Em tempos de crise como a que o mundo está passando por conta do novo coronavírus, o COVID-19, certas mudanças são inevitáveis. Hábitos serão reprogramados e, principalmente, muitos cuidados terão que ser redobrados para que a pandemia não afete ainda mais a vida das pessoas.
Assim, muitas empresas estão adotando o estilo home office para evitar ainda mais a proliferação do novo coronavírus. Para quem está desempregado e em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, esses tempos serão ainda mais difíceis, porém, ainda há soluções.
Sabe-se que não é tão recente parte do processo seletivo ser por meio da internet. Rodrigo Vianna, CEO da Mappit, empresa do Talenses Group (holding de recrutamento e seleção), afirma que os recrutamentos digitais têm sido cada vez mais adotados. “De forma geral, é muito mais simples, economiza tempo e gera praticidade para os candidatos, recrutadores e empresas”, diz.
Em casos em que o preenchimento de vagas precisa ser rápida, com mais urgência, entrevistas presenciais tornam-se mais necessárias. Nesses casos, os cuidados são ainda maiores para que o COVID-19 não se prolifere. “Nessas situações, é possível manter a entrevista pessoalmente, mas focar em alguns dos cuidados já ditos pelos especialistas, como cumprimento à distância, uso de álcool em gel e lavar as mãos frequentemente”, completa o CEO.
Para enfrentar da melhor forma possível esse obstáculo na busca de um emprego, separamos algumas dicas. Confira:
- Aproveite o tempo em casa para buscar emprego pela internet: sites de vagas, como o Empregos.com.br, está sempre atualizado e o modo de envio de currículo online é mais fácil, rápido e eficaz;
- Baixe e aprenda a utilizar as ferramentas de videoconferência para entrevistas de emprego online: geralmente, os recrutadores sugerem a forma de como conversará com o(a) candidato(a) quando combina o dia e o horário da conversa inicial. Os modos mais comuns para esse tipo de seleção são por meio do Skype, Hangout ou Zoom.
- Lembre-se que, mesmo à distância, a conversa será formal: esteja bem-arrumado e se prepare alguns minutos antes de falar com os recrutadores por meio do celular ou computador.
- Verifique sua internet: veja se a conexão está funcionando sem problemas para não atrasar a entrevista.
Leia também > Guia completo sobre os tipos de contratação em uma empresa
Gostou das dicas? Então, aproveite e saiba que esse é um momento de calma, seriedade e responsabilidade. A pandemia do novo coronavírus passará e, até lá, você não precisa ficar parado enquanto procura por uma recolocação.
Comentários 0 comentário