Carreiras | Empregos

São muitos os caminhos e processos que os produtos passam até chegar ao consumidor final. E para que ele chegue no prazo combinado, uma palavra que vem do grego “logistikos” e deriva do latim “logisticus” – ambas significando cálculo e raciocínio no sentido matemático – é fundamental. Estamos falando da logística.
Formado em Administração pela FGV e com pós-graduação pelo CEAG com ênfase em Administração da Produção e Logística, Marco Antonio Oliveira Neves conta em entrevista ao Empregos.com.br qual o perfil do profissional que pretende abraçar essa área e qual a importância da logística para o crescimento da empresa. Com mais de 12 anos de experiência em logística, Neves já atuou em companhias como Goodyear, Ambev, Cervecera Nacional (Venezuela), Ryder Logística e Deloitte Consulting.
Empregos.com.br – Como nasceu a Tigerlog?
Neves – Com a experiência adquirida ao longo de 12 anos em operações logísticas, e enxergando a necessidade de novos profissionais e novas idéias no mercado de consultoria e as oportunidades existentes, resolvi montar a Tigerlog em 2003, com uma proposta de ser uma empresa de consultoria rápida, objetiva e orientada para resultados, além de ser acessível à grande maioria de nossos clientes.
Empregos.com.br – Quais são as principais empresas que a Tigerlog atende?
Neves – Trabalhamos com Embraco, Tupy, Altona, Itanorte, Bertolini, Diamante, Ceva Logistics, DHL, Cargill, Coopercargo, etc., além de termos treinado mais de quatro mil pessoas de 1.200 diferentes empresas.
Empregos.com.br – O profissional que trabalha com logística precisa ter exatamente qual formação?
Neves – Preferencialmente ele deve ter formação em Engenharia, Comércio Exterior, Administração e Logística. Mas profissionais da área de Economia, Marketing, Estatística, Matemática e Contabilidade também têm mostrado suas qualidades. Em logística, o perfil do profissional é tão importante quanto sua formação acadêmica.
Empregos.com.br – Quais são as características desse profissional?
Neves – Além do conhecimento técnico logístico, precisa ter bons conhecimentos de custos, análise de investimentos e matemática financeira. Se possível, se aprofundar em estatística e pesquisa operacional. Buscam-se pessoas pró-ativas, hands on , agressivas, dispostas a correr riscos, com boa capacidade analítica, comunicação, negociação e, acima de tudo, comprometidas.
Empregos.com.br – Existem exceções de pessoas que trabalham nessa área sem ter uma formação específica?
Neves – Sim, muitas. Como o perfil é tão importante quanto à formação, muitos acabam se sobressaindo e aos poucos eliminam as barreiras de conhecimento por meio de cursos de especialização e pós-graduação em logística.
Empregos.com.br – No que consiste exatamente o trabalho de logística e sua importância dentro de uma empresa?
Neves – A logística encarrega-se da gestão dos estoques, movimentação e armazenagem de materiais e distribuição de produtos acabados. Envolve, portanto, todo o fluxo físico e informações desde a compra dos materiais, produção, estocagem e atendimento ao cliente final. Os custos logísticos representam de 10% a 15% do faturamento de uma empresa, daí a sua extrema importância para as empresas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.