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Quais dinâmicas de grupo são mais utilizadas em concursos públicos?
Sou formada em fisioterapia, estudei muito para um concurso público e passei para a 2º fase do mesmo, que será uma Avaliação de Potencialidade. São 116 candidatos a fisioterapeuta que passarão por esta avaliação no mesmo dia e local. Quem está realizando o concurso é a “CAIPIMES”, não sei se você conhece. Que tipo de teste eles podem fazer ao mesmo tempo para um número tão alto de candidatos? Quais os testes geralmente aplicados para esta situação e cargo?
Denise Toma
Resposta
Olá Denise,
Os concursos públicos cada vez mais utilizam outros instrumentos além das provas “clássicas” (português, matemática, atualidades nacionais e internacionais) e de conhecimentos específicos para cada área. Algumas instituições utilizam testes psicológicos (de personalidade, psicomotores ou de habilidades específicas), aplicados grupalmente, e dinâmicas de grupo.
Estas técnicas são aplicadas nas fases terminais, quando o número de candidatos já está bastante reduzido.
Dentre os testes de personalidade aparece o Wartegg como o de aplicação mais prática, mesmo sendo de análise complexa. O Quati também pode ser uma opção, pois a análise é praticamente imediata e a aplicação nem tanto (requer um computador por candidato, e demora de 10 a 20 minutos para ser feito). O Palográfico pode ser utilizado tanto para análise de personalidade quanto de aptidões e capacidades intelectuais. Também de aplicação coletiva e rápida.
Nos testes psicomotores pode ser aplicado o PMK (que era utilizado no exame psicotécnico da carteira de habilitação) e, embora seja de aplicação individual, apresenta resultados muito expressivos e assertivos. O MTB ou McQuarrie mostra coordenação e destreza manual, além de relações espaciais.
Os testes psicológicos de aptidão, interesses e capacidades intelectuais são os que apresentam maior número de opções. Todos abaixo podem ser aplicados coletivamente e a praticidade da correção é variável. Vejamos:

  • G48 e D36 (raciocínio lógico, seqüencial)
  • RLN (raciocínio lógico numérico)
  • BRP 5 (raciocínios espacial, numérico, mecânico, abstrato, verbal)
  • ACRE (atenção concentrada, rapidez e exatidão)
  • AC, D2 (atenção concentrada)
  • AC 15 (atenção concentrada, fadiga, resistência à monotonia)
  • Palográfico (ritmo, fadiga, temperamento)
  • MPM (atenção difusa)
  • MVF (fluência verbal)
  • TC (destreza digital)
  • TCTM (compreensão técnico-mecânica).

O concurso pode incluir dinâmicas de grupo como integrantes do processo seletivo. A seleção dos exercícios varia de acordo com a instituição, competências básicas e específicas para cada cargo, habilidades e características necessárias e desejáveis do profissional, ambiente disponível, número de facilitadores e habilidade de condução destes.
Fui informada que, recentemente, uma instituição optou pela utilização das dinâmicas de grupo como fase final de análise. Foram formados grupos de 40 pessoas. Cada grupo foi conduzido por uma facilitadora e uma observadora. Então perguntei: Como? Perdi alguma coisa? Ou melhor, muitas coisas foram perdidas de ambos os lados. Sei quais dinâmicas foram aplicadas mas, mesmo se não soubesse, questiono a validade desta etapa. Como dois profissionais – apenas – podem ser capazes de observar 40 pessoas em pouco mais de duas horas de trabalho, com toda a riqueza de comportamentos e atitudes que este instrumento proporciona?
Bem, mas esta é uma opinião pessoal e assunto para outra hora…
Dra. Izabel Failde

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