Carreiras | Empregos

Mara Cristina Delaqua, gerente de treinamento da GE Dako, explica, entre outras coisas, como fazer para descobrir a inteligência emocional de um candidato, e as melhores formas de avaliar um profissional nas fases de seleção. Acompanhe os principais trechos da apresentação.
Inteligência emocional: como identificar?

  • Auto-consciência: capacidade de identificar o que estamos sentindo
  • Emoção: capacidade de exercer o controle e lidarmos com as emoções positivamente
  • Motivação: emoção canalizada para o alcance de objetivos (energy)

Otimistas x pessimistas

  • Empatia: saber o que uma pessoa sente sem que ela tenha que nos dizer
  • Lidar com as emoções dos outros: emoções são contagiosas, como fazemos valer as melhores emoções (energize)

“Quando não é possível mudar uma situação, temos de ser capazes de mudar nossa maneira de reagir a ela.”
Quais são as competências técnicas do profissional que auxiliam as empresas
a atingir seus objetivos ?
1. Competências são identificadas através de comportamentos observáveis.
2. Profissionais com desempenho superior freqüentemente realizam mais e com melhores resultados do que os profissionais medianos.
Como avaliar um profisisonal

  • Estudo de caso: colocar o candidato em uma situação crítica muito próxima daquela com a qual se deparará no dia-a-dia
  • Entrevista comportamental: um processo que apresentará exemplos comportamentais dos eventos específicos ocorridos na carreira do profissional. Sua atitude diante de uma situação poderá determinar a presença ou ausência de uma determinada competência técnica ou comportametal.
  • Avaliação de potencial: Quanto a frente esse profissional é capaz de enxergar? Cada nível de trabalho exige um talento, uma criatividade.. em que nível de complexidade funciona o processamento mental desse candidato?
  • Entrevista t écnica: é a entrevista realizada através de um painel com profissionais da área solicitante e de outras áreas correlatas.

“É muito importante treinar os avaliadores para que ampliem sua visão para todo o contexto da organização, para que sejam analíticos, mas nunca cansativos, fazendo com que o processo seja leve, e não um bombardeio de perguntas estressantes que só servirão para exaurir o profissional.”
Em relação ao respeito ao profissional

  • Viabilize para que os processos seletivos tenham no máximo quatro etapas.
  • Respeite o tempo e a disponibilidade dos candidatos;
  • Explique claramente como será o processo seletivo;
  • Apresente a empresa como ela realmente é, seus pontos positivos e melhorias necessárias;
  • Dê ao candidato a oportunidade de fazer perguntas;
  • Trate o candidato com simpatia, atenção e consideração;
  • Use e e abuse da empatia;
  • Notifique imediatamente os candidatos não aprovados;
  • Lembre-se que cada pessoa que passa por um processo seletivo estará levando consigo a imagem da empresa e ela poderá ser excelente, mediana ou lamentável;
  • Esta imagem pode facilmente associar-se aos seus produtos e serviços e principalmente a sua marca

Pense muito nisso quando estiver preparando o próximo processo seletivo !!!
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Desenvolvimento e Retenção de Talentos 2000

  • Evento ensina como reter e atrair talentos
  • Benefícios: passado, presente e futuro de seus colaboradores (Iridizon Maria da Silva, gerente de Recursos Humanos Canbrás TVA)
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