Carreiras | Empregos

Por Priscila D’Amora
Aliar a dinâmica do mercado de trabalho ao dom e aptidão é uma das melhores fórmulas para o sucesso. Desenvolver um outro olhar sobre suas habilidades, desafiando os próprios conhecimentos, é o que pode fazer a diferença. Foi assim que Gilca Carneiro adquiriu experiência e construiu sua carreira.
A executiva é poliglota e domina, além do Português, o Alemão, Espanhol, Francês e Inglês. Formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, atuou junto à área industrial de empresas transformadoras de plástico, adquirindo amplo conhecimento neste segmento. A profissional construiu sua carreira em grandes companhias como Plajet e Coca-Cola, sendo que nesta última exerceu a função de gerente de comércio exterior, tratando diretamente com Atlanta – sede da empresa. Atualmente, Gilca é gestora e responsável por toda parte de reestruturação da Spirit, uma das principais empresas de design com conceito de massa do País.
Acompanhe nossa entrevista com Gilca Carneiro e saiba mais sobre a trajetória da executiva que não perdeu tempo em busca da felicidade e sucesso profissional.
Empregos.com.br – Você encontrou alguma dificuldade para determinar qual seria sua escolha profissional?
Gilca Carneiro – Eu acho que quando você determina aquilo que quer ser a história é outra. Eu estava com 18 anos e sempre fui boa aluna, por esse fator acabei indo para a faculdade muito cedo. Quando se está com essa idade você quer tudo, então acaba fazendo escolhas que correspondem às áreas que sente certo tipo de afinidade e no meu caso eu tinha uma facilidade muito grande com idiomas e amava animais.
Empregos.com.br – Com duas profissões bastante antagônicas, como foi o seu processo de decisão?
Gilca – Eu determinei que poderia me aprofundar em idiomas, pois, apesar de gostar muito de animais, eu não teria coragem, por exemplo, de operar um animal e iria sofrer muito caso ele morresse.
Empregos.com.br – E hoje você acredita ter feito a escolha correta?
Gilca – Eu me formei super-bem, entrei em uma turma de 30 alunos, em que apenas seis pessoas se formaram direto. Para você ter uma idéia, tínhamos uma professora de Literatura Inglesa muito rigorosa que se chamava Miss Cecília. Ela entrava na sala somente falando Inglês e se você pronunciasse uma palavra errada, além de ela achar um absurdo, era descontado um ponto. Mesmo diante de certa pressão, me sai muito bem e foi bastante válido.
Empregos.com.br – E como foi sua entrada no mercado de trabalho?
Gilca – Foi uma loucura. Após um ano atuando como professora eu percebi que não era aquilo que queria, porque entre outras coisas eu trabalhava mais fora da universidade do que dentro. Além de levar provas para corrigir em casa, tinha que fazer a pauta, lançar a nota e outras diversas obrigações que, aliadas ao baixo salário, me fizeram repensar. Com isso, resolvi seguir outro caminho, o de secretária bilíngüe. Trabalhei como secretária de um diretor industrial, mas a rotina de trabalho era daquelas que você mandava um e-mail por mês e fazia três ligações por semana.
Empregos.com.br – Como enxergou o crescimento dentro dessa nova experiência?
Gilca – Como a função era cercada de uma rotina bem tranqüila comecei a caçar serviço em outras áreas. Foi assim que me interessei pelo comércio exterior que era uma área bastante profunda. A pessoa que conduzia toda essa parte na empresa acabou sofrendo um acidente e não pode mais retornar, e nisso enxerguei uma nova oportunidade. Fui posicionada, não exatamente no lugar dessa pessoa, mas sim para ser uma assistente responsável pelo departamento. Posteriormente, fiquei responsável pela parte de controle da empresa e foi assim que começou toda a minha história com o comércio exterior, e para quem tinha feito Letras para fugir da matemática foi uma surpresa quando comecei a adorar toda a parte de custos.
Empregos.com.br – Você se surpreendeu com essa nova função?
Gilca – Comecei a gostar muito e para me aperfeiçoar acabei fazendo cursos para estar apta a exercer aquilo que me passavam.
Empregos.com.br – Como se deu essa evolução na nova rotina?
Gilca – Após esse aprendizado percebi que gostava muito da área de Marketing e em uma nova empresa passei a trabalhar com toda a parte que envolvia o site, design de embalagens, catálogos e posicionamento da empresa.
Empregos.com.br – Como é a sua atuação na Spirit?
Gilca – Na Spirit nós estamos fazendo toda uma reestruturação. Meu trabalho está em focar a área de comércio exterior, porque como os nossos produtos ganharam vários prêmios internacionais importantes, existia a necessidade de uma comunicação global na empresa. Foi então que a Spirit me chamou para fazer todo esse trabalho.
Empregos.com.br – Há quanto tempo pertence à equipe da Spirit?
Gilca – Há seis anos. Antes de chegar ao posto de gestora, fui responsável pela área industrial da empresa, que inclui todo o desenvolvimento e início da fabricação do primeiro ventilador de teto criado pela companhia. Devido ao meu conhecimento na área internacional, tive a função de gerar oportunidades de novos negócios para a empresa. Além disso, assumi a implantação da assistência técnica da Spirit e logo depois a gerência de desenvolvimento de produtos.
Empregos.com.br – Qual a importância de gostar do que se faz?
Gilca – É lógico que você tem que gostar do que faz. Eu sempre tive um entendimento muito bom junto à equipe das empresas que trabalhei e isso sempre me deu motivação. Além da motivação interna, eu tinha muita motivação externa e também um correspondente financeiro. Tudo foi me levando a não deixar de exercer aquilo que me propus e mais para frente enxergar outras possibilidades dentro da minha formação.
Empregos.com.br – Quais são seus próximos desafios?
Gilca – Meu maior desafio é trabalhar na reestruturação interna da Spirit com a finalidade de prepará-la para um novo patamar. Nessa etapa, a empresa focará ainda mais em produtos inovadores e iniciará sua entrada em outras áreas, ampliando seus horizontes. Usando minha experiência profissional de atuação em gerência comercial e comércio exterior, estou trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e importação de insumos industriais do Oriente, Europa e Estados Unidos.
Empregos.com.br – Qual o principal ingrediente para se realizar profissionalmente?
Gilca – Eu acho que a principal coisa é você trabalhar com aquilo que gosta. Porque a motivação externa nem sempre ocorre, mas a motivação interna faz com que você procure o seu posicionamento e o local ideal dentro de uma empresa ou de uma profissão. Em toda a minha trajetória, tanto como professora quanto secretária, se eu não tivesse buscado novos caminhos e reconhecido que eu poderia dar muito mais do que exigiam de mim, talvez ainda fosse uma secretária hoje em dia. Eu acho que não devemos deixar que nenhuma oportunidade passe em vão, pois às vezes ela não aparece pela segunda vez.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.