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Por Priscila D’Amora
Muitos jovens que estão cursando o ensino médio ou começando o superior encontram no call center uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Com o aperfeiçoamento das operações do setor, que emprega mais de 675 mil pessoas no Brasil, surge a necessidade por profissionais especializados e mais capacitados, que chegam a ganhar o dobro do salário inicial de um operador de telemarketing.
Engana-se quem pensa que Inglês e Espanhol é somente uma exigência para quem ocupa cargos importantes ou de alto escalão. A mão-de-obra tem que ser qualificada e estudar quais são as possibilidades de crescimento e retorno financeiro são as armas necessárias para estar um passo à frente dos demais.
Quem já notou essa nova tendência do mercado de telemarketing é Wellington Muniz de Souza, que investe em cursos de idiomas para se destacar em meio aos outros operadores de call center . Confira abaixo a entrevista que ele concedeu ao Empregos.com.br .
Empregos.com.br – Quantos anos você tem e há quanto tempo trabalha como operador de call center ?
Wellington Muniz de Souza – Tenho 24 anos de idade e trabalho há quatro em telemarketing. Meu primeiro emprego registrado foi na Atento, onde fiquei dois anos. Passei por mais três empresas até chegar à SPCOM, a princípio contratado como operador bilíngüe e recentemente trilingüe.
Empregos.com.br – Como foi a descoberta desse diferencial na sua área?
Wellington – Eu não sabia a princípio dessa vertente do telemarketing, que proporcionava oportunidade e um melhor salário para quem dominasse algum idioma. A maioria das pessoas não sabe disso. No meu primeiro emprego tive um crescimento no setor por ter interesse em línguas e com isso percebi a possibilidade de crescer.
Empregos.com.br – De onde vem a facilidade com idiomas?
Wellington – Sou meio autodidata. Eu já tinha um Inglês intermediário e tive sempre facilidade com línguas desde os 12 anos. Eu me interessava por músicas, séries internacionais e cinema. Tudo isso trabalha seus sensores e faz com que você tenha um melhor aprendizado, pois todos os sentidos são ativados.
Empregos.com.br – Qual a importância de investir nesse aprendizado?
Wellington – A educação é um investimento. Invista em você e tenha um retorno melhor do que o esperado em segmentos que muitas vezes nem percebemos. Uma coisa que vejo nos jovens hoje em dia é que eles se preocupam em gastar dinheiro com futilidades e pensam que esse gasto com educação não é tão importante. Pelo contrário não é desperdício de capital e sim retorno garantido.
Empregos.com.br – Quais os fatores que o mantêm motivado na sua profissão? Wellington – O que mais me empolga nesse trabalho são os contatos com os estrangeiros. Falar o Inglês que todo mundo fala já não é suficiente, por isso estou fazendo um curso voltado para negócios, já que para ter contato com presidentes, executivos e diretores é necessária uma linguagem mais formal. Estou me especializando cada vez mais e isso me motiva bastante.
Empregos.com.br – Qual o aprendizado mais relevante?
Wellington – Você aprende a ter mais desenvoltura, paciência e tranqüilidade para falar com os clientes. Resolver problemas. O corre-corre da vida moderna, principalmente em São Paulo , faz com que as pessoas sejam muito aceleradas e estressadas – ninguém liga para um telemarketing para elogiar e sim para trazer problemas que precisam ser solucionados. Ter paciência e jogo de cintura ajuda muito, além de fazer com que a gente aprenda.
Empregos.com.br – Como foi seu trabalho para o Instituto Ethos?
Wellington – Estávamos às voltas com esse evento de atendimento para a Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social, que o Instituto Ethos promoveu entre 12 e 15 de junho. Atendi pessoas ligadas ao terceiro setor de diversos países na efetuação de inscrições e resolvendo pendências.
Empregos.com.br – Quais são seus planos? Pretende cursar uma faculdade? Wellington – Muitas pessoas começam no call center para ter uma renda com a finalidade de cursar uma faculdade, por exemplo. Eu decidi me dedicar ao aprendizado de línguas para ter um retorno financeiro e depois voltar ao meu curso de Administração. Procuro me posicionar no mercado de trabalho, já que em telemarketing o retorno é bem maior do que se eu tivesse em um estágio na minha área.
Empregos.com. br – Quais são suas dicas para se dar bem nesse mercado? Wellington – Todos deveriam investir em línguas. Além de Inglês e Espanhol quero aprender mais, o Alemão quem sabe pode ser o próximo. Um dia desses perdi uma oportunidade de trabalho não porque eu não tinha qualificações, mas sim porque não tinha carteia de motorista (risos). Profissionais bem qualificados são requisitados e procurados sempre. É só ficar atento às necessidades do mercado.

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