Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque
Com 46 anos de carreira, o preparador físico (e por que não mental, como ele mesmo diz), sempre teve seu nome e seu trabalho associado a grandes atletas e empresários, como Abílio Diniz e Ayrton Senna.
Nuno Cobra não é um instrutor comum. Ele acredita e apóia grande parte de seu trabalho no desenvolvimento pessoal dos alunos, pois só desse modo as pessoas podem compreender e aprender a buscar o caminho do corpo, pois a eficiência pessoal e profissional se dá através dele.
Nessa entrevista, Nuno fala um pouco sobre a sua técnica de trabalho e como ela pode contribuir para uma melhor qualidade na vida pessoal e profissional de cada um.
Empregos.com.br – O que significa ser um preparador físico e mental?
Nuno Cobra – O método de treinamento que utilizo coloca o corpo como um caminho para chegar à mente, à emoção e ao espírito. Há alguns anos atrás isso poderia parecer loucura, mas nada mais é do que fazer com que a pessoa se desenvolva como um todo a partir do corpo – ganhando uma nova estrutura ela adquire auto-estima e começa a tomar consciência de sua própria capacidade de transformação. Acredito que o corpo é aquilo que temos de mais concreto, então quando o corpo se modifica, o espírito também se modifica.
Empregos.com.br – Qual a diferença do seu trabalho para as academias tradicionais?
Nuno Cobra – A malhação em academias é uma coisa muito automática, as pessoas não pensam naquilo que estão fazendo, o cérebro não participa daquele desenvolvimento, daquela mudança. Nas máquinas eletrônicas o movimento é repetido sem ao menos se prestar atenção ao que está sendo feito e, nesse caso, o cérebro não comanda os movimentos. Temos que ter em mente que a atividade física não é um castigo, mas sim saúde, por isso não costumo usar equipamentos eletrônicos, dando preferência a caminhadas, corridas e outras atividades “mais naturais”.
Empregos.com.br – Como funciona seu método de trabalho?
Nuno Cobra – Meu trabalho começa de dentro para fora. Primeiro procuramos melhorar a eficiência do coração para que ele possa atender bem todas as outras partes do corpo, trazendo mais vitalidade. Damos muita atenção a coisas como sono, alimentação e respiração – a maior parte das pessoas respira muita errado e desse modo perde muito de sua vitalidade.
Empregos.com.br – Você se preocupa muito com o desenvolvimento pessoal dos alunos. Como esses resultados podem ser vistos em seu trabalho?
Nuno Cobra – Costumo dizer que estou muito longe de ser um “personal trainer”, não estou lá para segurar a perna das pessoas enquanto elas fazem abdominal. Eu planto semente, mostro o caminho e as pessoas se encarregam do seu desenvolvimento, sou somente um estimulador. Cada mudança, cada passo é uma vitória e é aí que as pessoas percebem que estão realizando um processo terapêutico ao mesmo tempo em que cuidam do corpo. Elas tomam consciência do papel que exercem na vida!
Empregos.com.br – Como buscar o equilíbrio no mundo em que vivemos hoje?
Nuno Cobra – Acho um absurdo vivermos com tanto foco na tecnologia. Todas essas exigências da sociedade de hoje tornam mais difícil o encontro do equilíbrio e do desenvolvimento pessoal. O ser humano deve viver com plenitude para que possa trabalhar com entusiasmo, mas as pessoas estão se deixando cada vez mais de lado, e isso é um ponto muito ruim. Com meu trabalho tento mostrar uma nova visão de saúde, pois o desenvolvimento humano só funciona dessa forma.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.