escolha um modelo de currículo básico. A maioria dos recrutadores preferem currículos com menos elementos gráficos, pois isso pode dificultar a leitura das informações. Além disso, escolha a fonte adequada para escrever, como Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Ordem das informações no currículo

Se você ainda tem dúvidas de qual a ordem correta em que as informações devem estar no currículo, vamos te ajudar. Confira abaixo:

  • Informações pessoais;
  • Objetivo profissional/Resumo profissional;
  • Experiências profissionais (se tiver);
  • Escolaridade;
  • Cursos complementares;
  • Habilidades comportamentais.

Dicas extras

Entre as principais dificuldades dos jovens em acessar mercado de trabalho, é saber o que colocar no currículo, principalmente quando não se tem nenhuma experiência profissional. Neste caso, você deve caprichar nas informações sobre os cursos realizados.

Por exemplo, no campo de cursos complementares você pode descrever o que aprendeu, como matérias e atividades realizadas. Veja um exemplo de como você pode fazer:

Curso de Informática

Escola XPTO

Descrição: Conhecimentos em Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), navegação na internet, uso de e-mail, e noções de segurança digital. Capacidade de digitar, formatar documentos, criar planilhas e apresentações, e realizar pesquisas online.

Confira: 5 motivos para usar o site Empregos.com.br

Prepare-se e faça a diferença

As empresas esperam dos candidatos que estão começando a sua carreira o comprometimento com o trabalho. Ainda existe a impressão que a geração Z não leva sério as suas responsabilidades, mas não é bem assim. Por isso, ao enviar o seu currículo por e-mail ou participar de uma entrevista de emprego, demonstre o seu comprometimento e responsabilidade.

Por isso, evite atrasos, esteja preparado para responder às perguntas e pesquise sobre a empresa. E para ajudar ainda mais, continue acompanhando as nossas matérias aqui no blog Carreiras e fique por dentro sobre o mercado de trabalho.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *