Carreiras | Empregos

Camila Micheletti
 
Imagine poder manter contato e entregar seu currículo para dezenas de empresas, que estarão dispostas a ouvi-lo e podem até contratar você. Esses são alguns dos propósitos da Career Fair, feira de recrutamento e desenvolvimento profissional que ocorre nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Exposições AMCHAM, em São Paulo.
Promovida pela Revista Você S.A., a feira terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentarão suas idéias e mostrarão como alcançar o sucesso profissional, como administrar o tempo, qual o papel do líder, entre outros temas.
Paralelamente às palestras, haverá um congresso onde estarão presentes nomes como Reinaldo Polito, líder em comunicação interpessoal, Max Gehringer, especialista em administração e relacionamento profissional e Ram Charan, Doutor em administração com MBA pela Harvard Business School e conselheiro em multinacionais norte-americanas. As falhas dos CEO´s é o tema que será discutido no congresso.
O encontro reunirá empresas em busca de talentos, escolas de educação continuada, além de consultores, headhunters e empresários, que abordarão de forma interativa temas como as características que as corporações consideram fundamentais no profissional.
Um dos importantes temas que serão discutidos nas palestras é o empreendedorismo. O palestrante é Severino Felix da Silva, presidente e fundador da Escol@ 24 Horas, portal que integra alunos e professores em um mesmo ambiente. Com o tema “O retirante que virou sócio do Banco Mundial”, Severino conta um pouco da sua trajetória e como fez, na prática, tudo o que os gurus ensinam nos livros de administração e marketing.
Paraibano de Ingá do Bancamarte, Severino foi para o Sul do Brasil com cinco anos, acompanhado da família e fugindo da seca, pobreza e miséria – que persistem até hoje no sertão brasileiro. Aos 15, ele decidiu tentar a vida na cidade grande e partiu sozinho para o Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como office boy, depois foi auxiliar de arquivista e assim começou a construir sua carreira: “Eu sempre sonhei em melhorar de vida, mas soube ser paciente e fui fazendo minha carreira como empregado. Você pode empreender sem ser um grande empresário, tem que saber aproveitar as oportunidades que passam por você”, explica o empreendedor.
Severino começou a pensar em trabalhar com educação depois de passar muitos anos trabalhando em uma editora, onde começou como gerente e chegou a executivo principal da empresa. “No final dos anos 80, decidi montar meu próprio negócio e tive a idéia de fazer algo que ligasse a informática à educação. Sempre tive uma capacidade muito boa para identificar novos negócios, essa era uma área que ninguém havia explorado até então”. Anos depois, com o surgimento da Internet, o empresário viu ali uma oportunidade única, onde poderia ligar professores e alunos em um único ambiente. Nascia aí o embrião da Escola24horas. O serviço, como o próprio nome diz, permite que alunos de escolas conveniadas tenham um professor 24 horas à sua disposição. O site tem professores de plantão que ajudam os alunos a solucionar dúvidas, e a Internet permite que isso seja feito a qualquer momento.
Para Severino, o futuro empreendedor precisa ter algumas características pessoais para conseguir um bom desempenho no seu negócio:

  • determinação
  • coragem para empreender
  • auto-estima
  • disposição para assumir riscos
  • idéias inovadoras
  • paciência (saiba esperar o momento certo de investir)
  • humildade

O exemplo de Severino serve para mostrar que não é impossível ser um empreendedor de sucesso – basta saber aproveitar as oportunidades que aparecerem. O sucesso na vida profissional também ocorre da mesma forma, e iniciativas como a da Career Fair ajudam nesse processo.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.