08 / 02 / 2014

Qual tema escolher para a redação?

Qual o tema mais apropriado para abordar nesse tipo de redação? Geralmente discorro sobre mim mesma, um resumo geral da minha vida, você acha que esse é o tema mais indicado? Ajude-me a sanar essa dúvida.
por
http://carreiras.empregos.com.br/

por Izabel Failde

Pergunta
Qual tema escolher para a redação?

Oi, em primeiro lugar quero parabenizá-los pelo site, pois várias vezes já recorri a ele quando fui participar de seleções e me ajudou muito. Bem, agora a pergunta. A maioria das vezes em que vou participar de dinâmicas, os selecionadores pedem para fazer uma redação sobre qualquer tema, e é justamente aí que surge a dúvida. Qual o tema mais apropriado para abordar nesse tipo de redação? Geralmente discorro sobre mim mesma, um resumo geral da minha vida, você acha que esse é o tema mais indicado? Ajude-me a sanar essa dúvida.

Obrigado
Cristiane Estrela
São Luís/MA

Resposta
Olá Cristiane

A redação no processo seletivo tem vários objetivos de aplicação:

  • Avaliar o domínio do idioma. Quer seja na língua-mãe ou não, uma redação mostra o desenvolvimento e organização de idéias, vocabulário, gramática, fluência.
  • Conforme o tema proposto, o candidato demonstra valores, conceitos, sonhos, expectativas. Ou seja, os selecionadores podem conhecer melhor o candidato por meio desse instrumento.
  • Sendo um tema livre, os selecionadores ainda observam a criatividade e segurança do candidato, pois pode escrever sobre o que deseja, sobre o que se sente à vontade, o que domina.

Escrever sobre si próprio é um dos temas mais complexos. Veja os motivos:

.  Falar sobre seus próprios interesses, habilidades, sonhos não é para qualquer um. O “básico” todos sabem, o complexo é dizer algo que saia do comum. Nem todos têm auto-conhecimento suficiente para isso.

.  Devido ao fato de inúmeras empresas solicitarem redações com este tema, fica “fácil” praticar em casa. Os candidatos podem treinar, pedir que outras pessoas avaliem suas redações e “decorar” o conteúdo. Quando a empresa solicitar, já estarão preparados (demais…) para a redação. Não se engane: Selecionadores bem treinados sabem quando isso acontece.

.  Por outro lado, o desenvolvimento do tema de forma criativa, verdadeira, inusitada pode ser um diferencial no processo seletivo. Sair do lugar comum, da mesmice, do cotidiano, sempre faz com que o selecionador olhe com outros olhos para o conteúdo da redação e, conseqüentemente, para o candidato.

Você pergunta se escrever sobre você mesma é o tema mais indicado, e eu digo que pode ser um diferencial, sim. Pelos motivos que acima citei, é possível observar o candidato com outros olhos. No processo seletivo, vale a pena arriscar para “aparecer”, no sentido positivo, pois o profissional vai chamar a atenção para si.

Procure sempre se conhecer um pouquinho mais, ser criativa, inovadora, além de melhorar sua redação a cada dia. Fale não só sobre o que você “gosta” ou “não gosta”; comente suas realizações, seus sonhos e o que você faz para transformá-los em realidade.

E nada de decorar temas, isso só irá atrapalhar sua excelente performance.

Abraços e paz profunda a você!

Dra. Izabel Failde

Esta matéria ajudou você?

+ 201 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios