Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Atire a primeira pedra quem nunca balançou diante de uma apresentação, seja para uma sala lotada ou um pequeno grupo de colegas de trabalho. O fato é que desde pequenos somos forçados a fazer apresentações em público – lembra da chamada oral, dos trabalhos em classe? – mas nunca nos foi ensinado qual a melhor maneira de fazer isso.
Este é um dos propósitos do curso “Preciso falar em público – e agora?”, ministrado pelos jornalistas Eduardo Magalhães e Andrea Thomé, sócios da Palestrarte – especializada em recrutar palestrantes para atuar em eventos. O treinamento acontece no Clube do Empreendedor, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de março e terá 16 horas de duração. O programa é destinado a profissionais liberais em geral, professores, líderes, gerentes, jornalistas, vendedores, conferencistas e todos os profissionais que desejam melhorar suas habilidades de comunicação.
O objetivo do workshop, segundo Eduardo, é proporcionar ao participante a capacidade de desenvolver habilidades para fazer e gerenciar uma apresentação. “Cada pessoa tem seu estilo, que será preservado durante o curso. É preciso descobrir qual a habilidade que pode ser desenvolvida”, explica ele.
Para isso, serão utilizadas técnicas teatrais e muita interação entre os participantes e os facilitadores. O primeiro dia será reservado para a parte teórica, quando serão abordados temas conceituais da comunicação, oratória e dicção. No segundo e último dia os participantes poderão efetivamente exercitar a apresentação do início ao fim, através de exercícios práticos e jogos de teatro. Haverá ainda a gravação das apresentações, antes e depois do curso, permitindo assim a percepção das falhas e conseqüente evolução após o treinamento.
“Queremos mostrar também que, quando se fala de um assunto que se gosta, não há porque ficar com medo. Isso acontece quando estamos entre amigos e conversamos de um tema do nosso interesse. A partir do momento que você transmite um sentimento, fala com o coração, a mensagem flui muito melhor, sem receio de enfrentar a platéia”, comenta Eduardo.
Os resultados esperados ao final do treinamento são:

  • Desenvolver os talentos para que sejam utilizados de forma positiva nas apresentações
  • Estimular a desinibição e criar um espírito confiante para falar em público e expor as idéias
  • Maior preocupação com o vocabulário
  • Utilizar gestos de maneira natural
  • Reconhecer a importância da postura
  • Preocupar-se com a dicção e entonação
  • Desenvolver a capacidade de persuasão para negociações

De acordo com Eduardo Magalhães, o fato de saber se comunicar corretamente e ser ouvido com atenção é primordial nos dias atuais. “Você expõe melhor suas idéias e passa a conhecer seu público interlocutor, o que facilita o relacionamento com todos os níveis da empresa e também seus clientes”, conclui o instrutor.
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.