Carreiras | Empregos

Apesar da resistência de algumas empresas na contratação de portadores de deficiência, inúmeras companhias já estão abrindo vagas no seu quadro de funcionários para esses profissionais, como é o caso da Natura. A gerente de Recursos Humanos da empresa, Cristina Rodrigues Liberato, disse que até o momento há nove pessoas trabalhando, mas a idéia é ampliar este número. “É importante ressaltarmos que não é porque ele é portador de uma deficiência que não está apto para exercer determinada função. Sendo qualificado, não há porque não contratá-lo.”
Antes de iniciar as contratações, a Natura fez um mapeamento de todos os cargos e avaliou as condições físicas de cada departamento para poder definir que tipo de portador seria contratado e em quais setores. Em um segundo momento, os funcionários passaram por um processo de adaptação. “Temos de trabalhar nossa discriminação, não queríamos que os funcionários tratassem os deficientes com pena e sim como profissionais”, declara Cristina.
A experiência tem sido muito positiva, pois os novos funcionários apresentam boa produtividade e são responsáveis. Cristina só lamenta a falta de qualificação. “Queremos ampliar o número de funcionários portadores de deficiência, mas infelizmente é difícil encontrar pessoas qualificadas que tenham escolaridade e boa desenvoltura.”
Ana Lúcia Duarte, contadora, foi uma das contratadas. Satisfeita com o serviço e o reconhecimento recebido na empresa, ela revela que já enfrentou muito preconceito antes de ser efetivada na Natura. “Juro que pensei em desistir de procurar emprego de tanto não que escutei. Mas valeu a pena o sacrifício. Hoje estou trabalhando no atendimento ao cliente de uma super empresa e de bem comigo mesma”, confessa.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.