Carreiras | Empregos

Quais são os resultados práticos desses jogos que são feitos durante as dinâmicas de grupo? Já passei por algumas dinâmicas em que eram feitas simulações de situações reais do dia-a-dia do trabalho, mas em outras achei que eram feitos jogos que não tinham nada a ver e nem pude colocar meus conhecimentos e capacidades de forma mais adequada./p>
Augusto Oliveira de Abreu
 
Resposta:

Olá Augusto,
As dinâmicas (ou jogos) são escolhidas conforme as características e/ou competências que se quer observar dos candidatos. Muitos exercícios enfocam diretamente o dia-a-dia, segmento de negócio, produtos fabricados pela empresa. Outros abordam indiretamente o cotidiano. Todos, sem exceção, objetivam que o candidato mostre como seriam suas ações e reações em situações similares à rotina diária.
Por exemplo: uma empresa do ramo plástico seleciona Vendedores Técnicos. A fase de dinâmicas de grupo do processo seletivo pode ser baseada em exercícios como:
1. Planejamento de uma empresa do ramo plástico, com todas as áreas envolvidas. Dentre outras competências e características, o Selecionador pode observar capacidade de liderança, conhecimento técnico da área em questão, foco em pessoas, administração de tempo, comunicação (verbalização, argumentação, dicção, tom de voz), negociação, saber ouvir, empatia, respeito, ética, responsabilidade.
2. Planejamento de uma ONG. Nesta, o Selecionador pode observar praticamente as mesmas características, com exceção do conhecimento técnico do ramo plástico, que pode muito bem ser avaliado de outra forma.
E qual a diferença entre os exercícios? No primeiro estão abertas e escancaradas as ligações do exercício com a empresa e cargo em questão. Muitos candidatos – infelizmente para eles – podem esforçar-se para demonstrar o que a empresa “quer ver e ouvir”, segundo suas próprias conclusões. Deixam de ser espontâneos acabando por, muitas vezes, demonstrar quem não são… quando o objetivo é exatamente o contrário.
No segundo exercício, devido à falta de clareza da relação entre a atividade proposta e a empresa e o cargo, a possibilidade de “preparo” é menor, o que facilita a exposição dos participantes.
A reflexão que você faz é muito boa, também no tocante à sua participação. Fica uma dúvida: será que os conhecimentos e capacidades que você diz não ter demonstrado claramente, eram foco de observação da empresa? É possível que seja uma auto-exigência. Se não, também vale o questionamento dos motivos pelos quais você não pôde demonstrar “o melhor de você”:
  • Senti que o exercício proposto não foi adequado? Por quê?
  • Por qual motivo não consegui espaço para me colocar?
  • Como estava me sentindo naquele momento? Será que “travei” assim que percebi que o exercício não estava diretamente ligado à empresa e cargo em questão?
  • Soube conquistar oportunidades para demonstrar minhas qualificações? De que forma?
  • Como e quais foram minhas reações perante o grupo e objetivos alcançados?
  • Como me expressei – corporal e verbalmente – durante a dinâmica?
  • Se eu fosse o Selecionador eu me aprovaria? Por que?
As respostas, quaisquer que sejam, sempre levam ao aprimoramento e compreensão das situações que nos cercam. Aproveite a oportunidade !!!
Sucesso e paz profunda a você!
Dra. Izabel Failde
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.